Qual a sedação mais segura?

Perguntado por: uneves . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Qual a sedação mais segura? A sedação venosa é a mais segura.

Sedação leve: estado de tranquilidade e calma induzido pela medicação e durante o qual o paciente responde ao estímulo de fala; Sedação moderada: estado de depressão da consciência induzido pela medicação.

A anestesia regional, que entorpece uma parte maior do corpo, como da cintura para baixo, também é mais segura que a anestesia geral, mas apresenta alguns riscos.

Alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias. Alguns fatores contribuem o paciente demorar a acordar, entre eles podemos citar: Uso prolongado de drogas sedativas. Uso de doses elevadas de drogas sedativas.

Sendo assim, é possível que mesmo um paciente que já se encontre em coma, necessite sedação profunda. Após retirada da sedação alguns pacientes acordam após algumas horas, outros demoram vários dias.

Dentro da odontologia, a sedação pode ser classificada em quatro “níveis”: leve, moderada, profunda e anestesia geral. Cada uma delas tem o efeito que o nome sugere e o seu uso depende de uma série de fatores, com foco no estado do paciente.

Por quanto tempo duram os efeitos da sedação e anestesia geral depois da cirurgia? Depende muito do caso! Em média, após 24 horas da cirurgia, os efeitos terminam, já que os agentes das medicações acabam sendo eliminados pelo organismo.

São chamados de sedativos os fármacos capazes de deprimir a atividade do sistema nervoso central, como os ataráxicos (tranquilizantes menores) e outros. São chamados de hipnóticos os sedativos que produzem sonolência e facilitam iniciar o sono.

  • Midazolam, Estazolam, Flurazepam,
  • Clorazepato, Oxazepam,
  • Clordiazepóxido, Alprazolam,
  • Lorazepam, Clonazepam, Diazepam,
  • Zaleplona, Zolpidem.

Flunitrazepam – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os pacientes com doença orgânica: pressão alta não tratada ou não controlada, doenças cardíacas graves, diabetes não controlada, hipertireoidismo, feocromocitoma, sensibilidade aos sulfitos e usuários de antidepressivos tricíclicos, compostos fenotiazínicos, cocaína e “crack”, têm limitações no uso das técnicas de ...

Sedação mínima.
Ou ansiólise; é um estado induzido por medicamentos durante o qual os pacientes respondem normalmente aos comandos verbais. Embora funções cognitivas e coordenação possam ser prejudicadas, as funções ventilatória e cardiovascular não são afetadas. Utilizada para pequenos procedimentos.

A sedação consciente é uma técnica que tem sido usada cada vez mais pelos cirurgiões dentistas no Brasil. O método baseia-se na inalação de uma mistura dos gases oxigênio e óxido nitroso pelo paciente durante todo o procedimento odontológico.

Cada uma é usada para fins específicos, mas ambas são técnicas bastante seguras para a realização de cirurgias.