Qual a série para 5 anos?

Perguntado por: opereira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança.

Afinal, existe idade para entrar na escola? A legislação determina que crianças com 4 anos completos até 31 de março sejam matriculadas na pré-escola, e com 6 anos completos até a mesma data no 1º ano do Ensino Fundamental.

Ensino Fundamental I - 1º ao 5º ano (7 a 11 anos de idade)

O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, vai do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos 6 anos de idade.

A educação infantil é separada em 5 etapas diferentes:

  • Berçário – menores de 2 anos.
  • Maternal I – 2 anos.
  • Maternal II – 3 anos.
  • Jardim I – 4 anos.
  • Jardim II – 5 anos.

A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança.
Obs.: ainda que a legislação brasileira preveja matrícula obrigatória no Ensino Infantil, apenas a partir dos 4 anos é possível, se for um desejo dos pais e/ou responsáveis, matricular crianças mais novas (2 e 3 anos).

Educação Infantil:
É oferecida em creches para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas para as crianças de 4 a 5 anos de idade.

Idades Escolares
Uma resolução de 2010 do Conselho Nacional de Educação (Brasil), que vale a partir de 2011, fixa ingresso no ensino fundamental de crianças com 6 anos completos até ou no dia 31 de março. Para nascidos depois de 31 de março, matriculam com 7 anos de idade.

Diferente do que algumas pessoas pensam, o atual 1º ano do Fundamental I não é a mesma coisa da antiga primeira série – que tinha como objetivo alfabetizar crianças de sete ou oito anos de idade. Na nova configuração do Ensino Fundamental I, fica obrigatório que crianças de seis anos sejam matriculadas no primeiro ano.

Como falamos logo acima, a educação infantil é voltada para crianças de zero a cinco anos de idade. Entretanto, ela só é obrigatória, no Brasil, para crianças de quatro e cinco anos, o que torna os grupos 1, 2 e 3 facultativos.

O Grupo 3 da Educação Infantil contempla crianças de 3 anos de idade. Nesta terceira etapa, as escolas deverão proporcionar aos alunos um ambiente alfabetizador através de brincadeiras e atividades que estimulem a fala e a leitura.

O 5º ano do Ensino Fundamental encerra os anos da etapa conhecida como anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesta série procura-se ampliar e aprofundar conceitos, considerando o processo de ensino e aprendizagem realizados nos anos anteriores.

É importante construir o vocabulário da criança por leituras e conversas sobre diferentes assuntos. Também é recomendável falar e brincar com noções espaciais, como “primeiro”, “meio” e “último”, “direita” e “esquerda”, e opostos, como “em cima” e “embaixo”.

Com a nova normativa, a educação infantil passa a ser dividida etariamente (e não necessariamente por unidade, como no ensino fundamental e médio) por: creche, para bebês de 0 a 1 ano e 6 meses; creche, para crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; pré-escola, destinada a crianças de 4 a 5 anos e 11 meses.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
A orientação do MEC é que crianças que tem 4 anos ou que completarão até 30/03/2022 devem ser matriculadas no 1°Período/Jardim I. O período da infância é único e fundamental ao desenvolvimento e aprendizagem.

Dirija-se a qualquer unidade de Educação Infantil municipal para fazer o cadastro, levando comprovante de residência com CEP, um documento do responsável, um documento da criança e telefones para contato.

Os anos iniciais vão do 1º ao 5º ano (estudantes com 6 a 10 anos de idade). Os anos finais se dividem entre 6º a 9º ano (de 11 a 14 anos).

Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)

Passando agora a ser dessa maneira: Classe de alfabetização (CA) = 1º ano. 1ª série = 2º ano.

O conteúdo
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

Dessa forma, os anos iniciais referem-se ao Ensino Fundamental I e englobam os alunos do 1º ao 5º ano. Por sua vez, os anos finais referem-se ao Ensino Fundamental II e atendem aos alunos do 6º ao 9º ano.