Qual a tarja do amitriptilina?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 17 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Amitriptilina, mirta-zapina, duloxetina e fluoxetina são alguns antidepressivos de tarja preta.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

A nortriptilina (principal nome comercial fantasia no Brasil: Pamelor) é um “parente muito próximo” da amitriptilina.

A tarja de cor preta indica que o medicamento pode causar riscos à saúde, tolerância, dependência física e psíquica. Esses remédios necessitam de controle rigoroso e só podem ser comprados com a retenção de receita médica. A propaganda desse tipo de medicamento é proibida.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

A fluoxetina é um medicamento prescrito em casos de: Depressão (associada ou não à ansiedade), TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e Transtorno de pânico. Trata-se de um medicamento tarja preta e que requer prescrição médica.

As tarjas são uma forma de sinalizar visualmente especificações nas caixas dos remédios. A presença ou não e as colorações facilitam o trabalho dos farmacêuticos e também categorizam de forma mais clara para os clientes. Quem define as sinalizações é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Legalizado e aprovado pela Anvisa, o clonazepam (Rivotril) é o segundo remédio mais vendido e utilizado no país. Contudo, o clonazepam é um remédio considerado "tarja preta", então, para comprá-lo em farmácias, é necessário ter uma receita médica em mãos.

Representa os medicamentos genéricos e deve conter a inscrição “Medicamento Genérico”, na cor azul.

O hemitartarato de zolpidem é um medicamento de tarja preta e uso controlado – justamente devido aos potenciais riscos da sua utilização.

O Cloridrato de Sertralina não é tarja preta, mas sim tarja vermelha.

A fluoxetina foi comparavelmente eficazes para amitriptilina no tratamento de depressão maior com a ansiedade associada. Desde que a fluoxetina é muito melhor tolerado, é uma alternativa promissora para esta condição freqüente e incapacitante.

Efeitos esperados do Brintellix
Esse remédio pode melhorar humor, sono, apetite e nível de energia. Além disso, pode ajudar a recuperar o interesse no dia a dia. O Brintellix passou por 12 estudos principais de curto prazo.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Considerado um remédio tarja preta, o Diazepam pode ser muito perigoso se utilizado da maneira incorreta. Portanto, seu uso deve ser supervisionado por seu médico, sempre.

Embora os remédios tarja preta sejam efetivos no tratamento da depressão e ansiedade, usar apenas eles não é o suficiente para combater esses problemas. Desse modo, deve-se encontrar outras maneiras de aprimorar a atuação dos medicamentos.

Conheça quais são os medicamentos que têm tarja vermelha

  • remédios para diabetes;
  • remédios para hipertensão arterial;
  • remédios controlados;
  • psicotrópicos.

Os antidepressivos dessa classe mais populares são a fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, fluvoxamina e escitalopram.

Estes resultados sugerem que ambas as drogas eram eficazes no tratamento de doentes não deprimidos com CTTC, mas na comparação entre os grupos, amitriptilina foi mais eficaz do que a sertralina.

Medicamentos Com Alprazolam Tarja Preta.

A amitriptilina pode causar alguns efeitos adversos. Entretanto, o principal efeito relatado é a sonolência após as primeiras horas de ter tomado o medicamento.
...
Quais os efeitos colaterais do uso de amitriptilina?

  • Sonolência.
  • Tontura.
  • Alteração do paladar.
  • Xerostomia (boca seca)
  • Ganho de peso.
  • Aumento de apetite.
  • Cefaleia.