Qual a sutura mais usada?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Ponto Simples Descontínuo. O ponto simples é a técnica mais utilizada de sutura na prática clínica, por ser a mais rápida, fácil e prática. Assim, essa sutura é muito eficiente para aproximar bem as bordas do corte ou ferida.

Chuleio simples: É o tipo de sutura de mais rápida e fácil execução e pode ser aplicada em qualquer tecido com bordas não muito espessas. É muito usada em suturas de vasos, por que faz boa hemostasia e pode ser usada também em peritônio, músculos aponeurose e tela subcutânea.

Deve-se utilizar pontos descontínuos e fios absorvíveis. A síntese aponeurótica deve ser preferencialmente com pontos descontínuos de fios inabsorvíveis, uma vez que suturas contínuas nesse tecido facilitam eventrações. Sutura muscular é feita quando a aponeurose é muito delicada.

Indicação. Fechamento de incisões da pele; Procedimentos de plásticas em geral; Cirurgias Cardiovasculares; Cirurgias Odontológicas; Anastomoses Vasculares, Tenorrafias, Miorrafias e Neurorrafias.

Fios de sutura finos 6-0 a 4-0 são indicados para uso em cirurgias plásticas, microcirurgias, reconstruções de estruturas finas, suturas de pele e cirurgias vasculares. Já os fios de sutura intermediários, entre 3-0 a 1-0 são usados em cirurgias abdominais e ginecológicas.

A Sutura Seda é indicada para uso em aproximação e/ou ligação de tecidos moles em geral, incluindo uso em procedimentos cardiovasculares, oftálmicos e neurológicos.

As suturas com categute simples e cromado são indicadas para uso em: cirurgias gerais, Ginecologia/Obstetrícia; Aparelho digestivo, Urologia e outras especialidades cirúrgicas. Frequentemente utilizam-se em tecidos de rápida cicatrização e que não requerem suporte artificial permanente.

O fio de sutura catgut é indicado para uso em cirurgias que envolvem os tecidos e órgãos do aparelho digestivo, aproximação de tecidos moles e friáveis. Por ser um fio absorvível, pode permanecer internamente após procedimentos, geralmente sua absorção ocorre em aproximadamente 30 dias.

A sutura contínua simples também é conhecida como sutura de Kürchner. Ela é indicada para fechar tecidos subcutâneos ou fibrosos, como o dos braços e das coxas (chamado de fáscia), quando não houver nenhum ponto de tensão (movimentos que esticam a pele).

As suturas são classificadas como: escamosa, denteadas ou serrátil, plana e esquindelese.

Sobre o Catgut Simples
A sutura de Catgut Simples é estéril, absorvível e de origem animal, com serosa bovina selecionada, cortada em fitas uniformes, purificadas de forma mecânica, física e quimicamente, resultando em fios de coloração amarelo palha, podendo ser providos ou não de agulhas cirúrgicas de aço inox.

Fio de Sutura de Nylon é um dos tipos mais usados. Com grande elasticidade e resistência à água, é indicado para suturas dérmicas, ajudando na cicatrização de ferimentos leves.

Já a respeito dos fios de sutura não absorvíveis, eles podem ser definidos como aqueles que se mantêm no tecido onde foram implantados. A origem possui mais variações, e pode ser animal (seda), mineral (aço), vegetal (algodão ou linho) ou sintética (poliamida, poliéster, polipropileno).

O Fio de Sutura Absorvível Vicryl da Ethicon é um fio de sutura absorvível, cirúrgico, sintético e estéril, sendo indicado para uso em aproximação dos tecidos internos, ligaduras e suturas de pele. A sutura Vicryl Revestida é ideal para uso em aproximação e/ou ligação de tecidos moles em geral.

Fio Nylon Preto é de origem sintética, monofilamento não absorvível, de cor negra, azul ou incolor. Obtém-se por extrusão da poliamida (6.0 e 6.6) com um diâmetro cilíndrico uniforme. A reação tissular é mínima. O nylon é um material não absorvível que com o tempo é encapsulado mediante tecido conectivo.

Os pontos internos podem ser, ou não, absorvíveis. Nos casos de pontos não-absorvíveis, eles são feitos para ficarem no organismo de forma permanente. Já nos casos dos absorvíveis, eles serão absorvidos pelo corpo em alguns dias.

Desta maneira e segundo a legislação em vigor dos profissionais de Enfermagem, esta atividade, sutura, é desenvolvida pelo profissional Enfermeiro Obstetra sob a forma da lei.

O fio de sutura de polipropileno é indicado para uso em cirurgias e procedimentos de órgãos e tecidos do aparelho digestivo. Por ser um fio não absorvível, deve seguir as orientações do profissional responsável e realizar a retirada de pontos caso necessário e indicado.

As suturas absorvíveis se dissolvem sozinhas com o tempo, uma vez que os tecidos tenham cicatrizado e não precisam ser removidas. Uma das mais recentes alternativas para suturas após a cirurgia é o uso de cola para a pele, especialmente em incisões pequenas.