Qual a sequência correta para o exame físico abdominal?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

O exame abdominal deve seguir a seguinte ordem de avaliação propedêutica: inspeção, ausculta, palpação e percussão.

A palpação do abdome é dividida em superficial e profunda; e antes de realizar deve sempre explicar ao paciente como será feito o exame e perguntar se sente dor em algum ponto.

Inspeção

Inspeção (visão e olfato)
A inspeção é o primeiro procedimento executado no exame físico. Essa técnica avalia cores, formas, simetria e cavidades corpóreas através de uma observação detalhada da superfície do corpo do paciente.

O exame físico é uma avaliação médica que envolve observação, palpação, ausculta e outras técnicas para examinar o corpo do paciente.

O ultrassom abdominal total é realizado de maneira simples e indolor, como ocorre com outros tipos do exame. O paciente deita na maca e o médico desliza o transdutor ultrassônico sobre a região analisada, com a ajuda de um gel.

Ultrassom de Abdome Total

  1. CHEGUE NO POSTO DE SAÚDE MEIA HORA ANTES DA HORA MARCADA. para ser atendido o mais rápido possível;
  2. NA VÉSPERA DO EXAME. evite alimentos que produzam muitos gases, como feijão, repolho, refrigerantes, leite e derivados;
  3. JEJUM: ...
  4. DUAS HORAS ANTES DO EXAME ESVAZIE SUA BEXIGA.

Ultrassom abdominal
Há alguns tipos de ultrassonografias abdominais, como: Abdome superior: avalia o fígado, vias biliares, vesícula biliar, pâncreas e baço. Abdome total: visualiza o fígado, vias biliares, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, retroperitonio e grandes vasos abdominais, vias urinárias e bexiga.

Enfermagem: três etapas para realizar exames físicos

  1. Inspeção. De acordo com Ariadne, a inspeção consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. ...
  2. Palpação. “O toque no corpo é o que confirma a existência de dor local”, explica a profissional do Hospital São Camilo. ...
  3. Ausculta.

A palpação pode ser feita: com a mão espalmada, usando-se toda a palma de uma ou de ambas as mãos; com uma das mãos sobrepondo-se à outra; com as mãos espalmadas, usando apenas as polpas digitais e a parte ventral dos dedos e usando-se o polegar e o indicador, formando uma pinça.

Os sons abdominais (borborigmos ou ruídos intestinais) são feitos pelo movimento dos intestinos à medida que estes impulsionam o alimento. Devido ao facto de os intestinos serem ocos, os ruídos intestinais podem ressoar em todo o abdómen de forma semelhante aos sons produzidos pelas condutas de água.

A palpação deve ser feita com os dedos da mão juntos e esticados em movimentos circulares em toda a mama e de cima para baixo. Depois da palpação da mama, deve-se também pressionar os mamilos suavemente para observar se existe a saída de qualquer líquido.

Existem duas formas principais de categorização, a primeira mais simples e observada pela divisão do abdome em quatro quadrantes, e o segundo método, que divide o abdome em nove segmentos.

Etapas do exame físico de enfermagem

  1. Preparação do exame físico. O ambiente onde será realizado o exame físico precisa estar limpo, organizado e com todos os equipamentos disponíveis. ...
  2. Posicionamento do paciente. ...
  3. Inspeção. ...
  4. Palpação. ...
  5. Percussão. ...
  6. Ausculta.

Semiologia: O Exame Físico e as Etapas

  1. Inspeção. Avaliar o corpo quanto à forma, cor, simetria, odor e presença de anormalidades.
  2. Palpação. Avaliar temperatura, estado de hidratação, textura, forma, movimento, áreas de sensibilidade e pulsação. ...
  3. Ausculta. Ouvir os sons corporais, procurando identificar anormalidades.

Este exame deve ser realizado de maneira sistematizada, no sentido céfalo-caudal, através de uma avaliação minuciosa de todos os segmentos do corpo utilizando as técnicas propedêuticas: inspeção, palpação, percussão e ausculta.

MÉTODOS PROPEDÊUTICOS:inspeção, percussão, palpação e ausculta.

Devem constar dados sobre: condições de nascimento e desenvolvimento (parto, aleitamento, dentição, deambulação, fala, aprendizado escolar), passado mórbido (referir todas as doenças desde o nascimento até a moléstia atual, inclusive cirurgias, hospitalizações, exames laboratoriais realizados e traumatismos).

Aos enfermeiros caberá a tarefa principal de realizar essa avaliação e, a partir de necessidades especificas identificadas, indicar o paciente para avaliações especializadas, seja com psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, entre outros.

No caso da ultrassonografia de abdome total (abdome superior, rins, bexiga, aorta, veia cava inferior e adrenais), são estudados todos os órgãos e estruturas do abdome, em busca de diagnósticos mais precisos para condições diversas.

O ultrassom do abdômen superior faz a avaliação do fígado, da vesícula biliar, das vias biliares, do pâncreas e do baço. A Vita. imagem, complementa esse exame, além dos órgãos citados, são avaliados os rins, a aorta e a veia cava inferior.

250 ml

A quantidade exata de copos de água que são necessários para encher a bexiga completamente varia para cada pessoa, sendo usualmente suficientes 4 copos de 250 ml, cuja ingesta deve iniciar 1 hora antes do procedimento.