Qual a sensação de estar dentro de um avião?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

A mudança de pressão entre o momento da decolagem e do alcance da altura ideal causam a sensação de ter ouvido tampado, um desconforto para muita gente. Essa diferença faz com que o ar dentro do ouvido empurre o ar que está dentro das vias respiratórias.

Se distraia e tente relaxar durante o voo
Antes de viajar, evite consumir alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, já que podem contribuir para uma sensação de desconforto e inchaço. A cafeína também deve ser evitada, afinal, perder o sono não vai ajudar em nada.

Se você vai pegar um voo comercial pela primeira vez, é importante saber: faz frio dentro do avião. Por esse motivo, é importante sempre levar um casaco, principalmente nos casos de voos mais distantes ou internacionais.

Na maioria dos casos, um médico está a bordo e poderá ajudar no socorro. O médico ou profissional que vá ajudar poderá prestar os primeiros socorros e informar o que está acontecendo com mais clareza. Quem vai decidir por alterar a rota ou realizar um pouso de emergência, por exemplo, é o piloto.

COMO PERDER O MEDO DE VIAJAR DE AVIÃO

  1. Para começar: organize-se para a viagem. ...
  2. Aprenda sobre o avião. ...
  3. Você disse… ...
  4. Evite bebidas alcoólicas. ...
  5. Tem medo de altura? ...
  6. Busque alternativas para se distrair. ...
  7. Por fim, lembre-se: o transporte aéreo é o mais seguro do mundo.

Isso ocorre em função da mudança brusca de pressão durante a decolagem e o pouso. Há pessoas que, além da dor no ouvido, sentem outros incômodos, como dor ou pressão na cabeça, nos dentes e na face (principalmente em torno do nariz). De maneira geral, todo esse desconforto cessa em alguns minutos após o fim da viagem.

A mudança brusca de pressão, natural quando um avião sobe ou desce milhares de metros em questão de segundos, faz com que a trompa se feche e o tímpano se retraia, causando a dor. Após a decolagem, a pressão da cabine gradualmente se torna menor que a do ouvido, e o tímpano infla para fora.

Apesar de quase todo mundo amar viajar, é comum encontrar pessoas que só de pensar em embarcar em um avião sentem frio na barriga e ansiedade. Conhecido como aerofobia, o medo de viajar de avião atinge aproximadamente 42% dos brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (Ibope).

Dias antes do voo optar por atividades tranquilas e relaxantes, evitar uso de álcool e drogas, dormir bem e bastante. Chegar cedo ao aeroporto, lembre-se que medo de avião é um transtorno de ansiedade, quanto mais stress pior, evite atrasos.

Para quem tem medo de turbulência, os assentos mais próximos das asas são os mais indicados. O motivo é que esta é área mais estável do avião por estar no seu centro de sustentação (as asas, no caso), o que garante uma viagem mais suave.

Os flaps são dispositivos que estão embutidos na asa do avião que, quando estendidos, têm o objetivo de fazer a área e a curvatura da asa aumentar, além de ampliar o arrasto aerodinâmico.

É perfeitamente normal sentir aquele frio na barriga quando o avião decola ou ficar se perguntando como uma estrutura daquele tamanho consegue subir ao céu. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) revelou que 40% dos brasileiros que voam de avião ainda sentem medo.

O que é recomendado?

  • A ingestão de melatonina pelo menos um dia antes do voo melhora os sintomas de jet lag.
  • Gengibre cristalizado para enjoo.
  • Alimentos ricos em proteínas e carboidratos complexos.
  • Frutas e vegetais para auxiliar os níveis de hidratação do corpo.
  • Água.
  • Frutas secas.
  • Nozes.

A legislação do Ministério da Saúde e do Ministério da Aeronáutica obriga as companhias aéreas a disponibilizarem em aviões comercias os chamados Conjuntos Médicos de Emergências (CME), que podem auxiliar nos atendimentos.

Falha estrutural (ou como a força G pode despedaçar a aeronave). O avião pode perder uma asa, leme ou outra parte vital quando está no ar. Quase sempre, o motivo é manutenção malfeita - a estrutura acumula desgaste até quebrar. Mas isso também pode acontecer com aeronaves em perfeito estado.

Viajar de avião é seguro
Em 2019, quase 70 milhões de voos decolaram em todo o mundo, com apenas 287 mortes. De acordo com a análise dos dados do censo do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, as chances de morrer em um avião são de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.

Segundo pesquisas divulgadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a probabilidade de um avião comercial cair é de cerca de 1,27 por milhão de voos, enquanto nos táxis aéreos esse número é, em média, de 19,95 por milhão de decolagens.

Se você tem medo de voar ou é as suas primeiras vezes viajando pelos ares, os melhores assentos do avião serão, sem dúvidas, aqueles perto das asas. Quanto mais no centro das asas ficar seu assento, melhor ele será. Isso se deve ao fato de que é nas asas onde a estabilidade da aeronave é feita.

Cansaço. De forma geral, segundo Hinkelbein, a hipoxia gera efeitos mais facilmente reconhecidos em nossos cérebros: ficamos cansados. Estudos já mostraram que a exposição a altitudes acima de 10 mil pés (3 mil metros) pode aumentar a fadiga. Mas, em algumas pessoas, os efeitos podem começar em altitudes mais baixas.

Eles são extremamente raros. O risco de envolvimento de um avião num acidente, onde podem ocorrer diversas fatalidades e já calculando-as, é de um em três milhões.

Você pode usar seus fones de ouvido, mas é sempre uma boa ideia primeiro verificar com a empresa aérea. Se estiver ouvindo música na Internet, você pode ficar restrito à música reproduzida no local, a menos que se conecte ao serviço de Wi-Fi do avião.