Qual a temperatura normal do corpo ao acordar?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Ao usar o termômetro axilar, você verá a temperatura oscilar entre 36,5ºC pela manhã e 37,2ºC à tarde1.

A primeira coisa a fazer pela manhã, antes de sair da cama ou permanecer deitada acordada, é realizar a medição. A temperatura basal do corpo é a nossa temperatura de repouso, e é mais baixa quando dormimos. O menor movimento (sair da cama) afetará a temperatura do corpo e o resultado será incorreto.

Durante uma noite de sono, a temperatura corporal fica, em média, 1 grau mais baixa que o normal. Isso ocorre porque gastamos menos energia dormindo, já que possuímos uma baixa movimentação do músculo. A temperatura corporal cai enquanto dormimos.

A temperatura normal do corpo varia entre 36 e 37 graus. Geralmente, ela é mais baixa pela manhã e mais alta no fim da tarde ou à noite. Por isso, alterações de até um grau são aceitáveis em condições normais.

Geralmente quando ela surge, já é um sinal de alerta. Mas, quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 º C ocorre a hipotermia, condição que requer tanta atenção quanto a febre. Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C.

Causas da hipotermia
baixas temperaturas; alguns tipos de medicamento, como sedativos e anestésicos; distúrbios nutricionais, como desnutrição grave; e. doenças congênitas, como hipotireoidismo congênito.

O tratamento da hipotermia é aquecer o organismo imediatamente. Portanto, deve-se chamar uma ambulância, fornecer uma bebida quente, cobrir a pessoa com cobertores e mantas térmicas, principalmente nas extremidades e retirar qualquer roupa molhada.

"Temperaturas de 35°C ou menos já configura a chamada hipotermia. A mais frequente é a leve, com temperaturas entre 33°C e 35°C. Abaixo disso, ainda tem a moderada e grave", explica. As causas são variadas.

Devido a baixa temperatura externa, o organismo precisa aumentar a temperatura e enviar a energia para os locais mais vitais, como cérebro, coração, pulmão e outros órgãos internos.

Pouco antes da ovulação, a temperatura corporal basal geralmente cai, com um aumento acentuado logo depois que ela acontece. Na primeira fase do ciclo, a TCB geralmente fica abaixo de 37 °C. Na maioria das vezes, a TCB cai para 36,4 ou 36,8 °C devido à baixa concentração de progesterona.

O suor noturno ocorre quando o corpo esquenta muito durante o sono. Isto pode acontecer devido aos seguintes fatores: Doença ou febre. Infecções.

Alteração metabólica.
Ocorre principalmente à noite porque é o período em que permanecemos mais tempo em jejum. A dica, aqui, é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e, se o problema persistir, procurar um médico.

Geralmente, diz-se que entre 21 e 22 °C corresponde à temperatura ideal e mais saudável para interiores, durante todo o ano. No entanto, isso varia conforme as pessoas, sendo que um ambiente mais quente pode ser mais adequado a bebés, idosos e doentes.

A temperatura mais alta ocorre usualmente no começo ou meio da tarde, enquanto o pico de radiação ocorre ao meio dia. A defasagem entre temperatura e radiação resulta principalmente do processo de aquecimento da atmosfera.

De modo geral, pode se dizer que há febre quando temos mais de 38°C, ao se colocar o termômetro na axila.

Hipotermia leve: indivíduo apresenta temperatura central entre 35 ºC e 32 ºC. Hipotermia moderada: indivíduo apresenta temperatura central entre 31,9 ºC e 28 ºC. Hipotermia grave: indivíduo apresenta temperatura central menor que 28 ºC.

A temperatura do corpo reflete o equílibrio entre a produção e a perda de calor e pode cair como resultado da perda de calor por condução, convecção, radiação ou evaporação. A condução é a transferência de calor por contato direto a um gradiente de temperatura, por exemplo, a partir de um corpo quente ao ambiente frio.

Existem outras condições e doenças que causam hipotermia:

  • doença no sistema circulatório;
  • diabetes;
  • lesões na medula espinhal;
  • queimaduras;
  • doença de Parkinson;
  • desnutrição;
  • tireoide apresentando baixa atividade (hipotireoidismo);
  • excessivo consumo de bebidas alcoólicas.

A temperatura axilar é medida ao colocar o termômetro na axila. Este método pode ser usado em qualquer idade. Entretanto, a temperatura da axila não é tão confiável quanto as outras medidas. É melhor ver as temperaturas da axila como um reflexo da temperatura, não uma leitura exata.

Pode atingir uma média regular em torno de 35,5 º C, enquanto, em outros, pode chegar até 37,5 °C. A hipotermia acontece quando o corpo atinge uma temperatura inferior a 35 °C. A perda de temperatura pode ser muito perigosa se não for controlada a tempo.

Também tenha em mente que entre a axila direita e a esquerda há diferenças que podem superar 1,4 ºC. Portanto, não se esqueça de medir a temperatura sempre do mesmo lado!