Qual a simbologia da lentilha?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Além de oferecer benefícios para a saúde, a lentilha é símbolo de prosperidade e sorte. Uma superstição italiana trazida ao Brasil pelos imigrantes diz que comer pelo menos uma colher do alimento da família das leguminosas na ceia de Réveillon atrai fartura à mesa durante todo o ano.

Segundo antiga tradição, originária na Itália, e relacionada à passagem de ano, comer lentilhas na noite do Réveillon, traz sorte para o ano novo. A forma achatada da lentilha é semelhante às moedas e, portanto, está associada à prosperidade e à riqueza. A lentilha é deliciosa e nutritiva, é rica em ferro e fibras.

A tradição de comer lentilha na passagem de ano foi trazida para o Brasil pelos imigrantes italianos. A corrente diz que o grão, que é parecido com o feijão, deve ser o primeiro alimento consumido no Ano Novo, tão logo o relógio marque a virada, para atrair fartura e prosperidade financeira.

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca. Esaú, o preferido do pai, tinha vocação rural, era caçador.

Com origem na Ásia Ocidental e Central, a lentilha é a pulse mais antiga, que se tem conhecimento. Devido seu centro de origem, a lentilha possui boa adaptação ao clima temperado (cultura de inverno) com temperaturas ideais para germinação variando de 15º a 25ºC.

Ele estava com muita fome e implorou a Jacó que o alimentasse. O Senhor queria que Jacó recebesse a bênção da primogenitura porque Esaú não era digno dela. Jacó pediu a Esaú que trocasse a primogenitura por comida. Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó.

A atitude de Esaú em relação à primogenitura serve de reflexão. Por desprezar a primogenitura, ele é descrito como um homem profano: E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura (Hebreus 12;16).

Samá lutou sozinho, mas não fugiu, ele guerreou e defendeu aquele campo de lentilhas com todas as suas forças. A Bíblia diz que Samá matou os filisteus e o Senhor operou um grande livramento em Israel pela mão de Samá.

Lentilha simboliza sorte, dinheiro e prosperidade
Em muitos países, a lentilha é consumida por ser verde e redondinha (semelhante às moedas), o que, de acordo com a simpatia, serve para atrair mais dinheiro para o ano que se inicia.

ROMÃ

ROMÃ O romã não pode faltar na tradicional ceia de ano-novo. A fruta simboliza fertilidade e prosperidade, além de florescimento, crescimento e abundância.

Quem não pode comer
Por aumentar a produção de gases intestinais, provocando desconforto gástrico, a lentilha também deve ser evitada por pessoas com diarreia e colite ulcerativa. Além disso, a lentilha não é indicada para pessoas que têm intolerância ou alergia a essa leguminosa.

Como fazer:
Na noite do dia 31 de dezembro, cinco minutos antes da meia noite, distribua seis das sete moedas entre três pessoas que estejam com você. Coloque em sua carteira a moeda que sobrou. Ainda na primeira semana do ano, jogue essa mesma moeda em uma fonte e peça para ela atrair dinheiro em 2023.

A tradição de comer lentilha no ano novo veio da Itália e foi trazida por imigrantes que garantiam que, exatamente à meia-noite, quem quiser ter prosperidade a partir do dia 1° de janeiro deve comer um prato desse alimento.

Além das aves, frutas com espinhos na casca também devem ser evitadas na ceia de Ano-Novo. De acordo com a crença, os espinhos representariam obstáculos e situações difíceis no futuro. O que comer: Por isso, em vez de abacaxi, pitaia, lichia e graviola, por exemplo, sirva uvas, maçãs e romã no Réveillon.

Esaú acabou trocando a sua primogenitura, pelo prato de lentilhas, pois estava faminto, e não quis esperar. Ele não deu valor a promessa que Deus tinha derramado sobre a vida dele, ele foi imediatista e só focou no aqui e agora sem pensar no amanhã.

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca.

Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas, porque estava com fome e não soube esperar um pouco mais pela provisão do Senhor.

O pesquisador Warley Marcos Nascimento, da Embrapa Hortaliças, explica que no Brasil não há tradição de consumo de lentilha, daí a produção irrisória. O brasileiro, destaca, prefere o tradicional feijão. 'Há apenas alguns plantios de subsistência e pequenas áreas de produção no Rio Grande do Sul', diz.

A origem desta superstição é italiana e foi trazida ao Brasil pelos imigrantes. Na Itália, existe até um ditado popular que diz: "Lentilha no Ano-Novo, dinheiro o ano todo" (“Lenticchie a capod´anno franchi tutto l´anno").