Qual a solução defendida por Malthus?

Perguntado por: umello . Última atualização: 1 de março de 2023
4.8 / 5 7 votos

A teoria malthusiana defende que, mediante ao crescimento acelerado da população mundial, haveria um problema de escassez de alimentos, visto que a perspectiva do crescimento da oferta de alimentos era inferior ao que se previa para população.

Logo, a Teoria Malthusiana defendia métodos conservadores para a diminuição do crescimento da população, como a abstinência sexual, o planejamento familiar e o controle gestacional.

Segundo a teoria malthusiana, mudanças comportamentais, como a abstinência sexual e o adiamento dos matrimônios, seriam algumas das medidas para conter o crescimento populacional.

Explicação:A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria. .

Conheça as principais teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e reformismo.

A teoria malthusiana diz que a população cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, havendo um descompasso entre elas. A teoria malthusiana versa sobre o crescimento populacional acelerado e a produção de alimentos desproporcional.

A teoria malthusiana foi considerada errada porque o ser humano aprimorou suas técnicas de produção, conseguindo garantir recursos suficientes para toda a população mundial. Contudo, muitos ficam sem alimento devido a maneira que sua distribuição ocorre.

A teoria reformista é uma teoria demográfica que defende a ideia de que as altas taxas de natalidade e o crescimento populacional não são a causa do baixo desenvolvimento socioeconômico dos países, mas sim o contrário.

O que defendiam os Neomalthusianos? Os Neomalthusianos defendiam que quanto maior a população, mais intrínseca seria a pobreza, sendo necessário o controle da taxa de fecundidade, sobretudo em países considerados “subdesenvolvidos”.

A teoria populacional neomalthusiana, ou neomalthusianismo, é uma teoria demográfica contemporânea adaptada da teoria desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736-1834).

O que é a Teoria Malthusiana:
De acordo com o pensamento Malthusiano, a população cresceria muito rapidamente e em progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16...), enquanto a produção de alimentos, por sua vez, teria um crescimento lento e em progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5...).

Ele afirma que a população sempre crescerá mais rápido do que a produção de alimentos. Com isso, irá faltar comida para alimentar a quantidade de pessoas existentes e o número de pobres aumentará.

Qual alternativa apresenta corretamente uma crítica à teoria de Malthus: A) A defesa da diminuição de programas assistencialistas para desincentivar a natalidade. B) A realização de pesquisas que defendiam a adoção de medicamentos contraceptivos.

A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.

A CRÍTICA DE MARX À TEORIA MALTHUSIANA
Para Marx, era “odioso colocar a culpa da pobreza nos pobres”, uma vez que o verdadeiro responsável pelo agravamento da pobreza no mundo era o sistema capitalista, ao não incluir todos de forma minimamente igualitária, gerando assim as desigualdades dentro da sociedade.

Suas previsões não se concretizaram porque ele não previu as enormes transformações que ocorreriam posteriormente, no processo produtivo dos alimentos e no ritmo de crescimento da população: a produção de alimentos cresceu a um ritmo muito maior que a população, quase invertendo a equação geométrica x aritmética de ...

Os pontos em comum dos pensadores que é ambos defendiam a léi terrea dos salários e criticavam a lei dos pobres, que em ver, apenas agravava ainda mais a pobreza. Ricardo diferentemente de Malthus, era teórico, defendia a lei de Say (lei dos mercados), queria a abolição das leis dos cereais e defendia o laisser-faire.

A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.