Qual a sensação de bolar?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
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"Bolar", ou "cair no santo", é indício da necessidade da futura iniciação. Geralmente acontece quando a pessoa participa de um "toque" e o orixá a incorpora, ainda no estado que os adeptos denominam de "bruto" (ainda não assentado ou "feito"). Bolar, aparentemente, é como desmaiar.

Para celebrar o nascimento de um novo filho de santo, depois de decorridos os dias de recolhimento, é realizada uma festa na qual o orixá se apresenta para a comunidade, dança e grita o seu nome perante todos, tornando pública sua devoção (Machado, 2012.

A cada obrigação que a filha de santo dá (ou “paga”), um ou mais dos seus orixás comem (recebem sacrifício animal). A obrigação fortalece, assim, seu vínculo com os orixás e permite-lhe subir na hierarquia do terreiro.

"Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que 'deitar pro Santo'. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.

Existem aqueles que possuem a condição de entrar em transe, de serem possuídos por seus orixás ou por outros espíritos. Diz- se que esses são médiuns rodantes, que “rodam no santo” ou “viram no santo”.

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.

Na feitura de Yawô, como envolvem diversos fundamentos, além das roupas e ferramentas dos Orixás, o custo fica maior, cujo mínimo seria de R$ 5.000,00 a R$ 8.000,00.

O que é Bolar um:
Montar um cigarro, normalmente de maconha, quando é colocado a erva no papel de seda e enrolado até formar um cigarro.

A Saída de Santo é o momento que encerra toda uma jornada de preparos e ritos necessários para se “fazer” um Pai/Mãe de Santo. É um momento de festa, de recompensa para todos os envolvidos.

Para ser considerado um santo perante os católicos, é preciso passar por três etapas: confirmação das “virtudes heroicas”, beatificação e canonização. As últimas duas exigem a comprovação de um milagre.

Pegar santo, ou seja, ficar endemoniado.

A "bolação" geralmente acontece enquanto as pessoas cantam e dançam para os orixás, sendo significativa, para a identificação do orixá ao qual a pessoa pertence, a divindade para a qual se cantava quando a pessoa bolou. Uma vez "bolada" a pessoa é levada para o roncó ou para o quarto de santo, onde será "acordada".

Fazer o santo” é um processo de construção da pessoa em relação com os espíritos que incorpora, como mostrou Goldman (1985), e o “outro corpo” destes espíritos, os altares (assentos) (Sansi, 2005). Ainda assim, esta narrativa da “feitura do santo” não corresponde exac- tamente àquilo que Latour procurava.

Ogum incorporado em terreiro de candomblé na cidade de Salvador, na Bahia. Embora não seja um orixá agrícola, Ogum tem uma conexão com o plantio e a colheita, porque foi ele quem fez as primeiras ferramentas utilizadas na agricultura, como a enxada e a foice.

Segundo Nei Lopes, na Enciclopédia da Diáspora Africana, roncó corresponde a: Nos terreiros brasileiros em geral, camarinha ou quarto sagrado onde se recolhem os candidatos à iniciação. O termo é aportuguesado de hounko, vocábulo que entre os Fons do antigo Daomé tem o mesmo significado de “quarto de reclusão.

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