Qual a sequência do primeiro ciclo estral da vaca após o parto?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Esse período, denominado ciclo estral, pode variar fisiologicamente de 17 a 24 dias, sendo menor nas novilhas que nas vacas de mais idade, e compreende quatro fases: proestro, estro, metaestro e diestro.

O processo do ciclo estral em vacas é regulado, basicamente pelos hormônios GnRH, FSH, LH, estradiol e progesterona. Graças a isso, o animal demonstra alguns sintomas de que entrou nesse período reprodutivo. Além disso é nessa fase entre a ovulação e luteólise que há o desenvolvimento do corpo lúteo.

Há duas fases que caracterizam o ciclo estral de suínos: a fase folicular e a fase luteal. A primeira, com duração de 4 – 5 dias, compreende o período desde a regressão do corpo lúteo (CL) até a ovulação, e a segunda dura de 15 – 17 dias (Frare et al., 2013).

O cio é o período do ciclo estral em que a vaca aceita a monta, ou seja, fica parada enquanto é montada. Ele costuma ter duração de 10 a 18 horas apenas, podendo variar dependendo de certos fatores como a raça.

- Anestro: É um período de total inatividade sexual, que dura em média 125 dias e caracteriza-se por uma involução do útero. São observados na fase de anestro níveis de estrógeno e progesterona bem baixos, mas há aumento do nível de estrógeno na fase final desse período.

A fase folicular do ciclo é caracterizada pela rápida queda dos níveis de progesterona e um pico do nível sanguíneo de estradiol. Esse comportamento hormonal é essencial para a manifestação do comportamento de cio. Os níveis sanguíneos de LH aumentam duas vezes aproximadamente durante a fase folicular.

O Diestro (14 a 17 dias) é o período mais longo do ciclo estral, que coincide com a fase luteal, com elevadas concentrações de progesterona. Essa fase finaliza quando o corpo lúteo é lisado (luteólise). Nessa fase ocorre a manutenção da secreção luteal de progesterona.

A fecundação e o início do desenvolvimento do embrião ocorrem na tuba uterina. Nos bovinos, o útero é composto por dois cornos, um corpo (pouco desenvolvido) e uma cérvice (ou colo uterino). Os fetos desenvolvem-se nos cornos uterinos.

O anestro é o período de completa inatividade sexual, durante o qual não há sinais de manifestação de cio. Portanto, o anestro não é uma doença, mas um estado fisiológico do animal. Ele é observado durante o período que antecede a puberdade das fêmeas, na gestação e durante o pós-parto.

A fase neonatal, o período de desmame e as primeiras semanas após a transição às instalações nas fases de crescimento e terminação são as etapas mais críticas na criação de suínos.

A duração média do ciclo estral (CE) na cabra é de 21 dias, variando de 17 a 24 dias. Enquanto, nas ovelhas é de 17 dias, admitindo-se como fisiológica a variação de 14 a 19 dias.

Metaestro ou diestro
A fase é caracterizada pela atividade do corpo lúteo, que produz progesterona. Os sinais da estimulação por estrogênio diminuem e o corpo lúteo começa a se formar. O revestimento uterino começa a aparecer.

É muito importante você identificar o cio da vaca, porque esse cio se repete a cada 21 dias e ele tem duração média de 14 a 15 horas somente. Nesse momento a vaca aceita monta e nesse momento você tem que entrar com a monta natural ou com a inseminação artificial.

A duração média da fase de proestro é de 5 a 15 dias. Continue lendo para aprender como saber se o cio da cadela acabou. Estro: período fértil da cadela.

A cria compreende a reprodução e o crescimento do(a) bezerro (a) até a desmama. A recria ocorre da desmama até o início da reprodução das fêmeas ou até o início da fase de engorda dos machos.

E.C.P. (Cipionato de estradiol) é indicado para correção do anestro (ausência de cio). Tratamento de gado leiteiro que reteve corpo lúteo. Para expelir pus do útero na piometrite de vacas e cadelas.

12 meses de idade

Estro (“cio”) é o período fértil das fêmeas. Quando ele ocorre, costuma-se dizer que elas estão “no cio” ou “em estação”. As fêmeas geralmente apresentam o primeiro ciclo estral entre 6 a 12 meses de idade.

Estro: O estro é o cio propriamente dito, quando a cadela está receptiva ao macho e não há mais sangramento. Nessa fase acontece a ovulação que dura em torno de quatro a 12 dias. Se houver a cópula, a cadela poderá ficar prenhe.

O ciclo estral estende-se de uma ovulação a outra, enquanto o menstrual delimita-se entre uma menstruação e outra (Hafez, 1995), ou seja, o primeiro dia da fase menstrual é considerado o primeiro dia do ciclo (Nagle et al., 1979; Nagle et al., 1980).

O corpo-lúteo é uma glândula endócrina temporária que se forma após a ovulação e tem importante função como fonte dos hormônios reprodutivos estrogênio e progesterona. Em ciclos normais, isto é, quando não há gravidez, essa estrutura se desfaz antes do período menstrual.

A foliculogênese é definida como o processo de formação, crescimento e maturação folicular, iniciando-se com a formação do folículo primordial e culminando com o estádio de folículo maturado, também chamado de folículo Graaf ou folículo dominante.