Qual a substância é extraída juntamente com o petróleo?

Perguntado por: omatias3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O gás natural é uma mistura formada por hidrocarbonetos de baixo peso molecular que se encontram no estado gasoso à temperatura ambiente. É extraído de depósitos naturais, muitas vezes encontrado juntamente com o petróleo.

Derivados do Petróleo
As frações são separadas em torres de destilação, sob pressão atmosférica e a vácuo. O petróleo é matéria prima de muitos combustíveis, produtos, óleos, a saber: gás natural, gasolina, gás liquefeito de petróleo (GLP), querosene, óleo diesel, nafta petroquímica, solventes, asfalto, dentre outros.

O petróleo pode ser extraído de duas formas: em terra por meio de sondas de perfuração e no mar com plataformas marítimas. Para conseguirmos retirar o petróleo, temos que perfurar o solo até encontrar a rocha que o armazena. Na terra, o petróleo é encontrado abaixo de uma camada gasosa em alta pressão.

Petróleo é uma mistura complexa de hidrocarbonetos que, associada a pequenas quantidades de nitrogênio, enxofre e oxigênio, se encontra sob forma gasosa, líquida ou sólida, em poros e fraturas, em geral de rochas sedimentares.

O petróleo é formado em sua maior parte por carbono e hidrogênio, que juntos são chamados de hidrocarbonetos. Além dos hidrocarbonetos, esse combustível fóssil também possui em menor quantidade substâncias como nitrogênio, oxigênio, sais e resíduos de metais.

Por exemplo, a combustão completa de substâncias orgânicas sempre gera como produtos dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).

O petróleo, proveniente dos tanques de armazenamento, é pré-aquecido e introduzido numa torre de destilação atmosférica. Os derivados deste fracionamento são, principalmente, gás, GLP, nafta, gasolina, querosene, e o óleo diesel, restando um resíduo denominado resíduo atmosférico (RAT).

Querosene (combustível para aviões, por exemplo); Nafta (utilizado como matéria-prima para a produção de plástico); Óleo diesel (combustível para caminhões, por exemplo); Óleo lubrificante (para lubrificar motores de carros);

O óleo diesel é um produto inflamável derivado do petróleo (assim como o querosene, óleo lubrificante e gasolina). Portanto, como o nome sugere, ele é um combustível oleoso complexo obtido por meio da destilação fracionada do petróleo. Em outras palavras, ele é desenvolvido a partir do refino do petróleo bruto.

O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.

Sua origem é a partir de seres vegetais e animais marinhos que foram soterrados por rochas sedimentares (rochas porosas formadas por calcário e areia). Com a ação do calor, da pressão, dos microrganismos e do tempo, esta matéria orgânica se transformou em petróleo.

O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos, sendo que os principais são os hidrocarbonetos, ou seja, substâncias formadas somente por átomos de carbono e hidrogênio e que podem ser subdivididas em cinco grupos principais: alcanos, alcenos, alcinos, cicloalcanos e aromáticos.

Exemplos de hidrocarbonetos

  • o metano, ou gás natural, usado em veículos;
  • o propano e o butano, usados em gás de cozinha;
  • o octano, ou gasolina; o etanol, ou álcool etílico, presente em bebidas e perfumes, entre outros produtos;
  • a propanona, ou acetona.

Na separação, o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar. Esse vapor volta ao estado líquido conforme resfria em diferentes níveis, dentro da torre de destilação. Em cada nível, há um recipiente que coleta determinado subproduto do petróleo, sendo um deles, a gasolina.

Comburente: É a substância que intensifica a combustão. Na maioria dos casos, o comburente é o gás oxigênio O2.

Existem dois tipos básicos de reações de combustão de compostos orgânicos, que são a combustão completa e a incompleta. Veja do que se trata cada uma: * Combustão completa: Ocorre quando existe oxigênio suficiente para consumir todo o combustível e produz dióxido de carbono e água como produtos.

Combustão completa: Os produtos formados são dióxido de carbono (CO2(g)) e água (H2O(v)).

Que tem origem em ou é proveniente de algo: produtos derivados do petróleo.

Os hidrocarbonetos do petróleo compreendem os n-alcanos, isoalcanos, cicloalcanos, e aromáticos. Entre esses os predominantes são os n-alcanos e os alcanos com cadeia ramificada. Esses compostos contém quantidades de carbono que variam de 1 até 78 átomos em alguns tipos de petróleo (Ludwig, 1965).

resíduos domiciliares. resíduos de limpeza urbana. resíduos sólidos urbanos. resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

Os 5 tipos de resíduos sólidos

  1. Resíduos Industriais. Os resíduos industriais estão entre os maiores poluidores do meio ambiente. ...
  2. Resíduos Hospitalares. ...
  3. Resíduos Sólidos Urbanos. ...
  4. Resíduos de Construção Civil. ...
  5. Resíduos Nucleares.