Qual a temperatura ideal da geladeira no verão?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Esta é a temperatura ideal da geladeira para aqueles dias super quentes de verão, acima de 30ºC, em que a geladeira está cheia e acontecem várias aberturas de porta.

A especialista orienta. “Deixar em um número menor é o melhor em caso de viagem, pois economiza mais energia e não tem necessidade que alguém abra muito a porta. O ideal é, no máximo, o número dois quando a gente viaja. Com bastante coisa na geladeira, o ideal é ir aumentado para deixar o alimento mais conservado.”

Temperatura no mínimo: quando existem poucas comidas no refrigerador e o clima está abaixo dos 25 ºC; Temperatura média: se há uma quantidade comedida de alimentos e a temperatura está entre 25 ºC e 30 ºC; Temperatura no máximo: caso tenha uma boa quantidade de itens e o tempo fique acima dos 30 ºC.

Visto isso, a temperatura indicada para seu Refrigerador pode variar dependendo dos alimentos que estiverem lá, mas por padrão a temperatura ideal em seu Refrigerador deve estar ajustada entre 1°C a 7°C.

Quanto maior o número, mais fria a geladeira se manterá, ou seja, configurá-la para 7 deixará a temperatura do eletrodoméstico mais baixa. Então, agora você já sabe como manter a sua geladeira na temperatura ideal para conservar seus alimentos por mais tempo!

A geladeira vazia não gasta mais energia do que quando ela está cheia. Se você vai viajar por um curto período, como em um feriado, não é necessário desligá-la. Caso vá ficar muito tempo fora de casa, tire os alimentos, limpe a geladeira e deixe-a aberta para evitar maus odores e mofo.

Fique atento aos alimentos armazenados
Colocar alimentos quentes na geladeira é uma prática extremamente nociva para o aparelho. O calor inserido aumenta a temperatura no interior do eletrodoméstico e, com isso, o motor precisa trabalhar mais para que o resfriamento seja mantido, aumentando o consumo.

A temperatura de conservação adequada deve estar sempre programada entre +2°C a +8°C e vale lembrar que as câmaras de conservação devem ser de uso exclusivo do imunobiológicos, não podem ser usadas para outros objetivos como armazenar alimentos.

No entanto, a temperatura ideal do refrigerador é, na verdade, mais baixa: tente ficar entre ou 1,7 a 3,3 °C. Essa faixa de temperatura é o mais próximo que você pode chegar do ponto de congelamento sem estar tão frio que sua comida vai congelar.

Para resfriar e conservar seus alimentos e bebidas, prefira deixar o seu freezer em temperaturas de 1º C a 5º C. A temperatura máxima serve para dias quentes ou para quando há muitos alimentos, enquanto que a mínima serve para dias frios ou poucos alimentos.

Essa é uma dúvida de muitas pessoas e a resposta é simples: desligar a geladeira à noite não ajuda a economizar energia. Na verdade, o resultado será o contrário porque religar uma geladeira que ficou desligada gastará mais eletricidade.

Uma dica para estabilizar a temperatura da geladeira é deixá-la em funcionamento vazia durante duas horas antes de colocar os alimentos que comprou no mercado ou após limpá-la.

Como os termostatos funcionam? Os termostatos são planejados para o controle automático da temperatura gerada durante alguns processos. O instrumento detecta as variações de calor e faz correções para que ele permaneça ajustado em um nível considerado ideal para aquele equipamento.

O Refrigerador tem capacidade para congelar até 8,0 kg de alimentos a cada 24 horas. O interior do compartimento freezer mantêm os alimentos à temperaturas abaixo de -18ºC (***).

Em dias mais frios, quando a temperatura estiver abaixo de 20°C, selecione a temperatura mínima. Em dias normais, em que a temperatura esteja entre 25ºC e 35ºC, selecione o médio. Já nos dias muito quentes, que ultrapassam os 35ºC, deixe-o no máximo.

A prateleira inferior, geralmente localizada no meio da geladeira, tende a ser a parte mais fria da geladeira. Isso o torna ideal para o armazenamento de itens que são mais suscetíveis ao desenvolvimento de bactérias prejudiciais, incluindo o seguinte: ovos (em sua embalagem original);

Muitas pessoas acreditam que desligar a geladeira durante a noite e só ligar na manhã seguinte é uma forma de poupar energia. Na verdade, o efeito é o contrário: ao religar o aparelho, ele vai precisar trabalhar ainda mais — e gastar mais energia — para chegar na temperatura ideal de refrigeração.

Em média, o gasto energético das geladeiras antigas é 197% maior que o das novas.