Qual a sequência do baralho no pife?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Ordem das cartas (da menor para maior): A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K. Maço - é o bolo de cartas que sobra após a distribuição. Lixeira - é o bolo formado com as cartas descartadas, onde apenas a última carta é visível.

Cada jogador recebe nove cartas, com as quais forma trincas e sequências, que não podem ser baixadas, a menos que seja para bater. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Sin : pife , pif-paf .

Cada rodada é um jogo, ou seja, quem completou a sequência ganha e recomeça a partida. E outra regra: o curinga é exclusivo da Cacheta. No Pife, essa carta deve ser retirada do baralho.

Uma trinca são três cartas de naipes diferentes do mesmo valor. Uma sequência são três cartas do mesmo naipe em ordem, como por exemplo, dois de espadas, três de espadas e quatro de espadas. Todos os jogadores iniciam a partida com sete ou dez pontos (ou vidas). Quando um jogador bate os demais perdem um ponto.

No jogo de Bridge o emprego do conceito de naipe é muito forte e inclusive o jogo de Bridge estabelece que existe uma hierarquia entre os naipes, sendo Espadas o naipe de maior hierarquia, seguido depois de Copas, Ouros e Paus.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro. No poker, o Ás é a maior carta e o 2 a menor.

O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás. Há, entretanto, muitas situações em que o rei é considerado uma carta de média força, ou mesmo fraca, a exemplo do bastante popular jogo de truco.

Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).

Assim sendo, blefar sobre as condições de suas cartas não alertando os oponentes sobre o seu pife pode ser bom para que eles não percebem que cartas você precisa para ganhar o jogo. Vantagem: Os oponentes ficam confusos sobre o seu jogo, e acabam passando as cartas necessárias.

Outro método de embaralhar é o “Overhand Shuffle” onde você segura o baralho na horizontal e vai puxando cartas com a outra mão da parte de trás e jogando-as na parte da frente. É o método mais comum e conhecido para se embaralhar cartas.

Enquanto o Pife utiliza os curingas do baralho, a Cacheta usa as cartas dos naipes para determinar um novo curinga a cada rodada. Além disso, o primeiro gera um vencedor ao fim de cada partida, enquanto o segundo tem um vencedor ao fim de um número de partidas determinado com pontos.

Cada jogador começa com 11 cartas. O objetivo é baixar todas as cartas da mão, e isso acontece quando o jogador tem a partir de três cartas do mesmo naipe em sequência.

Obs: Curinga somente nas sequencias, valendo também 2 curingas e uma carta normal. Bater o Jogo: O jogador que primeiro conseguir montar jogos com todas as suas cartas ganhará a partida, devendo sobrar uma carta, além das 9 cartas, para descarte.

CURINGA: a carta que pode substituir qualquer carta em uma sequência ou trinca. VIRA: é a carta do maço que será virada para determinar o curinga, que será sempre a carta acima da que foi virada.

A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, é: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

Nosso baralho inicia no Ás, depois o dois e segue em diante. Outras curiosidades: as cartas reais representam o rei, a rainha e o valete (servo real).

Manobrista. Em português, o termo é mais comumente utilizado para manobristas de carro ou para serviços de manobrista em restaurantes, lojas, bares, restaurantes e shopping centers. O serviço pode ser oferecido como cortesia aos clientes ou pago.