Qual a técnica correta para punção venosa?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha). Soltar o garrote.

Proceder à punção e à introdução do dispositivo na veia, com o dispositivo em angulo de 15 a 45 graus pelo método direto ou indireto; 15.

No braço e antebraço escolhe-se as veias cefálica, basílica e cubital mediana. Salienta- se que a fossa cubital proporciona uma melhor apresentação e possui veias de maior calibre, sendo um local bastante utilizado, principalmente para punções de menor duração (1,2).

- PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais). - PUNÇÃO BIÓPSIA - hepática, pulmonar, renal, pericárdica, miocárdica, prostática... Introdução de uma agulha no interior da bexiga, pela parede anterior do abdome - de forma cruenta. A punção pode ser feita com agulha, abocath, etc.

Os locais mais comuns de punção são as artérias radial, pediosa, femoral e braquial, sendo a femoral pouco utilizada devido a maiores chances de infecção e circulação contralateral insuficiente.

Puncionar a veia do paciente, com o bisel voltado para cima, num ângulo de 10 a 45o, compatível com a profundidade da veia.

Jelco número 20: serve para crianças, adolescentes e adultos. Sendo adequado para a maioria das infusões venosas de sangue e outras infusões venosas, no caso de hemoderivados. Jelco número 22: indicado para bebês, crianças, adolescentes e idosos, bem como, para a maioria das infusões.

Agarre o antebraço do paciente (abaixo do local da punção) com firmeza para esticar a pele e ancorar a veia de rolar. Insira a agulha em um ângulo de 15 a 30 graus no vaso. Se o sangue inserido corretamente deve piscar no cateter. Se isso não acontecer, a agulha não perfurou a veia ou a agulha passou pelo vaso.

Embora qualquer veia do membro superior que apresente condições para coleta possa ser puncionada, as veias cubital, mediana e cefálica são as mais frequentemente utilizadas. Dentre elas, a veia cefálica é a mais propensa à formação de hematomas e pode ser dolorosa ao ser puncionada.

Acesso venoso periférico

  • Veia cefálica;
  • Veia basílica;
  • Veias medianas do antebraço e cotovelo;
  • Veias do dorso da mão;
  • Veia safena magna e parva.

A punção no dorso da mão é geralmente recomendada para pacientes que tenham esse acesso venoso mais difícil nas outras veias. Outra opção, são as punções nos membros inferiores.

Pressione delicadamente o local da punção e depois peça que o paciente repita o movimento com a mesma pressão; Coloque, então, o sangue da seringa no tubo apropriado para a sua amostra; Descarte também a seringa em local apropriado.

Na amostragem de sangue venoso, insere-se uma agulha na veia para coletar uma amostra de sangue para exame. As veias periféricas, tipicamente as veias antecubitais, são os locais usuais para coleta de sangue venoso.

O exame de Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) é feito utilizando uma agulha ainda mais fina do que a utilizada para fazer a coleta de sangue para exames como o hemograma, por exemplo. Por isso, apesar de um pouco incômodo para alguns pacientes, é um procedimento considerado seguro e rápido.