Qual a sequência de intubação?

Perguntado por: oassis4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Para assegurar uma via aérea em um paciente instável, usa-se a sequência rápida de intubação. Essa consiste em usar um sedativo de ação rápida, analgesia e um agente bloqueador neuromuscular para criar condições que permitam um rápido controle das vias aéreas.

Esse passo a passo gera os “P” da SRI: preparação, pré-oxigenação, pré-droga, paralisia após indução, posicionamento do paciente, passagem do tubo orotraqueal, pós intubação.

Cinco drogas são comumente usadas para indução da anestesia: propofol, cetamina, etomidato, tiopental e midazolam. paciente hipovolêmicos ou idosos, a dose é reduzida drasticamente: muitas vezes 0,5-1mg/kg é suficiente, apesar de o tempo de início se tornar maior devido ao débito cardíaco reduzido.

Deslocar superiormente a epiglote, expondo a abertura glótica. Introduzir a cânula orotraqueal, visualizando a sua passagem pelas pregas vocais. Insuflar o cuff. Checar o posicionamento do tubo: ventilar e auscultar os pontos epigástrico, bases direta e esquerda, terços superiores direto e esquerdo.

Deve estar em 98% a saturação.

Na maioria das vezes, a melhor escolha vai ser a intubação por sequência rápida (ISR).

Enquanto o marketing de serviços conta com 7 P's: Produto, Preço, Praça, Promoção, Processos, Pessoas e Palpabilidade.

A intubação orotraqueal (IOT) é um procedimento essencial na prática médica. Esse tópico irá discutir indicações, contraindicações, preparação, equipamento e técnicas necessárias para realizar IOT em adultos.

O tubo endotraqueal, conhecido pelos profissionais como TOT (Tubo Orotraqueal), é um dispositivo médico-hospitalar, estéril, invasivo, utilizado em pacientes quando há necessidade de submetê-los à ventilação mecânica, ou seja, quando um respirador artificial assume a respiração e inspiração naturais.

Diluição Padrão
Pode ser diluído com solução Cloreto de Sódio a 0,9 %, Solução Glicosada 5% (50mg/ml) ou 10% (100mg/ml) a uma relação de 15mg de Midazolam para 100-1000ml de solução de perfusão. O Midazolam injetável não pode ser misturado com injeções alcalinas e precipita-se em Bicarbonato de Sódio.

As drogas de pré indução – Fentanil ou Lidocaína – têm como objetivo a supressão da resposta adrenérgica causada pela laringoscopia.

2 ampolas = 20mL + SF 0,9% 80 mL IV em BIC: iniciar 5-10 mL/h, titular conforme demanda, podendo aumentar ou diminuir conforme necessidade e peso do paciente (dose 0,7 a 10 mcg/kg/h).

Antes de iniciarmos o procedimento, devemos separar o material que vamos utilizar para otimizar o nosso tempo durante a realização da intubação. Não se trata de um procedimento estéril, então vamos precisar somente dos equipamentos de proteção individual, como luvas de procedimento, máscara e óculos.

As Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica (AMIB, 2013) destacam que é função do enfermeiro manter o tubo traqueal fixado e centralizado com fixador adesivo ou cadarço para que ocorra uma distribuição homogênea da pressão do balonete na traqueia.