Qual a sua importância para a vida em sociedade?

Perguntado por: ibelchior . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A vida em grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades, consola nos momentos difíceis. Mas nem sempre a convivência é simples. Conviver é o desafio de encontrar harmonia nas relações, equilibrando planos compartilhados com visões de mundo diferenciadas.

Somos seres que sentimos profundamente e buscamos sempre um sentido de sermos quem somos. Vamos, desde nosso nascimento e por toda a vida, registrar o que vivemos em nossa memória e daí extraímos o nosso sentido de existir.

A vida em sociedade é a forma que os seres humanos vivem e interagem no espaço físico denominado por sociedade. Para viver bem em sociedade as pessoas devem ser éticas, pois por meio da ética as pessoas podem construir um conjunto de valores morais para serem bem sucedidos na sociedade.

A boa convivência deve estar presente em qualquer propriedade de vizinhos, escritório de trabalho, bem como em qualquer limiar que atravessarmos e onde houver pessoas. Convivência é a responsabilidade de conhecer e entender o outro, vendo-nos, por sua vez, refletidos nos demais.

A convivência social permite que as crianças criem um sentimento de pertença a um grupo específico. Dessa forma, um grupo saudável de amigos aumenta o nível de conforto da criança com sua própria identidade que eleva a autoestima através de experiências emocionantes e divertidas.

Ao valorizar a vida, temos a capacidade de perceber que ela é única e irrecuperável. Sendo assim, viver bem com os seus semelhantes potencializa uma mentalidade e experiências que promovem felicidade, paz, bem-estar, saúde física e mental e, como consequência, uma excelente qualidade de vida.

Amar, ajudar e prestar serviços aos demais” foi a resposta da maioria.

8 dicas de como viver sua vida melhor.

  • Seja corajoso. É preciso coragem para ir atrás de seus sonhos. ...
  • Seja você Você não precisa sacrificar o que você acredita ou deixar de ser quem você é para alcançar sucesso na vida. ...
  • Seja respeitoso. ...
  • Diga sim. ...
  • Tenha grandes sonhos. ...
  • Se divirta. ...
  • Devolva. ...
  • Cuide de si.

Viver em sociedade significa aceitar regras comuns e se relacionar com outras pessoas. E, na realidade, as regras comuns são definidas pelo Estado. Partindo desse ponto de vista, o Estado é quem cria leis capazes de definir o que cada cidadão pode ou não fazer.

Resposta: Viver em sociedade é adaptar-se as mesmas regras, normas e leis, compartilhar valores e crenças e respeitar os direitos e as diferenças de outras pessoas, dentro de um mesmo território.

A sociedade é um conceito muito complexo, mas podemos dizer que se trata de um conjunto de pessoas que vivem em certo período e em um determinado espaço, seguindo normas comuns e unidas em um corpo social. Podemos falar na sociedade grega, cristã, medieval, brasileira etc.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

Devemos exercitar os valores relativos do respeito, otimismo, tolerância, calma, coragem, amabilidade, responsabilidade, ética, respeito à natureza, cooperação, solidariedade, justiça, entre outros que, alimentam o nosso caráter e guiam a nossa conduta.

Saber conviver é um componente essencial que deveria "vir de fábrica" em nossa mente e coração. Somente assim moldaríamos cenários sociais mais empáticos, preparados para conseguir acordos, resolver problemas e avançar como grupo.

O convívio social traz muitas vantagens para a saúde mental e física dos indivíduos. O risco reduzido de depressão, demência e o alívio do estresse promovidos pela interação com outras pessoas melhora o estado de bem-estar e ajuda a prevenir doenças de modo geral, especialmente em pessoas com mais idade.

Ter boa comunicação, ser cordial, agradável e respeitoso é regra fundamental em qualquer tipo de relações humanas.

Uma boa base de valor proporcionará satisfação pessoal, ajudará as interações sociais e promoverá a sobrevivência de uma sociedade. Os valores não apenas removem aspectos negativos de um indivíduo, mas também ajudam a cultivar personalidades que podem aproveitar ao máximo os frutos de uma cultura positiva.

Valorizar a vida não significa fugir da rotina ou buscar emoções extremas para sentir o seu coração bater. Significa abrir os olhos, estar atento aos detalhes e aproveitar o momento. É tomar consciência do que você é e tem para ser grato e lutar para mantê-lo.

Antes de tudo, se você está precisando de ajuda: acesse o site do CVV – Centro de Valorização da Vida: realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.