Qual a tabuada mais fácil?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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A tabuada do zero é a mais fácil, pois todo número multiplicado por ele dá 0. Por exemplo, 0 x 1 = 0, 0 x 5 = 0, 0 x 8 = 0, etc.

Antes de decorar a tabuada de multiplicação, o aluno deve compreendê-la por meio de atividades que mostrem a relação entre os números e as propriedades da multiplicação, assim como a proporcionalidade e a comutativa, sem que para isso seja necessário apresentar a definição delas.

Resumindo, as dicas de como decorar a tabuada são estas:

  1. Aceite as 3 regras básicas.
  2. Domine as Tabuadas de 2, 5 e 10.
  3. Entenda que multiplicação é a soma de um mesmo fator várias vezes.
  4. Copie as tabuadas no caderno para consulta.
  5. Pratique com jogos de tabuada.

A tabuada que mais utilizamos na matemática é a de multiplicação, por isso vamos apresentá-la primeiro. Essa tabuada é fundamental para os estudos das operações básicas e para o desenvolvimento em matemática.

Quanto é 9+9-9×9÷9=?
Isso é uma expressão numérica, então começamos pela multiplicação. Então o resultado é 9!

O fato é que é imprescindível que o aluno saiba como se compõem as operações, assim como é imprescindível que o mesmo saiba toda a tabuada “na ponta da língua”. Mas por que é tão importante memorizar a tabuada? Saber a tabuada é necessário, basicamente, para resolver cálculos de multiplicação.

Aprendendo tabuadas de multiplicação
Aos 7 anos, a noção de multiplicação começa a ser compreendida e, aos 8 anos, já estão aprendendo as tabelas de multiplicação.

Em uma tabela são distribuídos dois eixos, um horizontal e outro vertical. Em cada um deles os números 1 a 10 são distribuídos e, em seguida, uma malha quadrícula com uma casinha é desenhada para cada multiplicação entre os números dos dois eixos.

Os alunos podem lançar mão de estratégias variadas para calcular resultados que ainda não sabem de cor. Por exemplo, na multiplicação de 9 x 6, é possível considerar o resultado de 9 x 5 e somar 9 ao produto para encontrar 54, ou ainda fazer 10 x 6 e subtrair 6.

Tabuada

  • Tabuada de Multiplicação. Dentre os tipos de tabuadas, a mais importante é a da multiplicação. ...
  • Tabuada de Divisão. ...
  • Tabuada da Adição. ...
  • Tabuada da Subtração. ...
  • Como aprender a tabuada: tabuada cartesiana.

A tabuada Cartesiana é diferente de outras tabuadas e é uma outra maneira de resolver as contas de multiplicação. Ela é formada por 11 colunas e 11 linhas.

Para representar a porcentagem de um número, é bastante comum escrevermos ele seguido do símbolo %, ou seja, a representação 5%, por exemplo, é lida como cinco por cento.

Então 40% de 40 é 16.

A partir de quando é possível abordar a multiplicação e a divisão na escola? A resposta é de ouriçar os educadores mais conservadores: elas já podem aparecer nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Problemas envolvendo ambas as situações devem ser explorados em um trabalho continuado que percorra toda a escolaridade.

A propriedade distributiva é utilizada quando um número está multiplicando uma adição ou subtração. Basta multiplicar separado cada termo e, somar ou subtrair o resultado. Nós distribuímos a multiplicação do 2, para o 8 e para o 3. Uma dica importante é colocar em evidência.

Mais uma maneira de ensinar a tabuada de forma divertida e diferente é estourando balões. Sim, isso mesmo! Nesta atividade, você deve providenciar balões com cores diferentes para cada equipe de crianças. Em seguida, coloque em cada balão um pedaço de papel escrito com um exemplo de operação matemática.

Joga-se em duplas. Cada jogador deverá ter uma caneta colorida de cor diferente do adversário. Cada jogador, na sua vez, deverá escolher dois números, dispostos em uma linha (abaixo a tabela), e dizer em voz alta o produto entre eles. Se o resultado estiver correto, o jogador fará um X ou O sobre o número anunciado.

64 tem na tabuada do 8. 72 tem na tabuada do 8 e do 9.

Pitágoras de Samos considerou o número como sendo a arché de todas as coisas. Daí deriva a harmonia da natureza, feita à imagem da harmonia dos números. Essas considerações levaram os gregos a uma construção teórica, de onde nasce a matemática.

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