Qual a temperatura ideal da geladeira para economizar energia?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Para evitar que isso aconteça, é fundamental manter a geladeira em temperaturas entre 1,7 a 3,3 °C. Isso é o mais próximo que é possível chegar sem que sua comida fique congelada, e a temperatura mais segura para evitar que as bactérias se multipliquem.

Nível 4 – resfriamento máximo
Esta é a temperatura ideal da geladeira para aqueles dias super quentes de verão, acima de 30ºC, em que a geladeira está cheia e acontecem várias aberturas de porta.

Porque geladeira frost-free gasta muita energia? Eduardo Carvalhaes Nobre, do programa Energia Inteligente da Cemig, explica que o gasto é maior porque a frost-free precisa fazer as vezes de geladeira, freezer e degelar.

Por meio do Selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), você fica sabendo se a geladeira consome mais ou menos energia elétrica, e funciona assim: a classificação varia de "A" a "E", sendo "E" a menos econômica e "A", mais econômica.

Se você analisar qual geladeira consome menos energia entre todos os modelos do mercado, certamente vai descobrir que as opções que não têm degelo Frost Free são as mais econômicas. Isso acontece porque o tipo de funcionamento do modelo mais popular naturalmente gasta mais.

Será que existe um número mágico? Geralmente, diz-se que entre 21 e 22 °C corresponde à temperatura ideal e mais saudável para interiores, durante todo o ano.

Temperatura no mínimo: quando existem poucas comidas no refrigerador e o clima está abaixo dos 25 ºC; Temperatura média: se há uma quantidade comedida de alimentos e a temperatura está entre 25 ºC e 30 ºC; Temperatura no máximo: caso tenha uma boa quantidade de itens e o tempo fique acima dos 30 ºC.

Em dias normais, em que a temperatura esteja entre 25ºC e 35ºC, selecione o médio. Já nos dias muito quentes, que ultrapassam os 35ºC, deixe-o no máximo.

Para regular a temperatura da geladeira doméstica e freezer, é necessário ativar entre 4 a 5 º C.Um cuidado importante é procurar deixar livre um caminho para circulação do ar internamente no congelador. Desta forma, garante que todos os alimentos fiquem à mesma temperatura.

As configurações de temperatura ideais para os compartimentos do congelador e do frigorífico são -19 ° C e 3 ° C (-2 ° F e 38 ° F).

A refrigeração mínima deve ser utilizada quando: A temperatura ambiente estiver abaixo de 20°C; Houver poucos alimentos armazenados; A porta da geladeira estiver sendo aberta poucas vezes.

Outro ponto que você deve se atentar é que modelos frost free possuem um consumo maior em relação a outros tipos de degelo. Porém, como a praticidade de não precisar descongelar a geladeira faz muita diferença, nós demos um peso maior aos eletrodomésticos com essa tecnologia.

Como ela fica ligada o dia todo, o tempo de uso é 24 horas. Então, iremos multiplicar 24 por 30 que é média de dias por mês, chegamos a 720 horas mensais. Em seguida, vamos multiplicar essa horas pelo consumo da geladeira (0,77KWh), concluindo num consumo de 56KW mensais.

A cada vez que é aberta, a geladeira recebe ar quente e, então, precisa consumir mais energia para estabilizar a temperatura interna. Portanto, abra a geladeira somente quando necessário, armazene os alimentos evitando bloquear as saídas de ar e escolha a temperatura de funcionamento adequada.

Chuveiro elétrico

1. Chuveiro elétrico. Levando em consideração sua potência e o tempo de uso, o primeiro aparelho da nossa lista é o chuveiro elétrico. Esse eletrodoméstico é um dos que mais gasta energia, já que é utilizado diariamente por períodos longos.

Uma geladeira de duas portas com tecnologia frost-free (que torna o descongelamento desnecessário) consome, em média, 56,88 kWh por mês. O cálculo considera o uso ininterrupto do eletrodoméstico no período.

A geladeira é o equipamento que mais consome energia elétrica (1,896 kWh/dia) por precisar ficar ligada 24 horas. Antes do reajuste da conta de luz, seu custo mensal era de R$ 37,34.

1. Ar-condicionado. Quando o assunto é sustentabilidade e consumo de energia elétrica, o ar-condicionado é um dos aparelhos que deve ficar no radar. O equipamento, apesar de ter consumo similar a um chuveiro elétrico, tem mais impacto na conta devido ao tempo que fica ligado.

O zero absoluto é equivalente a -273,15 ºC ou -459,67 ºF.

Mas é bom que se diga: entre o muito quente e o muito frio existe uma faixa de temperatura ideal, um limite que permite fugir do calor sem comprometer a saúde. A Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa, diz que a temperatura ideal em ambientes fechados é algo entre 23°C e 26°C.