Qual a sigla do Conselho Regional de Medicina?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O Conselho Regional de Medicina (CRM) está presente em todos os estados do país para padronizar diversas condutas da profissão e acompanhar a regulamentação das normas mais importantes, como o Código de Ética Médica, publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A sigla, na verdade, faz referência ao Conselho Regional de Medicina, que são órgãos estaduais, vinculado ao Conselho Federal de Medicina (CFM).

O RQE, Registro de Qualificação de Especialista, é um documento conquistado quando um médico registra um título de especialista em seu CRM (registro no Conselho Regional de Medicina). Ao completar a graduação em Medicina, os profissionais ganham um número do CRM, que todos os médicos generalistas possuem.

O CRM médico é específico para profissionais formados no curso de medicina. Outras formações da área de saúde, assim como outros segmentos, possuem outro tipo de registro. É o caso do registro no COREN, necessário para os profissionais formados em Enfermagem.

Obs 1: O médico pode ter várias inscrições secundárias, ou seja, ter CRM de vários estados. Mas deverá pagar anuidades em todos eles, independentemente de estar exercendo ou não a medicina naqueles estados, até que solicite e obtenha o cancelamento das respectivas inscrições.

Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) vs. Otimização de Conversão (CRO): entenda a relação. Como vimos em nossa introdução, tanto o CRM como o CRO podem se beneficiar quando associados, sobretudo no que diz respeito à coleta de dados, prospecção de leads e, claro, conversão de vendas.

Ex.: 1 - Conselho Regional de Medicina (CRM); 2 - Conselho Regional de Odontologia (CRO) ou 3 - Registro do Ministério da Saúde (RMS).

CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

Tanto o CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) quanto o CRN (Conselhos Regionais de Nutricionistas) tem como finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o território brasileiro em defesa da sociedade.

Ele funciona como seu “atestado” de liberação para atuar como médico, seja em clínicas, hospitais ou de forma autônoma. Como mencionamos, o registro CRM é feito em órgãos estaduais. Isso significa que, ao se credenciar, você só poderá exercer a profissão nos limites do estado ao qual está vinculado.

A consulta do CRM médico é feita pelo site do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ao acessar o portal, basta clicar na categoria “serviços” e em “busca por médicos”. Nessa parte, é preciso preencher o máximo de informações possíveis para ampliar os resultados da busca.

Ele é obrigatório para todos (as) os (as) médicos (as) que possuem certificado de conclusão de Residência Médica – devidamente registrado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) – e/ou Título de Especialista emitido e registrado pela Associação Médica Brasileira (AMB).

A partir do registro no Conselho Regional de Medicina, o médico pode exercer quaisquer atividades na área de diagnóstico e tratamento, independente de ter ou não um título de especialista. O médico, uma vez graduado e registrado no Conselho, está apto à prática médica sem restrições de ordem legal.

Para solicitar o RQE, o médico deverá atender um dos seguintes requisitos: possuir certificado de conclusão de curso de especialização correspondente à especialidade cujo reconhecimento está sendo pleiteado; possuir título de especialista conferido por entidade de âmbito nacional integrante do conselho científico da ...

Para saber se um médico está apto a exercer a profissão, qualquer pessoa pode fazer uma pesquisa no site do Conselho Federal de Medicina (portal.cfm.org.br) ou dos conselhos regionais de medicina (CRMs) de cada Estado (a listagem dos sites está disponível no portal do CFM).

Dessa forma, o número que chamamos de CRM médico é um registro do profissional junto a esse órgão tão importante. O CRM médico é o que identifica o profissional e dá a ele o direito de atuar no Brasil.

O valor este ano, de acordo com a Resolução CFM 2.317/2022, é de R$ 811, para pagamento até 31 de março de 2022.

Seja por práticas delituosas, denúncias recorrentes com reiteradas condenações, identificação de prática dotada de má-fé ou danos causados a pacientes como sequelas e mortes por má prática da Medicina, há grande possibilidade de o médico perder o seu registro profissional.

RQE significa registro de qualificação de especialista. Você o obtém ao registrar seu título de especialista em um CRM.

Anuidade CROSP
O boleto de anuidade 2023 do CROSP passou a ser emitido pelo Banco do Brasil e estará com CROSP ou CFO como beneficiário.