Qual a substância da água?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

A molécula da água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio por meio de ligações covalentes (figura 1). O ângulo de ligação é de 104,45º em função da estrutura tetraédrica dos orbitais sp3 do oxigênio (figura 2).

A água tem características especiais que permitem a vida no planeta, entre elas, sua grande capacidade de dissolver substâncias, além de conter nutrientes orgânicos e inorgânicos, é encontrada em maior quantidade na forma líquida, aspectos essenciais aos seres vivos.

A água (H2O) é um líquido formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio.

A água tem uma estrutura molecular simples. Ela é composta de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio. Cada átomo de hidrogênio liga-se covalentemente ao átomo de oxigênio, compartilhando com ele um par de elétrons. O oxigênio também tem um par de elétrons não compartilhados.

A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso. Assim, o ciclo da água corresponde ao movimento da água da natureza e, portanto, apresenta os processos de transformação da água.

A água também é um importante componente do plasma sanguíneo, sendo responsável, portanto, pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. Assim como ela atua levando substâncias, também funciona transportando os produtos do metabolismo até os locais de sua eliminação.

Ela ajuda a hidratar, transportar nutrientes até as células e auxilia na eliminação de toxinas do corpo através do suor e da urina.

A água é a substância química de fórmula H2O: uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio ligados covalentemente a um átomo de oxigênio. A água é um líquido insípido e inodoro nas condições ambientes de temperatura e pressão, e parece incolor em pequenas quantidades, apesar de ter um matiz azul muito leve.

A água é indispensável aos seres vivos. Sem ela seria impossível a vida na Terra. Ela não tem cheiro (inodora), não tem cor (incolor), não tem sabor (insípida) e é formada por dois gases: hidrogênio (H) e oxigênio (O2).

Pela química moderna a água não é considerada um elemento. A água é uma substância – uma molécula – formada pelos elementos hidrogênio e oxigênio; mais especificamente uma molécula de água é formada por 2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio. A ideia de que existiam 'elementos' terra, água, fogo, ar…

Nada menos do que 1,67 x 10²¹ moléculas, um número tão grande que, se escrito, ocuparia umas duas linhas da nossa matéria. Vamos aos cálculos: Um mol de água, que é a quantidade padrão usada pelos químicos, corresponde a 18 gramas e contém 6,022 x 1023 moléculas.

Como água é um composto polar, o oxigênio (pólo negativo) da molécula pode interagir fortemente de maneira intermolecular com hidrogênios (pólos positivos) das moléculas vizinhas através de uma atração eletrostática.

A fórmula estrutural é o esquema que indica a estrutura, ou seja, a disposição dos átomos de elementos químicos que compõem a cadeia, bem como a ligação entre eles. Para demonstrar a ligação entre os átomos, utilizam-se traços para simbolizar os elétrons compartilhados em cada ligação.

A água do mar contém quase todos os elementos, do hidrogênio ao urânio, e é composta por 96,7% de água e 3,3% de sais dissolvidos (Jones, 1999). Apenas sete elementos respondem por cerca de 93,5% dos sais dissolvidos, todos em sua forma iônica (Figura 3.1) (Matsuura, 2001; Visser, 2001).

Água potável é o nome que se dá à água própria para o consumo humano, ou seja, a água que não oferece nenhum risco à saúde. As características básicas da água potável são não possuir cor, gosto ou cheiro.