Qual a temperatura do ar-condicionado para economizar energia?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

Assim, o ar-condicionado que tiver a classificação mais próxima do indicador “A”, é o mais econômico. Para otimizar o desempenho do aparelho, é aconselhável que a temperatura fique entre 22 °C e 23 °C.

Então recomendamos que faça testes e chegue a um ponto de equilíbrio na temperatura, que permita uma noite confortável sem causar efeitos colaterais, normalmente essa temperatura do ar-condicionado deve estar ajustada entre 20°C e 23°C. Desse modo, você terá um sono de qualidade.

23º C

De acordo com indicação da própria ANVISA, no verão, a temperatura ideal para aparelhos de ar-condicionado é 23º C, no modo "Cool" (resfriar).

Cálculo de acordo com o exemplo: KW/h = 800 Watts x 8 horas x 30 dias / 1000 = 192 KWh/mês; Consumo em R$: 192 KWh/mês x 0,40 = 76,8. Ou seja, nesse caso, o consumo do seu ar-condicionado é de R$76,80 por mês.

Regule a temperatura
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal do ar-condicionado doméstico é de 23ºC. Isso porque, além de proporcionar um bom conforto térmico, o aparelho consome menos energia do que quando colocado em baixas temperaturas.

Dentre as funções do ar-condicionado que citamos, a que mais economiza energia elétrica é a tecnologia Inverter ou Dual Inverter. A função deixa o aparelho até 70% mais econômico, além de refrigerar até 40% mais rápido que um aparelho convencional.

Manter o ar-condicionado na temperatura mínima (no arrefecimento) e máxima (no aquecimento) consome mais energia. Manter o ambiente numa temperatura entre 22ºC e 24ºC evita gastos de energia desnecessários e é mais adequado ao corpo humano.

Se você tem um ar condicionado Split e já se fez essa pergunta, saiba que sim, ele pode ficar um dia todo funcionando sem parar.

Muito se fala que dormir com ar-condicionado ligado traz problemas para a saúde, mas isso não passa de mito. Na realidade, o condicionador de ar, se usado de maneira correta, pode deixar a sua noite ainda melhor, já que, afastando o calor, dormir se torna muito mais fácil e confortável.

Para uma boa noite de sono, a temperatura ideal do ar-condicionado deve estar entre 20°C e 23°C: perfeita para dormir com um cobertor fino, mas sem sentir muito frio. Nessas condições, você consegue boa qualidade do ar de seu quarto e garante uma boa noite de sono.

É por isso que a Anvisa estabeleceu que a temperatura ideal do seu aparelho ar-condicionado em ambientes fechados deve ficar em torno dos 23ºC, não excedendo muito, mesmo durante o verão.

Os horários mais indicados para ligar o ar condicionado e economizar energia são durante a noite e nas primeiras horas da manhã, quando a temperatura ambiente costuma ser mais baixa.

Comparando os modelos de aparelhos de ar-condicionado de 9000 BTUs mais populares do mercado, a média de consumo fica entre 17,1 kWh e 17,6 kWh.

Menor consumo de energia
Porém, a função ventilador pode corresponder a apenas uma parte desse valor, já que não envolve o uso do equipamento no modo refrigeração. Além disso, se comparado a certos ventiladores tradicionais, o ar-condicionado nesse modo também pode sair mais barato.

Ar-Condicionado Split 12000 BTUs Ligado 24 horas
Conforme o manual, ele tem um consumo de 22,8 kWh/mês.

Conclusão: ar-condicionado x ventilador
No quesito consumo de energia, podemos observar que o ar-condicionado gasta mais.

Quanto mais BTUs no ar-condicionado ou rotações por minuto no ventilador, maior será o consumo de energia desses aparelhos. Sendo assim, o ventilador consome menos energia, mas não é indicado para fornecer uma climatização eficiente e estável.