Qual a temperatura ideal para derreter alumínio?

Perguntado por: udantas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

1.221°F

A energia necessária para aquecer e fundir o alumínio precisa levar o alumínio sólido ao seu ponto de fusão de 661°C (1.221°F), fundindo o alumínio e aquecendo o alumínio líquido até a temperatura de vazamento desejada.

Em geral, o alumínio é um metal fácil de derreter e de se conseguir. Dica: muitas pessoas derretem latas de alumínio vazias para criar formas nesse metal.

Para alcançar o ponto de fusão ideal, é necessário o alcance de elevadas temperaturas, que no caso do ferro, é acima de 1.300ºC. O processo depois da fusão, se chama vazamento, que nada mais é que colocar o ferro já fundido dentro dos machos e moldes prontos e montados.

As panelas de alumínio batido são feitas a partir de um processo que dá pequenas batidas na placa de alumínio para que ela fique no formato de panela. Por outro lado, a panela de alumínio fundido passa por um processo menos artesanal e garante um acabamento mais uniforme para as peças.

Por meio de processos mecânicos, como laminação ou prensa- gem, pode-se torná-lo, por exemplo, mais resistente. Também é possível obter esse tipo de resultado com um processo de trata- mento térmico. Isso é perfeitamente aplicável ao alumínio.

Quando falamos de panelas de alumínio fundido estamos nos referindo a peças que contam, na sua fabricação, com uma espessura mais grossa se comparadas a outras panelas de alumínio.

tungstênio

Recordes de ponto de fusão
O elemento químico de ponto de fusão mais alto é o tungstênio, que se liquefaz a 3.414º C. Mas o atual detentor do recorde é uma cerâmica refratária feita com os elementos tântalo, háfnio e carbono (Ta4HfC5), que se funde a 3.942º C.

E quanto o assunto é o metal mais resistente ao calor, dois deles nos chamam muito atenção, o grafeno e o tungstênio.

1510 ºC

Aço Inox. O aço é composto por 74% de aço, 18% de cromo e 8% de níquel. Por ser bastante inoxidável, ele costuma ser usado na produção de peças de carros, talheres, brocas e outros utensílios. Seu ponto de fusão gira em torno de 1510 ºC.

1.064 °C

Muitas peças de ferro nodular são empregadas no estado fundido. Outras, entretanto, são tratadas termicamente. O tratamento térmico usual é o que decompõe a cementita produzindo ferrita e mais grafita esferoidal, mediante um recozimento ou normalização. Pode-se também temperar e revenir à dureza desejada.

O ponto de fusão de aço inoxidável é 1510 ° C (2750 ° F).

O que é mais vantajoso: carcaça de motores em alumínio ou ferro fundido? A estrutura em alumínio — utilizada em motores de equipamentos e carros — é mais compacta, leve, eficiente e sustentável do que as de ferro fundido.

O alumínio é altamente resistente ao tempo, mesmo em atmosferas industriais, que frequentemente corroem outros metais. É também resistente a vários ácidos. Já o Ferro fundido não tem a mesma resistência ao ser exposto ao tempo, pois o material se deteriora com facilidade em contato com o oxigênio.

COMO RECONHECER ALUMÍNIO E AÇO
Para saber se você tem em mão um metal ferroso ou não ferroso, a maneira mais fácil é utilizar um ímã. Se o ímã grudar no metal, você tem um metal ferroso nas mãos, como o aço. Se o ímã não grudar no metal, ele é não ferroso, como o alumínio.

O cobre e o alumínio são os metais que apresentam maior potencial de condutividade térmica. Na contrapartida, o aço e o bronze possuem as mais baixas. Essa característica acaba sendo decisiva na hora de escolher o metal para uma determinada solução.

Vantagens do cobre
Características que reduz o risco de superaquecimento das fiações. Além disso, o cobre é mais maleável que o alumínio, favorecendo o uso para aplicações e instalações em que fios flexíveis são necessários ou desejáveis. Além disso, o cobre é muito melhor condutor que o alumínio!

Veja que, na temperatura de 25ºC, somente o metanol, a acetona e o mercúrio estão no estado líquido, enquanto o oxigênio e a amônia estão no estado gasoso, e o alumínio está no estado sólido.

O oxigênio é o que geralmente provoca a corrosão do alumínio, verificada em outros metais, como a prata (que escurece ao longo do tempo) e o cobre (que ganha um aspecto esverdeado com o passar dos anos).

Conhecido como zicral, o alumínio redondo 7075 é uma peça com características únicas para uso geral na indústria, pois é uma das ligas metálicas com maior resistência mecânica do mercado, superando até mesmo a dureza do aço.