Qual a temperatura mais alta já registrada no mundo?

Perguntado por: olopes . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

A temperatura mais alta já registrada na Terra foi de 56,7°C, em julho de 1913, no Vale da Morte, no meio do deserto do Mojave, na Califórnia (EUA).

Em 10 de julho de 1913, os termômetros no Death Valley registraram incríveis 56,7 °C! Por isso, essa região é considerada uma das mais quentes do planeta Terra, ao lado do Deserto de Lut, no Irã, e do Deserto de Sonora, na fronteira dos EUA com o México.

Recentemente, testes menos perigosos foram realizados e foi descoberto que a temperatura exata que um ser humano pode suportar é de 127°C por 20 minutos antes que o corpo aqueça a ponto de sofrer danos.

1. Mali. Com temperatura média de 28.83°C, Mali ocupa o topo na lista dos países mais quentes do mundo. Localizado entre a fronteira com o deserto do Saara e a região Sahel, Mali é bastante exposto ao Sol, e possui baixos índices de chuva.

A Antártida é o continente mais frio do planeta onde, mesmo durante o verão, as temperaturas são bem baixas. Os Vales Secos de McMurdo são cercados por montanhas que impedem o fluxo de umidade na região e, portanto, a formação de gelo e neve. A menor temperatura registrada por lá, foi de - 94,7 °C.

Qual é a coisa mais quente do universo? Uma resposta pode ser 141.678.500.000.000.000.000.000.000.000.000 graus Celsius (há 32 casas neste número). É a chamada temperatura de Planck.

1 - Corumbá (MS)
O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

No Brasil, o recorde de calor foi de 44,8ºC, registrado em Nova Maringá, no Mato Grosso, em novembro de 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Das dez marcas mais quentes da história no Brasil, oito foram registradas de 2005 para cá.

Desertos são frios à noite. Porém, muito quentes de dia. Por que isso acontece? Bem, os climas desérticos são reconhecidos por pouca ou nenhuma chuva, além de elevadas amplitudes térmicas, isto é, uma grande variação entre as temperaturas máximas e mínimas registradas em determinado intervalo de tempo.

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil por apresentar uma temperatura média anual de 8°C, podendo ser maior ou menor dependendo da estação. No inverno, os termômetros da cidade catarinense chegam a registrar temperaturas abaixo de 0°C todos os dias. Geadas e até neve não ficam de fora em Urupema.

Durante o dia, as temperaturas são superiores a 35°C, podendo chegar a mais de 50°C a depender dos fatores climáticos. À noite, essas temperaturas podem alcançar números negativos. Vegetação – Em virtude da baixíssima umidade, os climas desérticos têm vegetação escassa e adaptada à hostilidade climática.

A gripe é a campeã das doenças nas quais a febre se manifesta em primeiro lugar. Nesses casos, a temperatura corporal pode atingir até os 42 ºC, dependendo da força no vírus naquele organismo.

Com a umidade acima de 75%, uma temperatura de 50 °C beira o insuportável. Dentro de uma banheira é pior ainda: o efeito do suor é zero. Quem ficar mais de 3 minutos com a água a uns 45 °C, vai sair do ofurô com tanta saúde quanto os ovos de sir Blagden.

Nebulosa do Bumerangue está a 5 mil anos-luz da Terra. Sua temperatura é de -272ºC, pouco acima do zero absoluto. Astrônomos do Observatório Alma, no Chile, enxergaram um novo formato da Nebulosa do Bumerangue, nuvem de gás e poeira que é o lugar conhecido mais frio no Universo, com temperatura de -272° C.