Qual a simbologia do Flamingo?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O flamingo é um pássaro rosado e de grande porte que conhece e indica a luz. É um símbolo da alma em ascensão, a qual deixa as trevas para encontrar a luz.

O flamingo é o primeiro a ser citado quando o assunto é animal rosa. As pernas compridas, o andar esguio e o bico curvado são características marcantes da espécie, além da tonalidade rosada das penas. Essa ave chama bastante a atenção pela beleza. No entanto, o flamingo tem um destaque maior devido à altura.

O flamingo é um arquétipo perfeito ao amor porque as aves costumam ficar juntas pelo restante de suas vidas. Ademais, quando dois flamingos ficam juntos, notamos o formato de coração neles, reforçando sua energia ao amor. Não apenas em suas intenções, mas os flamingos acabam levando no corpo a forma física do amor.

É no fígado desse bicho de pernas grandes e finas, bico grande e curvo e pescoço comprido que a 'mágica' acontece. O caroteno sofre alteração por meio de enzimas e se transforma em cantaxantina, substância responsável pela pigmentação rosada que 'tinge' as penas de dentro para fora. Nem sempre as plumas são rosas.

Os flamingos não possuem glândulas mamárias, mas podem produzir uma espécie de “leite” em seus tratos digestivos superiores. Tanto os machos, quanto as fêmeas produzem essa substância para alimentar seus filhotes, que contém poteína, gordura e glóbulos vermelhos e brancos, como o leite dos mamíferos.

Uma pesquisa própria realizada por Anderson sugere que esses pássaros usam a posição para conservar calor. Entre outros fatores, sua equipe descobriu que o número de pássaros que ficam sobre uma perna cai conforme a temperatura ambiente sobe.

No fim das contas, ficar igual saci serve apenas para evitar a fadiga. É isso mesmo. Recolher uma das pernas confere uma posição de descanso mais cômoda do que a convencional para os flamingos, bípedes por natureza. E, além disso, gasta uma quantidade menor de energia.

Eu sou a energia vital do Arquétipo do Flamingo.” “Eu posso atrair o amor verdadeiro que tanto busco.” “Eu sou capaz de construir um relacionamento saudável.” “Eu tenho a alma e o coração dignos de dar e receber amor.”

· Phoenicopterus ruber (Linnaeus, 1758). Família Phoenicopteridae. Nome popular: flamingo, ganso-do-norte, ganso-cor-de-rosa, maranhão.

Flamingos comem agitando lama e água nas lagoas onde se alimentam e, em seguida, mergulham seus bicos na mistura e filtram plantas comestíveis, algas e crustáceos.

O entendimento como arquétipo
A coruja é um arquétipo dos mais poderosos que existem! Ela auxilia a sair da estagnação, sendo ideal para auxiliar na busca pelo conhecimento. Além disso, traz facilidade para superar desafios e eleva a busca por expansão de consciência.

Alguns Arquétipos para atrair amor
Beija-flor: É a representação do amor verdadeiro, felicidade, alegria, divino, potencializando o poder pessoal e autoestima. Rosa vermelha: Representa paixão e sedução, trabalha também o amor próprio. Flamingo: Representa a perfeição do amor e a união dos casais apaixonados.

Por ser o símbolo da beleza, o arquétipo de Afrodite é capaz de aumentar a autoestima. Esse arquétipo também pode chamar a atenção de outras pessoas, seduzi-las, pois eleva os níveis de feromônio e ocitocina. Sendo assim, a libido também é estimulada, tornando a pessoa mais confiante, corajosa, desejada e apaixonante.

No brilhante mundo novo do otimismo americano pós-guerra, os pássaros rosa de Featherstone eram um símbolo do sonho americano e seus ideais da boa vida, como viajar para um lugar exótico - ou ao menos sonhar com isso. O plástico era o material barato e milagroso que ajudou a nova cultura de consumo dos Estados Unidos.

Distribuição Geográfica: Ocorrem no Brasil na região Norte exclusivamente no Amapá. Mundialmente há registros em países como as Antilhas e no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Habitat: Habitam lagoas salobras rasas, principalmente sem vegetações e próximas ao mar.

Para a produção de novas penas, a gordura imersa dessa substância cheia de pigmentos alaranjados e avermelhados é necessária, e então os flamingos vão ficando cada vez mais cor-de-rosa, na medida em que novas penas vão crescendo. Simples assim.

Os flamingos se excitam com a dança, uma preliminar para o acasalamento.

De acordo com o trabalho científico, os flamingos são capazes de permanecer e até mesmo dormir apoiados em uma perna só. A anatomia que permite ao animal a postura passiva, ou seja, sem exigir esforço, não foi completamente compreendida pelos pesquisadores e será o foco do próximo passo do estudo.