Qual a simbologia que se esconde por trás dos adornos e pinturas utilizados pelos índios?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Existem desenhos que demonstram sentimentos, desde os mais felizes até os de revolta e indignação pelos problemas enfrentados nas aldeias. Muitas vezes significam também luto, tristeza e passagem. Outra característica representada pela arte corporal indígena são as peles de animais como jabutis, cobras, entre outros.

A língua, o modo de se relacionar com a natureza e a organização do território são elementos que marcam a identidade dos diferentes povos indígenas e evidenciam a grande diversidade cultural existente entre eles. A diversidade também se expressa nas manifestações artísticas de cada grupo.

Os indígenas carregam no corpo e no rosto a identidade cultural de seu povo. As pinturas são as marcas de muitas etnias e são diferentes para cada ocasião. As tintas são feitas de elementos naturais, como urucum e jenipapo, e podem manter-se na pele por um período de 15 a 20 dias.

Elas pintam o grafismo que é conhecido como Kene Kuin - o desenho verdadeiro. Esse desenho é considerado por eles como um adereço de beleza para as pessoas e para os objetos.

A cor amarela representa o sol, o vermelho, o fogo, a cor marrom representa a terra, o azul significa o céu e o verde, a natureza.

É um elemento cultural fundamental, produzido por tradição e preservação da cultura. A conservação da arte indígena é uma forma de manter vivas as tradições culturais das diversas etnias indígenas brasileiras, que já produziam sua arte antes mesmo da chegada da colonização portuguesa ao país.

Cocar e peças plumárias. O cocar e outros enfeites indígenas feitos de plumas são muito utilizados por indígenas brasileiros.

Etnia Fulni-ô reconhece o cocar como forma de conexão
Para os Fulni-ô, quem ganha um cocar deve cuidar muito bem dele, por ser parte da identidade das comunidades indígenas.

Os índios utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado aos diversos manifestos culturais de sua sociedade. Para cada evento há uma pintura específica: luta, caça, casamento, morte. Todo ritual indígena é retratado nos corpos dos mesmos na forma de pintura, é a expressão artística mais intensa dos índios.

A cultura é impregnada de símbolos que refletem a identidade de um povo, entre as quais há a língua, a escrita, as figuras, a expressão corporal, gestos, números, a cor e a fala. Tudo isso influência inconscientemente a maneira de ser e viver.

Os símbolos culturais são representações arquetípicas que orientam a cultura. Os símbolos culturais estão relacionados geralmente relacionados com as religiões. Devemos lembrar que uma religião não é Um simbolo, mas um sistema simbólico.

Os indígenas buscam referências visuais nos elementos da natureza, para a construção dos desenhos nas pinturas corporais. Por tanto, utilizam-se de pigmentos oriundos de vegetais e minerais geralmente encontrados nas regiões onde habitam.

Também para revelar de quem se trata, como está se sentindo e o que pretende. As cores e os desenhos 'falam', dão recados. Caprichar na tinta, nas cores e nos desenhos garantem boa sorte na caça, na guerra, na pesca, na viagem. Cada tribo e cada família desenvolvem padrões de pintura fiéis ao seu modo de ser.

A pintura corporal é uma forma de arte antiga que tem sido praticada por povos de todo o mundo há séculos. Ela surgiu inicialmente como uma forma de adornamento, mas também pode ter sido usada como um meio de expressão e comunicação.

Para realizar a pintura, os índios utilizam tintas naturais feitas à base de plantas e frutos. A cor branca é alcançada com o uso da tabatinga, a tonalidade vermelha, por sua vez, é obtida com o urucum. Outros frutos como o jenipapo também são bastante usados.

Arte Plumária
O uso de plumas na arte indígena se dá de dois modos, para colagem de penas no corpo e para confecção e decoração de artefatos como, por exemplo, as máscaras, colares etc.

Eles possuem significados e marcações, transmitindo mensagens como: Sexo, idade, filiação, posição social na tribo, representa ainda a diferenciação entre as comunidades indígenas. A arte plumária é mais utilizada por homens, pois eles possuem um grau de importância maior do que o das mulheres em suas culturas.

A pintura corporal indígena tem grande importância e seu significado é muito amplo, podendo ir da simples expressão de beleza e erotismo à indicação de preparação para a guerra ou, até mesmo, como uma das formas de aplacar a ira dos demônios.

Características da arte indígena
Intimamente ligadas à vida em comunidade, às necessidades diárias, celebrações, cerimônias e rituais, estas formas artísticas estão alicerçadas nas tradições e são transmitidas de geração em geração.

Além da relevância estética, as pinturas traduzem usos, costumes, saberes e tradições ancestrais, obedecendo a preceitos simbólicos e ritualísticos passados de geração em geração. As tinturas são preparadas de diferentes formas.

Os adornos possuem um poder simbólico e prático muito grande no cotidiano das pessoas e das coletividades indígenas, pois representam o sentido, os desafios e o prazer de viver”, explica Gersem Baniwa, professor adjunto da Faculdade de Educação e Diretor de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Amazonas ( ...