Qual a temperatura ideal da água do radiador?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 23 de maio de 2023
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90 a 100 graus

O sistema de arrefecimento tem a função de resfriar o motor, mantendo-o numa temperatura entre 90 a 100 graus Célsius – faixa considerada ideal.

Depois que o automóvel atinge a temperatura ideal de trabalho, você precisa lembrar que a água do radiador com ou sem aditivo, estará realmente muito quente.

O nível de líquido deve estar mais próximo da marca MAX no reservatório. Quando a mistura de água com fluido atingir essa marca, feche firmemente a tampa do radiador.

Quais os principais sinais de que o radiador do carro está com problemas?

  1. Temperatura: o motor trabalha, em média, entre 115º e 135º. ...
  2. Nível de água: perceba se você tem que trocar constantemente. ...
  3. Líquido de arrefecimento escurecido: observe como está o líquido de arrefecimento.

O ideal é que ele trabalhe entre 90ºC e 100ºC. Quando essa temperatura é ultrapassada, ocorre o superaquecimento e o motor ferve.

a temperatura que. o a junta suporta a trabalhar é abaixo de 100 graus acima disso Isso tem uma tolerância né de até 110 graus depois disso depois de 110 como eu falei já começa a ocasionar problema na junta pode ser a curto ou a longo prazo se o cara conduzir por exemplo aí.

90°C

Lembre-se do que eu disse anteriormente sobre o aquecimento do motor. Caso o motor atinja um nível muito alto de temperatura, seu funcionamento será prejudicado e é preciso lembrar que esse é um dos principais fatores que levam a peça a fundir. A temperatura ideal do motor é, em média, 90°C.

Sim, o ponteiro da temperatura ir além dos 90 graus e depois voltar é normal, desde que ele não atinja a faixa vermelha do mostrador, que indica um perigoso excesso de temperatura.

Como identificar o superaquecimento do motor e o que fazer nessa situação?

  1. Luz acesa no marcador de temperatura no painel;
  2. Vazamento de água azulada ou avermelhada no chão;
  3. Barulho de ventoinha ligado com frequência e por muito tempo;
  4. Fumaça saindo pelo capô do carro – em situações mais críticas.

É responsável por ajudar na refrigeração, mas não é uma peça que deve ficar ligada o tempo todo. Assim que você desliga o veículo, a ventoinha não pode ficar ligada mais do que 10 minutos. Caso isso aconteça, isso é um indício que algo está errado.

Substitua a água pelo líquido adequado que ajuda a evitar o superaquecimento. Verifique se houve rompimento da lateral do radiador ou parada da bomba d'água, pois esses problemas exigem a remoção da peça para conserto ou troca. Nesse caso, é preciso rebocar o veículo.

“O normal seria não baixar nunca. Mas há sistemas que tem pequena perda por evaporação, o que podemos considerar comum completar o líquido entre as marcas mínimo e máximo em até 200 ml em uma semana”, diz.

Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).

Colocar água fria no radiador também é uma atitude não recomendada, pois você poderá causar um choque térmico.

Posso andar com a ventoinha ligada direto? Não, quando você notar que a ventoinha não está desligando deve levar o carro a um especialista. Como explicado acima, se você andar com ela sempre ligada pode ter problemas nos componentes eletrônicos e no sensor de temperatura.

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal. Existe perto do motor um reservatório de expansão transparente para se verificar se o nível desse líquido está correto.