Qual a sequência do cabo de rede?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Para o TIA/ EIA 568A, a ordem das cores dos fios da esquerda para a direita é a seguinte: Verde e branco. Verde. Laranja e branco.

Arrume os fios na ordem correta.
A sequência correta é (da esquerda para a direita): laranja/branco, laranja, verde/branco, azul, azul/branco, verde, marrom/branco, marrom.

Bom é simples, as cores ajudam muito na organização em um cabeamento estruturado. Por exemplo, para a sala de segurança se utiliza o cabo de rede com a cor verde, para a recepção usa-se preto, e assim continuamente (Lembrando que foram apenas exemplos, não necessariamente são utilizadas essas cores).

Em nada difere o padrão 568A do 568B e relação a performance ou qualquer outro atributo físico do cabeamento. A única diferença é relacionada a posição de seus pares na conectorização.

Existem basicamente 3 tipos diferentes de cabos de rede: os cabos de par trançado (que são, de longe, os mais comuns), os cabos de fibra óptica (usados principalmente em links de longa distância) e os cabos coaxiais, ainda usados em algumas redes antigas.

Um cabo de rede é formado por 8 fios divididos em quatro pares: laranja, laranja/branco, azul, azul/branco, verde, verde/branco, marrom e marrom/branco. Em geral, esses fios estão entrelaçados para reduzir a interferência eletromagnética entre os pares.

Falando assim, pelo nome, muitas pessoas podem não perceber, mas se comentar sobre aquele cabo com três pontas - uma amarela, uma branca e uma vermelha - é praticamente certo que muitos vão visualizar esse cabo. Este cabo colorido e com um pino em sua ponta é conhecido como cabo RCA.

As etiquetas geralmente são presas com braçadeiras. Mangas - as mangas podem ser movidas ao longo de um fio até que o calor seja contraído na posição. Isso permite que você ajuste a posição da manga após a conclusão dos cabos. A luva deve deslizar sobre o cabo antes da terminação.

Na maioria das vezes, a categoria do cabo estará impressa no cabo. Caso não esteja, você não será capaz de identificar a categoria do cabo por cor ou por conector RJ45, mas os cabos CAT6 são normalmente mais grossos que os cabos CAT5e por usarem cabos de cobre mais grossos.

Ligue uma ponta no hub/switch/roteador e a outra ponta no PC. Neste cabo da imagem ao lado é um exemplo de cabo com 4 fios, mas você pode também ter um cabo com duas ponteira em uma única ponta do cabo. Beleza!!! Agora sobrou 4 fios e vc pode colocar outra ponteira de rede (RJ45) no mesmo cabo.

EIA/TIA 568A: branco-verde, verde, branco-laranja, azul, branco-azul, laranja, branco-marrom, marrom. EIA/TIA 568B: branco-laranja, laranja, branco-verde, azul, branco-azul, verde, branco-marrom, marrom. Essa ordem é seguida da esquerda para a direita.

obtendo conexão adequada da sua Internet. Então v. roteador está conectado corretamente ao modem.

Cat6a. A categoria 6a ou ampliada (augmented) suporta frequências de até 500 MHz e possui uma modulação de sinal para evitar perdas e interferências durante a transmissão de dados.

Fios com bitolas de 10 mm² são usados para circuitos de até 50 ampères. Já bitolas de 120 mm² suportam uma corrente de até 239 ampères. Assim, para dar um exemplo prático, no caso de tomadas de uso geral, o recomendado é que a bitola tenha pelo menos 2,5 mm².

Entre os cabos de rede mais utilizados atualmente estão os do tipo coaxial, pares trançados, fibra óptica e USB-C.

A única diferença entre o T568A e o T568B é que as posições dos fios da faixa verde / verde e laranja / laranja são trocadas. Em geral, o T568B é mais popular para redes comerciais e de escritório.