Qual a temperatura de cor para cozinha?

Perguntado por: lgonzaga . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

Entre 3000K a 5000K, a luz neutra é indicada para cozinhas, banheiros, lavanderias, escritórios ou ambientes para atividades com níveis moderados de atenção, tipo sala de jogos.

A temperatura de cor é essencial para uma boa iluminação

  • 2.700K (Kelvin) – Luz indicada para ambientes domésticos, equivale ao branco quente ou luz amarelada.
  • 4.200K (Kelvin) – Luz indicada para ambientes profissionais, equivale ao branco neutro.
  • 5.600K (Kelvin) – Luz indicada para ambientes industriais, cozinhas.

Temperatura neutra para iluminação de cozinha:
Sua temperatura normalmente varia entre 4.000 e 4.500 Kelvin. A lâmpada neutra é ideal para banheiros, cozinhas e outros ambientes onde se executem tarefas que demandam um nível normal de atenção.

De modo geral, as lâmpadas de tonalidade branca são uma boa pedida de iluminação para cozinha. Esse tipo de lâmpada estimula a atenção e pode realçar as cores reais de objetos e alimentos. Para esses casos, as lâmpadas de LED são as melhores opções. Elas tem uma durabilidade maior, são versáteis e mais econômicas.

Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos). As brancas, por sua vez, desempenham melhor a função de iluminar cozinhas, banheiros e escritórios.

4 dicas práticas para iluminação de cozinha

  1. 1- Escolha mais de uma fonte de luz.
  2. 2- Utilize spots de embutir.
  3. 3- Aposte em pendentes.
  4. 4- Aproveite as fitas de LED.

A iluminação fluorescente, que de tão usada se fez regra por bastante tempo, atualmente dá lugar à luz clara, que pode alternar os diferentes tipos de lâmpadas, sem nunca sair da opção de maior claridade. Cores claras nas paredes, por exemplo, também ajudam a dar uma sensação de que o ambiente é mais iluminado.

3- LED no quarto
Ainda assim, a mesma dica vale para a cozinha: apostar em locais estratégicos! Para efeito geral, recomenda-se uma fita com 1650L/M, já nas áreas de estudos de 500 a 700 lúmens serão suficientes.

Escolha cores frias para amenizar o calor nos cômodos
Cores como vermelho, amarelo e laranja, são classificadas como quentes. Ou seja, retém calor e “sobem os termômetros internos”. Já as cores branco, cinza-claro, azul, verde e tons como verde-água e azul-esverdeado, são frias.

Luz Quente (Até 3000K)
A luz quente, com uma temperatura de cor de até 3000K, proporciona um brilho suave e aconchegante, semelhante à luz das velas. É perfeita para áreas de relaxamento, como salas de estar, quartos e espaços de convivência.

Luz Quente (2700 K – 3000 K – 3300 K)
Essa temperatura de cor quente, mais avermelhada ou alaranjada, é uma das mais utilizadas em ambientes que desejam estimular a socialização, fraternidade, acolhimento ou tranquilidade e calmaria.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

3000K é ideal para criar um ambiente acolhedor e relaxante em quartos e salas de estar. As luzes de 4000K são mais adequadas para locais de trabalho, garagens e iluminação externa, onde é necessária luz brilhante e focada.

A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.