Qual a temperatura do chuveiro no inverno?

Perguntado por: dnobrega . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.3 / 5 8 votos

O mais indicado é que a água esteja morna, entre 37ºC e 38ºC, a mesma que nosso corpo costuma ter. Outra orientação importante é a de que esse banho morno e diário tenha no mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos. Do contrário, também pode prejudicar a pele, os cabelos e a região dos olhos.

Isso ocorre porque o sistema desse tipo de chuveiro funciona através da resistência. Uma peça metálica que fica no interior do chuveiro, a resistência é responsável por aquecer a água da ducha. Por outro lado, uma vez queimada, não há o que faça a água esquentar.

Olha a pressão!
Quanto maior o volume de água, menor será o aquecimento. Neste caso, a dica é instalar o redutor de pressão que acompanha o chuveiro. “Alguns modelos possuem o redutor de pressão automático que já vai instalado e regula a vazão de acordo com a pressão recebida”, explica o especialista.

Um bom chuveiro elétrico, quando ligado na posição “inverno”, dissipa uma potência de 6,4 kW, fornecendo essa energia à água que o atravessa com vazão de 50 gramas por segundo.

Contudo, a melhor solução para um banho mais quente, com chuveiro elétrico, é trocar o ponto de energia para 220V. “Os bifásicos, por norma, atingem potências mais altas, proporcionando um aquecimento bem maior da água com a mesma vazão de um 127V”, defende Geminiane.

50 graus é a temperatura máxima que atinje a água de um chuveiro elétrico. Esse número é alcançado em aparelhos ligados em 220 volts. Em 110, a temperatura máxima é 10% menor, aproximadamente 45 graus. 80 graus é quanto pode atingir a temperatura em um sistema a gás de aquecimento de passagem ou acumulação.

A preferência por banhos mais quentes ou mais frios traz impactos diretos para a saúde, não apenas da pele, como de todo o corpo. A melhor saída, explicam especialistas, é a água fria.

Água fria (27° C): Tecidos mais delicados como roupas íntimas, de seda, de lã, de linho e roupas escuras devem ser lavadas com água fria.

  1. Instalar sistema de aquecimento no piso. Para evitar o desconforto de sair do banho e pisar no chão gelado, investir em um piso aquecido é uma boa escolha. ...
  2. Fechar a área do chuveiro. Salvar. ...
  3. Instalar um aquecedor para a torneira. ...
  4. Apostar em tapetes. ...
  5. Investir em um aquecedor para toalhas.

- Antes de ligar o chuveiro pela primeira vez, coloque na posição desligado e deixe a água correr por alguns segundos, depois feche a torneira e passe para posição desejada. Isso evitará que a resistência queime. - Normalmente os chuveiros elétricos tem uma chave com 3 posições: Inverno, Desligado, Verão.

O mais indicado quando você está tomando banho no inverno é deixar elas separadas junto ao box. Para que você não tenha que sair do box e receber o “choque térmico” de sair da água quente e ir de encontro ao ar gelado do lado de fora. Outra dica importante é deixar uma toalha de banho específica para secar os cabelos.

A causa mais comum em chuveiros que funcionam com resistência é que tendem a esquentar muito quando a pressão da água está baixa. Acontece que com menos água passando por dentro do chuveiro, mas quente ele irá ficar e a temperatura da água na hora do banho mesmo estando na menor temperatura ou na opção verão.

Se desejar um aquecimento maior, utilize um elemento de maior potência, ou seja, com a resistência "mais curta".

Ajuste da temperatura
Para evitar queimar a resistência, você deve mudar a temperatura do chuveiro elétrico somente com o aparelho desligado, já com o chuveiro eletrônico não é necessário. É possível fazer a transição da temperatura com o chuveiro aberto.

Embora os chuveiros apresentem sistemas de isolação que evitam o choque, as chaves tradicionais para alterar a potência (as estações do chuveiro, geralmente inverno e verão) não são projetadas para serem alteradas com o chuveiro ligado. Isso pode degradar os contatos elétricos do chuveiro, aumentando o risco de choque.

Mas não se engane que a troca de temperatura pode ser feita com o chuveiro ligado! Fazer a troca com o aparelho funcionando causa um centelhamento e forma alguns arcos pequenos no polo do chuveiro, acarretando no desgaste a longo prazo até que a resistência queime.

Nos períodos mais frios, o aumento no consumo de energia elétrica por esse aparelho pode aumentar ainda mais e chegar a 30%. Isso porque banhos com água mais quente faz o chuveiro elétrico regular a passagem da corrente elétrica e gastar mais energia ao esquentar a água.

O chuveiro possui uma chave seletora de temperatura que seleciona a ligação dos terminais A, B e C da resistência para o aquecimento da água. Quanto mais curta for a resistência, ou seja, menor seu valor ôhmico, mais corrente circula e, portanto, maior é a quantidade de calor gerado.

Ele funciona de forma bem simples: A água ao passar pela resistência, localizada na parte interna do chuveiro, aquece-se devido à alta temperatura da resistência, ocasionada pela passagem de corrente elétrica (efeito joule).

A ducha Zagonel Sublime oferece além do melhor controle de temperatura eletrônico uma ótima performance em termos de aquecimento da água. São 7500w na versão de 220v e 5500w na de 127v. Ele realmente esquenta muito bem a água, deixando o banho muito agradável até mesmo em dias mais frios.

Um ponto importante dos dias mais frios é a temperatura ideal configurada no aquecedor a gás. Enquanto em dias mais frescos a temperatura do aparelho fica entre 38ºC e 40ºC, nos dias de inverno a temperatura ideal que se costuma colocar é de 42º até 44ºC.