Qual a solução para o problema do desmatamento?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Esse cenário de devastação requer políticas preservacionistas a fim de proteger-se os recursos naturais. Desse modo, uma solução é a implementação de modelos de produção de cunho sustentável voltados para o desenvolvimento econômico em conjunto com a preservação ambiental.

Elas fornecem alimentação, abrigo, saúde, remédios e são essenciais para a manutenção da diversidade de culturas e identidades. Além disso, outras milhões de pessoas também vivem às margens das florestas e delas dependem para obter renda e recursos naturais como frutas, café, madeira, castanhas e seiva de árvores.

Procure por iniciativas que busquem por voluntários, como os projetos de ONGs nacionais e ideias independentes, encaixando-se num espaço de sua preferencia e auxiliando no combate ao desmatamento, ao desrespeito ambiental e à exploração da natureza.

A principal causa do desmatamento está ligada à ação antrópica, ou seja, à atuação do ser humano no processo de remoção da vegetação. Desse modo, o desmatamento, na maior parte das áreas florestadas, é causado diretamente pelas atividades produtivas desenvolvidas pelo ser humano em sua totalidade.

As soluções ambientais são um conjunto de estratégias e projetos que visam proporcionar o desenvolvimento da indústria de uma forma sustentável, ou seja, que não prejudique o meio ambiente, a vida humana e que assegure às formas de vida do local um habitat seguro.

Apesar do cenário sombrio, grandes empresas e até cidadãos comuns podem contribuir para a preservação do bioma amazônico.
...
Conheça quatro ações que podem ajudar a salvar a Amazônia.

  1. Consumo consciente. ...
  2. Fortaleça as redes de apoio. ...
  3. Aprenda com os povos da floresta. ...
  4. Incentive o reflorestamento.

O Ibama é uma autarquia federal, dotada de autonomia administrativa e financeira, vinculada ao MMA. O instituto tem como uma de suas principais atribuições a fiscalização, o monitoramento e o controle ambiental e o exercício do poder de polícia ambiental.

Vamos lembrar algumas medidas simples que podemos tomar para amenizar os danos no planeta Terra:

  • Reduzir e separar o lixo: Estima-se que o Brasil produza cerca de 150 mil toneladas de lixo todos os dias. ...
  • Usar sacolas retornáveis. ...
  • Reduzir o uso de gasolina. ...
  • Economizar água. ...
  • Use menos energia.

O desmatamento é um processo de degradação da vegetação nativa de uma região e pode provocar um processo de desertificação. Além disso, é considerado como desmatamento a retirada completa da vegetação a partir do chamado “corte raso”.

O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais do nosso tempo. Além de devastar as florestas e os recursos naturais, ele compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade.

5 formas de acabar com o desmatamento da Amazônia

  1. Instituir o imposto rural. ...
  2. Ampliar a moratória da soja para o cerrado. ...
  3. Eliminar o mercado de carne ilegal. ...
  4. Aumentar a fiscalização do crédito para a agricultura. ...
  5. Definir novas medidas de combate ao desmatamento.

A extração e o descarte indevido da madeira geram impactos negativos no meio ambiente. Para evitar o desmatamento e minimizar os danos causados à natureza, a reciclagem de madeira é uma das melhores soluções.

Estimativa de desmatamento na Amazônia Legal para 2022 é de 11.568 km2. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), concluiu a estimativa da taxa de desmatamento na Amazônia Legal Brasileira (ALB).

O que são soluções sustentáveis?

  • climatização e iluminação naturais;
  • materiais recicláveis, biodegradáveis, menos poluentes;
  • sistemas digitais ou digitalizados;
  • tratamento de resíduos industriais;
  • fontes alternativas de energia elétrica e muitas outras.

8 maneiras de colaborar para a sustentabilidade

  • Separe o lixo. ...
  • Economize água em casa. ...
  • Aproveite todas as partes dos alimentos. ...
  • Promova a economia local. ...
  • Deixe o carro na garagem. ...
  • Economize energia elétrica. ...
  • Reutilize embalagens. ...
  • Evite compras por impulso.

Reciclagem; – Uso racional de água e da energia; – Utilização de produtos biodegradáveis e ecológicos; – Entre outras.

  1. Compre produtos de madeira certificada. Questione a origem dos produtos feitos de madeira, como móveis e papel. ...
  2. Evite a carne bovina e prefira produtos certificados. ...
  3. Reduza o consumo de papel. ...
  4. Apoie programas de conservação de florestas. ...
  5. Informe-se. ...
  6. Use sua voz. ...
  7. Reflita.

Vale iniciar compreendendo o conceito e quais são os principais elementos que o compõem. A partir disso, pesquise também as últimas notícias relacionadas ao tema, como questões de aquecimento global, desflorestamento, poluição da água e do ar, extinção de espécies, entre outros. Depois disso, procure praticar.