Qual a solução para o problema da divergência do preço dos produtos no PDV e panfleto promocional?
De acordo com o Código do Consumidor, se existem dois preços distintos na loja, o cliente deve pagar pelo menor — e exigir o cumprimento da oferta ou aceitar outro produto equivalente.
O que fazer quando o mesmo produto tem preços diferentes na loja?
O consumidor que encontrar valores distintos para o mesmo produto, num determinado estabelecimento, tem o direito de pagar o menor preço.
Quais cuidados os comerciantes devem ter para evitar preços diferentes entre a gôndola e no sistema?
Manter os preços sempre atualizados entre a gôndola e o caixa é importante para que ninguém saia prejudicado, por isso o comerciante deve criar uma rotina de atualização e verificação dos preços.
Quando a divergência de preço qual o direito do consumidor?
O artigo 5º da Lei é bastante claro: “No caso de divergência de preços para o mesmo produto entre os sistemas de informação de preços utilizados pelo estabelecimento, o consumidor pagará o menor dentre eles”.
Qual o direito do consumidor quando o preço errado na prateleira?
O órgão orienta que nesses casos de divergência, o consumidor deve pagar o valor mais baixo, de acordo com o artigo 5° da Lei 10.962/04. O artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor prevê que o fornecedor é obrigado a cumprir a oferta.
O que significa divergência de preços?
Trata-se da divergência no preço, que acontece quando o preço anunciado pela loja ou fixado na prateleira – ou no próprio produto –, ou ainda em um folder promocional não é o mesmo verificado no caixa na hora de efetuar o pagamento.
O que fazer quando o produto não tem preço?
Precisa da notificação do Procon, loja não quer cumprir sobre o preço que estiver mais próximo, pois caso contrário, vai caracterizar crime contra o Código de Defesa do Consumidor, que determina no seu artigo 66, não havendo preço, existe omissão de informação relevante e a pena é de detenção ...
O que fazer quando o produto vem errado?
Pedido errado
Casos assim são classificados como descumprimento da oferta, destacados nos artigos 30 e 35 do CDC. O documento orienta que o consumidor tem direito de exigir uma nova entrega, solicitar o estorno mediante cancelamento ou pedir um desconto para o produto entregue.
Porque o mesmo produto tem preços diferentes?
Cada plataforma de venda possui um percentual deduzido das vendas realizadas. Por isso, é importante calcular o preço de venda do seu produto considerando o valor da comissão de cada marketplace, o que pode resultar em um valor diferente para o mesmo produto.
Como aumentar os preços dos produtos?
5 dicas de como aumentar o preço de um produto
- Não seja drástico.
- Alinhe o discurso entre todos os vendedores.
- Comunique o cliente com antecedência.
- Mostre o valor do seu produto ou serviço.
- Recompense os clientes fiéis.
Como fazer para definir o preço de um produto?
A definição do preço adequado de venda de um produto ou serviço junto ao mercado depende do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor calculado, em função dos seus custos e despesas. O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria, produto ou serviço, somado às despesas variáveis e fixas proporcionais.
Como proceder no caso de não encontrar preços nas gôndolas de supermercado?
Se no lugar onde for fazer suas compras muitos produtos não tiverem seus preços, ou se não tiver o leitor de código de barras, ou se o leitor não funcionar, chame o gerente e relate o ocorrido, ou tire fotos dos produtos sem preço e faça uma denúncia ao PROCON.
Quais estratégias podem ser utilizadas para evitar que os produtos expostos nas gôndolas passem do prazo de validade?
Uma estratégia bastante utilizada no varejo para “queimar” estoque é a realização de promoções. Ao estimular o consumidor a fazer compras por meio de descontos, o supermercado evita que mercadorias passem do prazo de validade.
Como deve ser a informação dos preços para o consumidor?
Eventuais descontos oferecidos em função do prazo ou meio de pagamento utilizado devem ser informados em local e formato visíveis ao consumidor. Todas as informações sobre o preço devem vir indicadas da mesma forma, com fonte e tamanho de letra iguais.
O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre preço?
O inciso 3º estabelece que é direito básico do consumidor a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.
O que diz o Código de Defesa do Consumidor sobre orçamento?
Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art.
O que diz o artigo 72 do Código do consumidor?
Art. 72. Impedir ou dificultar o acesso do consumidor às informações que sobre ele constem em cadastros, banco de dados, fichas e registros: Pena Detenção de seis meses a um ano ou multa.
O que diz o artigo 47 do Código de Defesa do Consumidor?
Dentre as disposições fundamentais do CDC, está aquela que determina a interpretação mais favorável ao consumidor (art. 47). O intérprete, diante de um contrato de consumo, deverá atribuir às cláusulas contratuais sentido que atenda, de modo equilibrado e efetivo, os interesses do consumidor.