Qual a saudação de tranca rua?

Perguntado por: asales . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Ena ena amojubá

Ena ena amojubá, Ena ena amojubá, Amojubá, Seu Tranca-Rua chegou pra trabalhar.

Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Gosta de bebidas finas, malte envelhecido, adoração pelo luxo, pedras preciosas, pratarias, porcelanas e antiguidades valiosas. Recebe padê como todas as entidades de n'ganga e alimentos de carnes preparados dentro do templo pela pessoa específica do cargo e encarregada de fazê-lo.

Em geral bebidas destiladas são oferecidas: cachaça, conhaque, uísque. Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. Por esse mesmo motivo, o Dia de Finados é um dia votivo específico para esta entidade.

Exu Tranca Ruas é guardião da Lei
A força mental que sustenta todas as entidades dessa linhagem está ligada ao Orixá Ogum. Os trabalhadores dessa linhagem são sustentados por Ogum para realizar os trabalhos de abrir, trancar, cortar, encaminhar, interceder por caminhos.

Projeto de lei do vereador Clàudio Janta (SD) para incluir o Dia do Exu Tranca Ruas das Almas, celebrado anualmente em 17 de agosto, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Imagem Exu Tranca Rua e Pomba Gira Maria Padilha das Almas 20 cm religião Umbanda | Shopee Brasil.

Entendemos: Tranca Ruas = sua essência é a da ordem e direcionamento (Ogum) / das Almas = seu campo de atuação está no mistério da evolução (Obaluayê). Portanto, é um Exu da Lei que atua direcionando e organizando o aspecto da evolução daquele ser.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Saudação:

  1. Laroyê Pombagira! = Salve Pomba Gira!
  2. Laroiê Exu = Mensageiro, Exú!

Significado de Saravá
A expressão saravá pode ser entendida como um sinônimo de "salve" ou "bem-vindo", usada quando algum participante chega ao culto afro-brasileiro, por exemplo. Exemplo: "Saravá, meu irmão!"

Personagem das mais importantes da devoção brasileira, eis a Pombagira, a grandiosa dama da noite, rainha das ruas, dos cemitérios e das encruzilhadas.

Ela pode ser traduzida como "Salve, mensageiro", com uso sendo comum em rituais do Candomblé e da Umbanda. O site da Prefeitura de Maricá (RJ) também explica a saudação na seção "conheça os orixás" ao falar de Exu, dando mais um significado: "Laroyê Exu, Exu é Mojubá! ? significa: Olhe por mim".

Então, lembrando mais uma vez:

  1. Acenda velas pretas, ou bicolores (vermelha e preta, preta e dourada, preta e roxa, etc.) para o seu Exu.
  2. Pode ser dentro da sua casa, desde que você tenha uma firmeza pra ele lá. ...
  3. Se você não tem um guardião firmado, sem problemas: pode acender na varanda, na área de serviço, no quintal.

Vela Magia Exú Tranca Rua Ajoelhado Vermelho | Shopee Brasil.

tipo se for pra vc acender uma vela pros Exus tipo acenda no quintal direitinho a vela da cor deles tipo preta ou vermelha e não tenha medo não mas depende pra que que vc vai acender esta vela se for só pra ofertar a eles pode acender no seu quintal mas se tiver com outra coisa em mente um bom mesmo é vc procurar um ...

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Dentre todas as linhas, o Exu Tranca Ruas é o mais conhecido nas manifestações religiosas brasileiras. Esse “sobrenome” revela a falange Tranca Ruas, onde encontramos diversos trabalhadores dessa linhagem: Tranca Ruas das Sete Encruzilhadas, Tranca Ruas das Almas, Tranca Ruas de Embaré, e muitos outros.

Os filhos de Exu são pessoas muito ligados ao sexo. São sensuais, amantes intensos, que exercem grande atração sexual por onde passam. Apesar de normalmente não serem tão belos como os filhos de Oxum, eles possuem um magnetismo natural e uma boa lábia, capaz de conquistar muitos corações.