Qual a sequência da análise primária para vítima de trauma?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Compreende, portanto, três etapas: Assistência ao paciente na cena (no local da ocorrência); Transporte do paciente até o hospital; Chegada do paciente ao hospital.

1 - INTERVENÇÃO DE LEIGOS 2 - RECONHECIMENTO DE UMA EMERGÊNCIA; 3 - COMO DECIDIR AJUDAR 4 - A SINALIZAÇÃO DO LOCAL 5 - CHAMAR O RESGATE 6 - AVALIAÇÃO DA VÍTIMA (quem deve avaliar?)

Abaixo são descritas cada uma das etapas:

  • A (airway) Via aérea e coluna cervical. ...
  • B (breathing) Respiração e ventilação. ...
  • C (circulation) Circulação e controle de hemorragia. ...
  • D (disability) Exame neurológico. ...
  • E (explosure) Exposição e controle térmico.

Neste caso, respeita-se a sequência ABC, ou seja, abertura das vias aéreas (Airway), ventilação (Breathing) e circulação e controle de grande sangramentos externos (Circulation).

Passo “A” (Airway) – Vias aéreas com controle cervical; 2) Passo “B” (Breathing) – Respiração (existente e qualidade); 3) Passo “C” (Circulation) – Circulação com controle de hemorragias; 4) Passo “D” (Disability) – Estado neurológico 5) Passo “E” (Exposure) – Exposição da vítima (para abordagem secundária).

O protocolo do trauma compreende avaliação primária, reanimação, reavaliação, avaliação secundária detalhada e tratamento definitivo. O protocolo de trauma foi desenvolvido por um médico ortopedista chamado Jim Styner, após um acidente com sua família.

Resumo Prático: XABCDE DO TRAUMA

  1. Mudança (a entrada do X): ...
  2. Condutas de segurança na fase pré-hospitalar. ...
  3. (X) – Exsanguinação. ...
  4. (A) – Vias aéreas e proteção da coluna vertebral. ...
  5. (B) – Boa Ventilação e Respiração. ...
  6. (C) – Circulação com Controle de Hemorragias. ...
  7. (D) – Disfunção Neurológica. ...
  8. (E) – Exposição Total do Paciente.

Controlar a situação. Sinalizar o local. Avaliar a situação. Acionar o socorro especializado.

7 procedimentos de primeiros socorros que você precisa saber

  • Fazer massagem cardíaca.
  • Desengasgar.
  • Estancar sangramentos.
  • Amenizar queimaduras.
  • Desafogar.
  • Fazer transporte de vítimas.
  • Cuidar de fraturas ósseas.

Por fim, o protocolo de trauma indica que o paciente deve ter seu corpo exposto de modo a contribuir para a identificação de lesões veladas. Por isso, o médico deve remover por completo as roupas da vítima para uma avaliação minuciosa.

Como começar a conduzir o caso?

  1. A: Via aérea com proteção da coluna cervical.
  2. B: Ventilação e respiração.
  3. C: Circulação com controle da hemorragia.
  4. D: Disfunção, avaliação do estado neurológico.
  5. E: Exposição/controle do ambiente: despir completamente o doente, mas prevenindo a hipotermia.

Baseado nos princípios da prevenção de lesões, o atendimento da vítima traumatizada pode ser dividida em 3 fases: pré- impacto, impacto e pós-impacto.

O chamado ABCDE do Trauma é uma série de precauções criadas para proteger a integridade de um paciente em situação de risco. Diferente do que alguns imaginam, esse procedimento não é executado somente por profissionais da saúde, já que você não precisa saber tudo sobre trauma para estar apto a colocá-lo em prática.

Na realização da avaliação primária na Atenção Básica, pode se utilizar o Suporte Básico de Vida (reconhecimento e correção imediata da falência dos sistemas respiratórios e/ou cardiovascular por meio de manobras não invasivas) e o Suporte Avançado de Vida (realização de procedimentos invasivos ventilatórios e ...

O que significa cada letra do ABCDE do trauma?

  • A: Airway (vias aéreas)
  • B: Breathing (respiração)
  • C: Circulation (circulação)
  • D: Disability (disfunção neurológica)
  • E: Exposure (exposição)

Avalie a pele do paciente em busca de lesões adicionais, como lacerações, hematomas, queimaduras ou fraturas expostas. Ainda nessa etapa é importante manter o paciente aquecido. A depender da condição do trauma, o paciente pode sentir frio devido a perda sanguínea e a exposição.

O atendimento ao paciente politraumatizado é uma das abordagens mais decisivas no manejo inicial. Isso significa que, quando bem feito, ele é capaz de oferecer melhores chances para a recuperação do paciente.

É a avaliação da cabeça aos pés do doente. Devemos identificar e tratar todas as lesões de risco de vida, e iniciar a reanimação antes do exame secundário.

O exame primário identifica e trata somente condições de risco de vida imediato. · Parada respiratória. · Parada Cárdio-respiratória. · Hemorragias importantes.