Qual a temperatura ideal ao acordar?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A temperatura humana ideal é 36,5 C. O fato das temperaturas ultrapassarem 37C pode sugerir distúrbio na Tireoide como hipertireoidismo, sendo recomendado pesquisar através de exames de sangue.

Em condições normais, nosso organismo tem a temperatura estável na média de 37º C. Quando despenca para 35 º C ou menos, ou seja, quando o corpo perde mais calor do que produz, há impactos fisiológicos, entre eles a diminuição do ritmo cardíaco e o abrandamento dos processos neurológicos.

Sim pode acontecer, por variações normais da temperatura corporal durante o dia. Sempre que tiver estas sensações, confirme sua temperatura com termômetro e caso ela esteja abaixo de 38 não se medique. Nestes momentos procure ficar em locais mais arejados e tome muito líquido.

A temperatura corporal normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia.

Durante uma noite de sono, a temperatura corporal fica, em média, 1 grau mais baixa que o normal. Isso ocorre porque gastamos menos energia dormindo, já que possuímos uma baixa movimentação do músculo.

A temperatura deve estabilizar em 0°C, atestando assim que o termômetro está medindo corretamente. Caso a temperatura não estabilize, deve-se providenciar a calibração do instrumento em uma empresa especializada, ou a troca do termômetro.

O tempo de espera é de aproximadamente 5 minutos. Transcorrido esse tempo, deve-se retirar o termômetro da axila com cuidado e observar a temperatura que o líquido está indicando.

Segundo as normas da área de saúde, é indicada febre baixa quando o termômetro apontar temperaturas até 38,5ºC, febre média quando atingir até 39,4ºC e acima de 39,5ºC quadro febril grave, sendo recomendado ir a uma unidade de saúde para que algum medicamento seja receitado e o caso acompanhado.

A temperatura humana ideal é 36,5 C com pequenas variações ao longo do dia. Valores de temperatura de 35,5 a 35,7 em contexto de frio podem representar hipotermia, mas em contexto de temperaturas elevadas e inexistência de infecção podem indicar hipotireoidismo.

Na hipotermia leve, o indivíduo apresenta uma temperatura central entre 35 ºC e 32 ºC. Na hipotermia moderada, por sua vez, a temperatura central está compreendida entre 31,9 ºC e 28 ºC. Por fim, na hipotermia grave, o paciente apresenta a temperatura central menor que 28 ºC.

Como medir febre com termômetro digital?

  1. Ligue o termômetro e espere até que na tela apareça o número zero.
  2. Coloque a ponta prata debaixo da axila.
  3. Espere alguns segundos até ouvir um sinal sonoro — aviso para retirar o aparelho.
  4. Retire o termômetro digital e verifique o valor da temperatura no visor.

Febre emocional, psicogênica ou hipertermia induzida por estresse é uma condição pouco conhecida de febre causada por estresse emocional crônico. É um quadro que possui diagnóstico difícil, e tratamento também, visto que a mesma é insensível a anti-inflamatórios e antitérmicos.

Em caso de “FEBRE INTERNA” o paciente tem a sensação de o corpo estar muito quente, apesar de o termômetro apresentar uma temperatura normal. Sem uma elevação da temperatura. O quadro comum é de o paciente apresentar os sintomas conhecidos de febre, tais como: mal-estar, calafrios e suor frio.

Na lista de sintomas associados à febre interna, grande parte da pessoas relatam sentir:

  • Mal estar.
  • Dor de cabeça.
  • Calafrios.
  • Sudorese (suor excessivo)
  • Cansaço e fadiga.

Existem outras condições e doenças que causam hipotermia:

  • doença no sistema circulatório;
  • diabetes;
  • lesões na medula espinhal;
  • queimaduras;
  • doença de Parkinson;
  • desnutrição;
  • tireoide apresentando baixa atividade (hipotireoidismo);
  • excessivo consumo de bebidas alcoólicas.

Quando essa temperatura cai para 35 graus, já é considerado um caso de hipotermia. Essa condição exige cuidados especiais, pois pode ser fatal. A morte pode ocorrer quando a temperatura corporal é inferior a 31 graus, sendo mais provável que ocorra abaixo dos 28 graus.

Causas da hipotermia
A principal e única causa da hipotermia é a longa exposição ao frio intenso. Ou seja, quando o ser humano se encontra em um ambiente com temperaturas muito baixas. Este estado acontece porque o corpo humano libera mais calor do que consegue reter, resultando na diminuição da temperatura corporal.

“Grandes estudos mais recentes mostram temperaturas normais variando de 36,1 a 37,2 graus, e muitos indivíduos podem ficar fora dessa faixa e estar perfeitamente bem”.

A exatidão é definida como ± 0,5ºC na faixa de medição de (-20 a 150)ºC e ± 1,0ºC no restante da faixa de medição. Assim, se a temperatura medida estiver dentro da faixa de (-20 a 150)ºC podemos considerar que o erro máximo permissível é de ± 0,5ºC.