Qual a taxa de depreciação de aparelho celular?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Segundo a Receita Federal, a vida útil de eletroeletrônicos de telefonia sem fio é de 5 anos, com depreciação de 10% ao ano. Na prática, a desvalorização é mais acentuada, chegando a 40% do valor novo após um ano de uso.

O cálculo da taxa de depreciação de máquinas e equipamentos possui a seguinte fórmula: Depreciação anual = (custo de aquisição – valor residual) / anos de vida útil.

O que é depreciação de máquinas e equipamentos?

BENS DEPRECIÁVEISTAXA ANUAL DE DEPRECIAÇÃO (%)ANOS DE VIDA ÚTIL
Móveis e utensílios10%10 anos
Veículos20%5 anos
Computadores e periféricos20%5 anos
Empilhadeiras; outros veículos para movimentação de cargas e semelhantes, equipados com dispositivo de elevação10%10 anos

Taxa de depreciação
No caso de equipamentos eletrônicos, o percentual estipulado é de 20%. Para fazer o cálculo, é necessário subtrair o valor residual do valor novo e dividir pelo tempo de vida útil do equipamento em anos.

Qual celular desvaloriza mais Samsung ou iPhone? Atualmente, a diferença na desvalorização entre os celulares é grande, se comparara Samsung com Apple. Isso porque uma pesquisa da Sellcell, em 2021, mostra que o iPhone 13 desvalorizou 27,2% em três meses de uso.

Código NCM 8517.12.31 Mercadoria: Telefone inteligente (smartphone) para comunicação em redes celulares, que agrega funcionalidades de um assistente pessoal digital (personal digital assistant - PDA), contendo: microprocessador Samsung 400 Mhz, memória RAM 64MB, memória ROM 512 MB, tela sensível ao toque colorida de 2, ...

Dispositivos móveis são tecnologias digitais que permitem a mobilidade e o acesso à internet. Pode-se citar como exemplos os smartphones e tablets.

Móveis e utensílios (10%); Máquinas e equipamentos (10%); Ferramentas (15%); Veículos (20%);

A porcentagem de depreciação varia de acordo com o bem analisado e, no caso de computadores, é de 20%, de acordo com a Receita Federal do Brasil. A fórmula mais usada para o cálculo é simples: subtrai-se o valor residual do valor novo e divide-se esse resultado pelo tempo de vida útil em anos.

É a Receita Federal quem determina qual a vida útil estimada de um bem e, com base nela, sua taxa anual de depreciação. A depreciação pode começar a ser contada a partir da instalação do bem e, ao final do período de vida útil, não poderá ultrapassar o custo de aquisição do ativo.

Como calcular a vida útil dos equipamentos de T.I? O cálculo é feito por: Vida útil = A vezes H. A = vida útil em anos, H = o número de horas de utilização por ano.

A depreciação linear considera que a perda de valor ocorre de forma linear ao longo do tempo. É a forma de depreciação mais básica e mais utilizada por empresas para o cálculo de valor do seu patrimônio.

Como calcular a depreciação linear
Na depreciação linear, a taxa de depreciação é 100% dividida pelo tempo de vida útil do ativo. Assim, se um ativo tem vida útil de 10 anos, sua taxa de depreciação é de 10% ao ano, por exemplo.

Tipos de depreciação

  • Método linear.
  • Método de controlo de período em linha reta.
  • Método de saldo decrescente.
  • Método de vários níveis.
  • Método de amortização imediata.
  • Método de depreciação especial.
  • Método de depreciação manual.
  • Método acelerado: República Checa e Eslováquia.

Em alguns smartphones, ela pode estar dentro de algum submenu; A porcentagem deve aparecer ao lado do ou dentro do ícone da bateria.

Vantagens do iPhone
Sistema operacional próprio e atualizado por mais tempo; Câmera mais otimizada e com ótima qualidade; Sistema de otimização da bateria; Maior valor de revenda.