Qual a temperatura que faz no espaço?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

270 graus C

O espaço é um lugar muito frio. A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.

O espaço, por sua vez, é um enorme vazio. Por lá, as moléculas ficam distantes demais para colidir regularmente umas com as outras, o que impede a condução do calor.

Afinal, qual é a temperatura do Sol? A agência governamental norte-americana informa que a temperatura do Sol é estimada em mais de 15 milhões de graus Celsius. A Nasa explica que a luz e o calor irradiados pelo Sol nascem de um processo que ocorre em seu centro.

Conclusão o espaço é escuro mesmo perto de estrelas como o sol pois não há atmosfera próxima para difundir a luz, e a luz das estrelas distantes não é suficiente para preencher todo o espaço com luz.

A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.

Vale da Morte, Califórnia: este deserto californiano já atingiu temperaturas de 134° Fahrenheit, o que equivale a 56,7° Celsius. No dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia reconheceu oficialmente o local como o mais quente do mundo ao registrar 57,8 °C.

Para se ter uma dimensão do valor alcançado pelos pesquisadores, a menor temperatura já registrada na Terra, de forma natural, foi de – 89,2ºC, tendo sido observada na Antártida. Já fora do planeta, em lugares da Lua, já foram verificadas medições abaixo de – 200ºC.

127ºC

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos.

Luz, raios x, micro-ondas e ondas de rádio são classificadas como eletromagnéticas. O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

Existe vento no espaço? Existe, mas é bem tênue. É geralmente o resultado da atividade de estrelas, ou seja, as estrelas é que geram os ventos espaciais, por isso eles são chamados de ventos estelares ou, no caso do Sistema Solar, o Vento Solar.

Já no caso de o astronauta tirar sua roupa espacial, ficaria exposto à luz de uma estrela, e no espaço há radiação cósmica de todos os tipos, mas se ele estiver sob a luz Sol, queimará imediatamente.

KELT-9b

O que é mais quente no universo? KELT-9b pertence ao sistema KELT-9, uma estrela com massa 2,5 vezes maior que o Sol – e duas vezes mais quente que também. A temperatura do exoplaneta (4.300ºC), além de ser a maior já registrada, é “apenas” dois mil graus menor que a da nossa estrela.

A temperatura de um relâmpago chega até 30 mil graus Celsius, enquanto a temperatura da superfície solar é de cerca de 5.800 graus.

São esses gases voláteis que entram em combustão e não a celulose diretamente. Po isso, o fogo não ocorre diretamente no combustível, e sim próximo a sua superfície. A temperatura continua a subir e, quando chega entre 300 3 400ºC, se tiver oxigênio, ocorre a ignição com a presença de chamas.

Concluíram que o espaço sideral brilha.
Um brilho equivalente ao da luz que chega até nós das galáxias distantes.

Apesar de considerado um gigante do sistema planetário, de acordo com a Nasa o Sol é uma estrela de tamanho médio e com um raio de cerca de 700 mil quilômetros. Existem, no entanto, estrelas são muito maiores.

78 bilhões de anos-luz.
Esta é o limite mínimo para o tamanho de todo o universo, baseado na distância atual estimada entre pontos que podemos ver a lados opostos da radiação cósmica de fundo; logo, representa o diâmetro do espaço formado pela radiação cósmica de fundo.