Qual a temperatura de um arco elétrico?

Perguntado por: eneves4 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A alta temperatura que pode envolver um arco elétrico é a principal causa de preocupação com esse fenômeno. No ponto de origem do arco, a temperatura pode atingir aproximadamente 20.000 ºC, o que equivale a quatro vezes a temperatura de superfície do sol.

Os efeitos do arco elétrico em um painel podem ser divididos em quatro etapas, que também ocorrem sequencialmente. Primeiro, a energia do arco é descarregada no ar dentro do painel e, consequentemente, a pressão aumenta. Esta etapa, que é chamada de compressão, dura entre 5 e 15 milissegundos.

Características do arco elétrico
Geralmente assume forma de um “cordão”, que liga os polos positivos e negativos; Emana uma grande quantidade de energia, emitida em forma de luz e calor (muito calor); A temperatura que atinge é suficiente para derreter e até evaporar alguns tipos de matérias.

Como aliada da segurança nas instalações elétricas, quando falamos de arco elétrico, a NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade – é uma norma regulamentadora que engloba todas as atividades industriais nas quais existe o contato direto ou indireto com uso da energia elétrica.

Perigos envolvendo arcos elétricos
Eventos envolvendo arcos elétricos podem causar acidentes fatais devido a alta liberação de calor, radiação ultravioleta, explosões, estilhaços e ondas sonoras ensurdecedoras.

Assim, por exemplo, um choque em 220 volts é potencialmente mais perigoso que em 110 volts. Por outro lado, o contato de uma pessoa com 13.800 volts, que é a tensão existente na maioria das redes existentes nos postes, é muito mais perigoso que em 110 ou 220 volts.

O calor e a energia de um arco elétrico podem provocar choques elétricos, queimaduras e incêndios, sendo que este último representa um risco ainda maior à pessoas e patrimônio.

O fenômeno arco elétrico diz respeito a energia que “escapa”. Esta, por sua vez, pode produzir calor intenso, além de explosões, e ondas de pressão.

Luvas isolantes para alta tensão são altamente recomendadas. 80% das lesões de trabalhadores do setor elétrico são devido a queimaduras causadas pela intensa energia do arco elétrico, muito mais que os choques elétricos. Usar proteção é fundamental.

3 – Utilize os EPIs adequados

  1. Roupas resistentes a chamas;
  2. Capacete;
  3. Protetor facial;
  4. Óculos de segurança;
  5. Luvas Isolantes;
  6. Sapatos apropriados para trabalhos elétricos (sem metal).

O segundo fator de influência no tempo de abertura do arco é a corrente de abertura, sendo que correntes mais elevadas reduzem o tempo para abertura do arco, embora esta influência seja expressiva apenas para as condições com geometria da ponta arredondada.

O arco elétrico é a fonte de calor mais utilizada na soldagem por fusão de materiais metálicos, pois apresenta uma combinação ótima de características, incluindo uma concentração adequada de energia para a fusão localizada do metal base, facilidade de controle, baixo custo relativo do equipamento e um nível aceitável ...

Os dois tipos de arco têm origens a partir de um arco longo e reto (conhecido como “Longbow”), tradicional, primitivo, utilizado pelo personagem Robin Hood em suas histórias. Dele surgiu o recurvo e, depois, o composto.

O comprimento do arco correto em uma aplicação depende do diâmetro do eletrodo, do tipo de revestimento, da corrente e da posição de soldagem. Como regra geral, pode-se considerar o comprimento ideal do arco varie entre 0,5 e 1,1 vezes o diâmetro do eletrodo.