Qual a sequência do exame físico geral?

Perguntado por: alima . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Inspeção (visão, olfato) Palpação (tato) Percussão (tato e audição) Ausculta (audição)

Em tempos de tanta tecnologia disponível na área médica, algumas pessoas se esquecem da importância do exame clínico para o diagnóstico e tratamento de doenças, O exame clínico é dividido em duas etapas: a anamnese e o exame físico.

MÉTODOS PROPEDÊUTICOS:inspeção, percussão, palpação e ausculta.

Devem constar dados sobre: condições de nascimento e desenvolvimento (parto, aleitamento, dentição, deambulação, fala, aprendizado escolar), passado mórbido (referir todas as doenças desde o nascimento até a moléstia atual, inclusive cirurgias, hospitalizações, exames laboratoriais realizados e traumatismos).

O exame físico abrangente envolve o uso de cinco habilidades: inspeção, palpação, percussão, ausculta e olfato. Durante o exame físico , o profissional utilizará quatro dos seus cinco sentidos: visão, tato, audição e olfato.

Como fazer anamnese médica: 5 dicas

  1. Avalie os parâmetros clínicos. Os reflexos neurais, valores de pressão e temperatura estão entre os parâmetros coletados antes mesmo da consulta médica. ...
  2. Considere os dados do histórico de saúde. ...
  3. Compreenda o paciente. ...
  4. Apresente suas suspeitas. ...
  5. Complete o prontuário.

5 etapas da SAE

  • 1- Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) Esse processo pode ser realizado com o auxílio de métodos e técnicas diferentes. ...
  • 2 – Diagnóstico de Enfermagem. ...
  • 3- Planejamento de Enfermagem. ...
  • 4- Implementação. ...
  • 5- Avaliação de Enfermagem.

Técnicas do exame físico
Essas técnicas são divididas em inspeção (visão e olfato), ausculta (audição), palpação (tato) e percussão (tato e audição). É importante que durante essas técnicas (menos na ausculta), você informe ao paciente sobre o que você está fazendo e com qual objetivo.

Exame clínico é aquele que compreende dois processos fundamentais são eles: a história clínica (ou anamnese), relatada pelo doente, e o exame físico, feito pelo médico.

Os passos propedêuticos a serem empregados no exame físico são inspeção, palpação, percussão e ausculta, passos estes que devem ser realizados a partir da utilização dos sentidos da visa, audição, tato e olfato.

Para que o exame físico pulmonar seja bem realizado, é importante que o examinador siga os passos propedêuticos – inspeção, palpação, percussão e ausculta.

Podem ser classificados em: Roncos. Sibilos. Estridor.

Para o Exame da Cabeça e Pescoço são utilizados os métodos semiológicos de inspeção, palpação e ausculta. A avaliação é realizada inicialmente com a inspeção e a palpação, que geralmente são feitas simultaneamente e a ausculta é realizada, majoritariamente, para avaliar a glândula tireoide e os vasos do pescoço.

É o momento inicial onde faz as perguntas como nome, idade (data de nascimento), sexo, cor, naturalidade (onde nasceu), endereço, estado civil, profissão, escolaridade.

A anamnese tradicional é composta por 7 itens:

  • Identificação.
  • Queixa Principal (QP)
  • História da Moléstia Atual (HMA)
  • Revisão de Sistemas.
  • História Patológica Pregressa.
  • História Familiar.
  • História Social/ Hábitos de vida.

Semiologia: O Exame Físico e as Etapas

  1. Inspeção. Avaliar o corpo quanto à forma, cor, simetria, odor e presença de anormalidades.
  2. Palpação. Avaliar temperatura, estado de hidratação, textura, forma, movimento, áreas de sensibilidade e pulsação. ...
  3. Ausculta. Ouvir os sons corporais, procurando identificar anormalidades.

Palpação abdominal

  • 4.1. Palpação supercial.
  • 4.2. Palpação profunda.
  • 4.3. Palpação do fígado.
  • 4.4. Palpação do baço.

O que é anamnese? A anamnese é uma entrevista feita entre o profissional de saúde e o paciente. Dessa forma, ela serve para identificar sinais importantes antes de partir para os exames físicos e laboratoriais. O termo vem do grego “anamnésis”, que significa “lembrança” ou “referência”.

Não se deve confundir a anamnese com a amnésia, esta última a condição de perda total ou parcial da memória, normalmente descrita como a causa de alguma doença neurológica ou de algum tipo de trauma físico, como uma pancada forte na cabeça, por exemplo.

2.3 – Boca
- Inspeção dos lábios: cor, umidade, fissuras, lesões. Retrair e inspecionar face interna. - Inspeção dos dentes e gengivas; observar ausência de dentes, anormalidades de posicionamento, dentes frouxos, presença de cáries. Gengivas: edema, sangramentos, retraídas, descoradas.

Sendo elas: identificação, Queixa Principal, História da doença atual, História Patológica Pregressa, História Familiar e História Social.