Qual a saudação da Cabocla Jurema?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Dentre os Caboclos que Oxossi governa estão: Caboclo Cobra Coral, Caboclo Treme Terra e Cabocla Jurema ( Imagem acima). Sua Saudação no Candomblé é "Oke Aro!" e na Umbanda "Okê Oxossi!".

Cabocla Jurema é uma falange espiritual cultuada em religiões de matriz africana, como umbanda e o candomblé de caboclo — em sincretismo com rituais de ramificações religiosas, como o animismo dos povos indígenas do Brasil, sobretudo no catimbó, onde estão ramificados os rituais de pajelança e no toré.

Dentre os registros linguísticos mais notórios dos caboclos está o “sotaque”, categoria nativa que nomeia uma situação de desafio em forma de bravata que estabelece um diálogo, uma alternância entre (en)cantadores.

Jurema, bebida ritual
Assim, valorizam-se as frutas tropicais, mas também o milho; e outros ingredientes naturais como o mel de abelha. Além disso, há as bebidas artesanais e, em destaque, a “jurema”, que é servida ritualmente para se celebrar os caboclos.

As duas entidades incorporadas em uma sessão de jurema são os mestres que já se foram e os caboclos.

913 - Cocar Cabocla Jurema - Azul/amarelo/vermelho.

Guia Cabocla Jurema - miçangas verde/amarela e cristal - Umbanda e Candomblé | Shopee Brasil.

Cabocla Jurema do Oriente
Caboclo de Irradiação: Caboclo Cobra Coral.

Cabe ressaltar, que este banho é composto pelas seguintes ervas: abre-caminho, alfazema, anis estrelado, aroeira, danda da costa, erva doce, jurema preta, levante e para tudo. Diante disso, percebe-se que na força da jurema é um banho de renovação do corpo e da alma dentro da ritualística dos encantados.

A jurema é uma planta da família das leguminosas, comum no Nordeste brasileiro, algumas com efeitos psicoativos. A família das leguminosas possui importantes espécies cultivadas para alimentação, inclusive do nordestino (mangalô, andu, algaroba, além de feijões de diversas espécies incluindo a soja).

No Brasil, o Dia do Índio é celebrado em 19 de abril, uma data muito significativa para lembrar e fortalecer a identidade do povo indígena das américas na história e na cultura atual.

Cabocla Jurema, guerreira mulher, filha de Tupinambá, ágil no manejo das armas e sábia na ciência da mata. A encarnação da Mãe Divina, perdeu-se de amor pelo caboclo Huascar, prisioneiro inimigo de sua tribo.

Ele explica que a Jurema é uma religião tipicamente nordestina, uma vez que surgiu com os índios do Nordeste, que é uma região rica das plantas juremas preta e branca, que são as plantas de onde se extrai os vinhos que são utilizados nos rituais.

Os caboclos, assim como os filhos de santo, tocam o chão com a cabeça, ou se ajoelham para prestar reverência. O apoio dos joelhos no chão é algo recorrente para essas entidades17.

Foi quando Zélio acabaria incorporando uma entidade, o chamado "Caboclo das Sete Encruzilhadas", em defesa dos pretos-velhos e dos caboclos.