Qual a sequência para elaboração dos orçamentos?

Perguntado por: rvasconcelos . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Elaboração e planejamento da proposta orçamentária; Apreciação legislativa – discussão, estudo e aprovação da Lei de Orçamento; Execução orçamentária e financeira e acompanhamento; Controle e avaliação.

O processo orçamentário compreende as fases de elaboração e execução das leis orçamentárias - Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Cada uma dessas leis tem ritos próprios de elaboração, aprovação e implementação pelos Poderes Legislativo e Executivo.

De forma holística, os estudos desenvolvidos sobre tais práticas podem ser divididos em três temas centrais: i) métodos de avaliação do orçamento de investimentos; ii) técnicas para análise da taxa de retorno; e iii) técnicas para análise de risco de investimentos.

O orçamento familiar deve ser composto por três elementos principais: receitas, despesas e investimentos. As receitas são todos os recursos de dinheiro que entram no orçamento.

5 principais tipos de orçamento

  • Orçamento estático. Uma das modalidades mais adotadas, o orçamento estático consiste em não alterar o planejamento orçamentário até o fim do seu período. ...
  • Orçamento ajustado. ...
  • Orçamento base zero (OBZ) ...
  • Orçamento contínuo. ...
  • Orçamento matricial. ...
  • Revisões e forecasts. ...
  • Cenários econômicos.

O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.

Segue os principais pontos para a construção dele:

  1. Definição das Metas e Objetivos. O primeiro passo para a construção de um orçamento perfeito é a definição de quais serão as metas e os objetivos. ...
  2. Entender os Custos ligados ao Faturamento. ...
  3. Desdobrar as Despesas. ...
  4. Projetar o Fluxo Financeiro. ...
  5. Acompanhamento do Resultado.

O ciclo orçamentário é composto basicamente por quatro fases:

  • Elaboração e planejamento da proposta orçamentária;
  • Apreciação legislativa – discussão, estudo e aprovação da Lei de Orçamento;
  • Execução orçamentária e financeira e acompanhamento;
  • Controle e avaliação.

Como Fazer um Orçamento

  1. Primeiro passo: verifique suas receitas. As receitas (quanto você ganha) definem o seu poder de consumo. ...
  2. Segundo passo: analise os seus gastos. ...
  3. Terceiro passo: calcule a diferença. ...
  4. Quarto passo: hora da decisão.

O processo de vendas em sete etapas

  • Prospecção.
  • Preparação.
  • Abordagem.
  • Apresentação.
  • Lidando com as objeções.
  • Fechamento.
  • Acompanhamento.

A primeira etapa do ciclo orçamentário é a elaboração da proposta orçamentária, que começa com a iniciativa da lei orçamentária pelo chefe do executivo – no âmbito federal, pelo Presidente da República. Os Municípios e Estados também elaboram orçamentos.

O planejamento orçamentário é mais do que um documento: trata-se de uma ferramenta de controle que engloba todas as informações sobre as entradas e saídas de recursos do exercício vigente. Além disso, ele também auxilia no planejamento dos ganhos que a empresa obterá a curto prazo — entre 1 a 3 anos.

O orçamento público é o instrumento de planejamento que detalha a previsão dos recursos a serem arrecadados (impostos e outras receitas estimadas) e a destinação desses recursos (ou seja, em quais despesas esses recursos serão utilizados) a cada ano.

O orçamento de vendas deve ser a primeira etapa no processo de elaboração de um orçamento empresarial. Caso o orçamento empresarial fosse um “trem”, o orçamento de vendas seria a “locomotiva”. Ele é o alicerce do orçamento empresarial. Caso esteja muito incorreto, todo o processo ficará comprometido.

Os tipos de planejamento orçamentário são:

  • estático;
  • flexível;
  • incremental;
  • matricial;
  • contínuo;
  • beyond budgeting;
  • ajustado;
  • base zero.

A gestão do dinheiro público no Brasil segue um modelo orçamentário baseado em três leis: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Projeto Plurianual (PPA). Este sistema é utilizado nas três esferas de governo, Federal, Estadual/Distrital e Municipal.

O orçamento é um plano que ajuda a estimar despesas, ganhos e oportunidades de investimento em um período determinado de tempo. A partir da sua definição, é possível estabelecer objetivos, que vão permitir que os resultados sejam acompanhados de perto e medidos.

7 dicas de como implantar orçamento base zero

  1. 1 – Estabeleça seus objetivos. ...
  2. 2 – Priorize as atividades do negócio. ...
  3. 3 – Faça a projeção de custos. ...
  4. 4 – Faça a projeção do faturamento. ...
  5. 5 – Defina um limiar de gastos. ...
  6. 6 – Mobilize toda a empresa. ...
  7. 7 – Mensure e acompanhe os resultados.

Instrumentos de Planejamento Governamental

  • Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI)
  • Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG)
  • Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
  • Lei Orçamentária Anual (LOA)

Composição do Orçamento Empresarial
Orçamento dos custos de produção; Orçamento das despesas operacionais; Orçamento de gastos com pessoal; Projeção de investimentos.