Qual a sequência de faixas do karatê?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Os dois criaram um sistema de 6 Kyu com cores populares no Brasil, sendo essas: mukyu (faixa branca), 6º kyu (amarela), 5º (vermelha), 4º (laranja), 3º (verde), 2º (roxa) e 1º kyu (marrom).

Na classificação de faixas coloridas, Kyu significa classe, sendo que essa classificação é em ordem decrescente. Na classificação de faixas pretas, Dan significa grau, sendo a primeira faixa preta a de 1º Dan, a segunda faixa preta 2º Dan e assim por diante em ordem crescente.

O exame de faixa ocorre de 6 em 6 meses da faixa branca ate a faixa laranja,a carência da faixa verde e roxa é de 1 ano, e da marrom para preta são de 18 meses a 24 meses.

Shotokan

Estilo mais comum no karatê competitivo, o Shotokan também é o mais difundido no Brasil. Seu nome significa “Academia do Pinheiro”, em referência a um pseudônimo do seu mestre-fundador.

Conheça alguns benefícios do karatê
Fisicamente, o Karatê é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença.

Quando o lutador chega à faixa preta, ele passa a evoluir em graus, denominados dan, de forma crescente. No judô, a faixa branca é o oitavo kyu e é seguida pela cinza, usada apenas por menores de 11 anos, a azul, a amarela, a laranja, a verde, a roxa ou violeta, a marrom e a preta.

2 anos

Faixa Roxa, tem o tempo mínimo de permanência é de 2 anos.

São cinco os dojo kun: respeitar acima de tudo; criar intuito de esforço; conter espírito de agressão; esforçar-me para a formação do caráter; fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão. A partir desses cinco mandamentos que serão nutridas as reflexões seguintes.

Faixa Laranja: Esta cor também simboliza a luz do sol mais forte depois de passadas as primeiras horas do amanhecer. Enquanto a cor amarela representa os primeiros raios de sol, o laranja representa um sol forte que aquece a terra. Significa também que o aluno deve entender que será cada vez mais exigido.

dan (shodan ou ichidan) – Faixa Preta (4 anos)

1º dan (shodan ou ichidan) – Faixa Preta (4 anos)

Só uma entidade de Karate registrada (com CNPJ) poderá realizar exame de graduação de faixa (colorida até marrom). Somente um faixa preta de Karate com graduação superior a 4°Dan poderá ministrar exeme de graduação de faixa (colorida até marrom).

Começamos dizendo que embora o estilo praticado seja próprio da série/filmes, ou seja, Miyagi-Do, claramente ele foi baseado não no Goju-ryu como muitos dizem, mas sim no SHITO-RYU.

O Karatê também traz mais do que uma prática física e também ensina conceitos da filosofia oriental: mais do que apresentar socos e pontapés, mostra um caminho para a pessoa se tornar melhor. Se você busca, acima de tudo, técnicas de defesa pessoal, o Jiu-Jitsu pode ser a opção mais adequada.

Para treinar com segurança, além do kimono, o Karatê necessita de outros equipamentos, conheça:

  1. Protetor Bucal. Fabricado em material flexível que se adapta aos dentes dos lutadores, protege do impacto dos golpes e possíveis quedas.
  2. Kimono. ...
  3. Caneleira. ...
  4. Protetor de Tórax.

Chamar de pula-pula sem jamais ter entrado em um koto para lutar contra esses atletas, é, no mímino, estranho. A movimentação pode ser de diferentes formas. Há lutadores que se movimentam menos, outros mais. Mas o que importa é a efetividade de seus golpes.

  • 1 – Kihon. Kihon é o treino básico de cada técnica, pode ser feito com um movimento apenas e parado ou andando. ...
  • 2 – Kata. Kata é uma sequência de técnicas e movimentações preestabelecidas simulando uma luta. ...
  • 3 – Kumite (conhecido como Kihon Ippon) ...
  • 4 – Conhecimentos gerais.

São 15 aulas de Karate por semana, de domingo a domingo, inclusive feriados.

O karate é um esporte que trabalha quase todos os músculos do corpo. Compreende os músculos dos membros superiores, nos socos e defesas. Os músculos do quadril nas rotações e esquivas, e os músculos dos membros inferiores nos chutes e deslocamentos gerais.