Qual a temperatura ideal para esterilização?

Perguntado por: ralegria7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Autoclaves geralmente operam a uma temperatura de 121° C e a sua eficácia depende do tempo, da temperatura, da pressão e do vapor em contato direto com o material.

Esterilização por calor úmido
A água ferve a 100 ° C, mas é necessária uma temperatura mais alta para matar os esporos bacterianos resistentes em um período razoável de tempo. Uma temperatura de 121 ° C durante 15 minutos é uma condição padrão aceita para esterilizar até um litro de meio de cultura.

O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:

  • Flambagem;
  • Incineração;
  • Raios infravermelhos;
  • Estufas de ar quente.

Em média = 75 à 90 min.

O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga.

Existem três diferentes tipos de desinfecção: de alto, médio e baixo nível; e ela pode ser feita por dois métodos diferentes: a desinfecção física ou química. E para uma higienização eficaz de utensílios hospitalares, é muito importante selecionar o tipo e o método que for mais adequado!

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Como esterilizar sem autoclave?

  1. Calor seco. A técnica de esterilização através de calor seco conta com 4 métodos, incluindo as estufas de ar quente. ...
  2. Radiação ionizante. ...
  3. Formaldeído. ...
  4. Glutaraldeído. ...
  5. Óxido de etileno. ...
  6. Ácido peracético. ...
  7. Plasma de peróxido de hidrogênio.

Os métodos de esterilização a baixa temperatura são essenciais para a esterilização de artigos críticos termossensíveis¹. Um dos métodos de esterilização a baixa temperatura é a utilização de Formaldeído em sua forma gasosa (VBTF).

A autoclave é um tipo de tanque aquecido hermeticamente fechado, usado para processos químicos. Graças às paredes grossas dentro de sua câmara, a alta pressão pode ser mantida, e é fundamental para aplicar uma temperatura mais elevada, o que garante uma esterilização mais eficaz.

Entre esses tipos estão:

  1. Descentralizado. Nesse formato, cada unidade hospitalar possui um CME próprio responsável pela limpeza e esterilização dos materiais hospitalares que são utilizados.
  2. Semi-centralizado. ...
  3. Centralizado.

Através deste método não é possível esterilizar materiais plásticos ou outros materiais termossensíveis, assim como não é recomendável esterilizar roupas, papel, nem instrumentos metálicos cortantes.

As principais diferenças entre esses dois métodos de esterilização, é que a estufa atua por meio de calor seco, já a autoclave envolve calor, pressão e umidade.

Qual o papel do expurgo na CME? O expurgo é uma das etapas da Central de Materiais e Esterilização. Inclusive, é nele que todo o processo de higienização começa, contribuindo para que seja feito com qualidade. O expurgo CME é um equipamento normalmente confeccionado em aço inox.

A medida tem por objetivo reduzir os riscos de doenças provocadas pelo uso de materiais perfurocortantes utilizados por manicures e pedicures.