Qual a técnica de escolha para a urocultura?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Amostra. A coleta da urina deve ser feita, preferencialmente, na primeira urina matinal, desprezando-se o primeiro jato e colhendo-se o jato médio, com uma antissepsia anterior, com água e sabão. Essa medida reduz o risco de contaminação da urina com bactérias presentes na microbiota genital.

Negativo ou normal: quando não é identificado o crescimento de colônias de bactérias na urina em valores alarmantes; Positivo: quando é possível identificar mais de 100 mil colônias de bactérias, indicando também qual é o tipo de bactéria causadora da infecção.

Como é feito o exame Cultura de Urina + Antibiograma? O exame é feito a partir de uma amostra de urina. Deve ser coletada preferencialmente a primeira urina da manhã ou qualquer outra micção com intervalo mínimo de duas horas sem urinar.

A urocultura é o exame de urina que identifica a bactéria causadora da infecção urinária. De modo mais simples, podemos dizer que o EAS nos mostra as consequências de uma possível infecção urinária, enquanto que apenas a urocultura é capaz de identificar o germe que está causando a infecção.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas.

A forma de coleta do material é por masturbação, sem que haja perda do material, diretamente no frasco estéril, não utilizar preservativos ou coito interrompido, lavar mãos e genitália antes da coleta. Não utilizar qualquer tipo de lubrificante, nem mesmo saliva ou preservativos.

O antibiograma não exige um preparo do paciente, como jejum por exemplo. Além disso, a via da amostra a ser coletada varia, a depender do objetivo. Por isso, pode ser por saliva, muco nasal, ou até mesmo fezes ou sangue.

O Antibiograma é um exame que identifica a sensibilidade da bactéria aos antibióticos, possibilitando ao médico indicar o antibiótico mais aconselhado para agir sobre a infecção do paciente.

Ágar Sangue

Há várias opções de meios para urocultura. Classicamente, os meios recomendados são o Ágar Sangue e um meio seletivo para bacilos Gram- negativos. Embora possa ser usado o Ágar Eosina Azul de Metileno ou mais comumente o Ágar MacConkey.

O diagnóstico da infecção do trato urinário é realizado pela avaliação clínica do médico e pelos exames laboratoriais de EAS, que podem indicar a presença da infecção, e, principalmente, pela urocultura, considerada padrão-ouro.

Por fim, a urocultura é o exame escolhido para detectar a presença de bactérias no trato urinário. Sabemos que os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias. Portanto, a urocultura pode indicar a presença delas.

Usar sempre recipiente fornecido pelo laboratório ou adquirido no mercado; Rotular o recipiente com o nome completo; Iniciar a micção, desprezando o 1º jato da urina sem interromper a micção, coletar o jato médio até aproximadamente 2/3 do volume do frasco; Trazer a amostra ao laboratório no prazo máximo de 1 hora.

O exame EAS é feito com base na primeira urina da manhã, que é a mais concentrada. Com base nela, são analisados o pH da urina e a presença de elementos estranhos – os chamados sedimentos – que podem ser proteínas, nitritos, leucócitos, cetonas, entre outras substâncias.

Uma urocultura é considerada negativa quando, após 48-72 horas de incubação da urina em meio de cultura, não se observa crescimento de colônias de bactérias.

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

A urocultura, também chamada de urinocultura ou cultura da urina, é um exame laboratorial realizado com a urina que complementa o diagnóstico de infecção urinária causada por bactérias. Uma vez que os rins e a bexiga são locais estéreis, a presença de bactérias pode significar infecção urinária.

Os três tipos de exames de urina

  • Cor;
  • Aparência;
  • Densidade e pH;
  • Proteínas, nitrito e urobilinogênio;
  • Células epiteliais, hemácias e leucócitos;
  • Entre outros.

A cultura bacteriana consiste em semear o material coletado em meios específicos para isolamento e identificação da bactéria causadora da patologia. Para realização desse exame, o animal deve estar 7 dias sem uso de antibiótico tópico e 15 dias sem uso de antibiótico sistêmico.