Qual a situação atual da demografia brasileira?

Perguntado por: omello . Última atualização: 1 de março de 2023
4.9 / 5 2 votos

A população brasileira atual é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010). Segundo as estimativas, no ano de 2025, a população brasileira deverá atingir 228 milhões de habitantes.

Demografia do Brasil é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características demográficas da população no território brasileiro.

Demografia é a ciência que tem como objeto de estudo as dinâmicas da população. Logo, é um campo do conhecimento que trata da produção e interpretação de informações diversas sobre a população em geral, a partir de meios como gráficos, tabelas e relatórios diversos.

As pessoas estão vivendo mais tempo, mas nos países mais pobres vivem 7 anos menos que a média global. A população mundial está envelhecendo, com o número de pessoas com mais de 65 anos crescendo mais rápido. A queda na proporção da população economicamente ativa aumenta a pressão nos sistemas de proteção social.

O Brasil foi um dos países de maior crescimento populacional do mundo, pois tinha 3,4 milhões de habitantes em 1800 (representando 0,35% da população global) e passou para cerca de 213 milhões em 2021 (representando 2,7% da população global). A população brasileira cresceu 62 vezes em 1800 e 2021.

As quatro fases são: pré-transição demográfica, aceleração demográfica, desaceleração demográfica e estabilização demográfica. As consequências da transição demográfica evidenciam os impactos da mudança populacional nas sociedades humanas.

O Brasil está passando por um processo de transição demográfica que se deu, basicamente, em função da diminuição das taxas de natalidade concomitantes a redução nas taxas de mortalidade, e uma das principais consequências deste processo será o envelhecimento da população brasileira.

O intenso crescimento brasileiro se deve, sobretudo da cultura de famílias com um grande número de filhos, dos fluxos migratórios que ocorreram ao longo do processo de povoamento do país, a melhoria das condições médico-sanitárias, além da criação de vacinas e métodos de tratamento de doenças.

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais.

A demografia é o ramo da geografia que se dedica ao estudo das populações e a relação delas com a sociedade. Por meio dos conceitos demográficos é possível entender a economia, a política, a cultura e até mesmo o desenvolvimento de uma nação.

O IBGE estima que 84% da população brasileira resida em áreas urbanas, sendo que mais da metade tem idade entre 15 e 64 anos, existindo aproximadamente 96 homens para cada 100 mulheres no país. Além do mais, a população chegou aos incríveis 190 milhões de habitantes.

Demografia analítica: responsável pela elaboração metodológica e fornecimento de dados; Demografia política: a aplicação dos estudos anteriores em políticas públicas voltadas para o controle populacional e melhorias na qualidade de vida da sociedade.

São indicadores: população; razão entre os sexos; crescimento populacional; taxa de fecundidade; taxa bruta de natalidade; mortalidade proporcional por idade em menores de um ano; esperança de vida ao nascer; índice de envelhecimento, entre outros.

Uma das principais causas da explosão demográfica foram os avanços tecnológicos proporcionados pela Revolução Industrial. Após o início desse período, observou-se um acentuado processo de migração do campo para as zonas urbanas.

Características demográficas do consumidor são informações como idade, profissão, gênero, estado civil, nível de escolaridade, naturalidade, etnia, entre outras.

Ainda segundo projeções, o decréscimo populacional no Brasil deve se iniciar em 2030, quando a população brasileira atingirá o seu ápice com 208 milhões de habitantes (Ipea, 2012). Fonte: Desa/ONU.

Segundo os autores, a população brasileira saltaria de 211,8 milhões (dado de 2017) para um pico de 235,49 milhões em 2043, quando entraria em queda acentuada, até chegar a 164,75 milhões de brasileiros em 2100.

A razão fundamental da queda das taxas de crescimento populacional no Brasil foi a diminuição da taxa de fecundidade (média de número de filhos por mulher em idade de procriar, entre 15 a 49 anos), que caiu de 6,3 filhos, em 1960, para 2,0 filhos, em 2006, o que significa que as famílias brasileiras estão diminuindo.

Em 2010, ano do último Censo, os idosos eram 7,3%. Outro dado importante do estudo é a retração populacional. A população do País continuará a crescer até 2047, quando chegará a 233,2 milhões de pessoas. Nos anos seguintes, ela cairá gradualmente, até os 228,3 milhões em 2060.