Qual a santa que teve os olhos arrancados?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 14 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Santa Luzia

"Santa Luzia, cujo nome significa luz, é a portadora da luz e a protetora dos olhos", explica Alves. "Segundo uma narrativa edificante do final da Idade Média, o pretendente de Santa Luzia havia ficado fascinado pela beleza e brilho de seus olhos. Então, ela os arrancou e os ofertou a ele.

A biografia da Santa narra que ela nasceu em uma família de origem rica, que a ensinou os valores cristãos. O pai de Luzia, que talvez se chamasse Lúcio, morreu quando ela era muito pequena, assim foi criada pela mãe, Eutíquia, da qual conheceu a verdade do cristianismo e a mensagem de amor de Jesus Cristo.

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz. Conta-se que Luzia, pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua.

Na versão mais antiga, uma narrativa grega do século 5, ela teria sido martirizada com a decapitação. Já no relato latino, escrito provavelmente entre os séculos 6 e 7, a morte de Luzia é descrita como causada por diversos golpes de espada.

Vítima da perseguição aos cristãos no Império Romano, Luzia foi torturada, teve seus olhos arrancados, sendo, por fim, decapitada. No catolicismo, diz-se que seus olhos foram restituídos milagrosamente. Ela é considerada a padroeira da visão. Santa Luzia é uma das principais santas da categoria dos 'mártires'.

Foi muito emocionante esta visita a igreja, porém saí de lá com a sensação que o corpo de Santa Luzia deveria voltar para o lugar de onde ela nasceu, em Siracusa na Sicília, onde existe o Santuário a ela dedicado e onde encontra-se a cabeça dentro da estátua da Santa (assim contam a história).

As duas, então, partiram para a cidade da Santa. No dia da festa, 5 de fevereiro de 301, após ler o evangelho, mais precisamente o milagre da mulher que tinha hemorragia há 12 anos e fora curada por Jesus quando tocou em seu manto Luzia, emocionada, propôs a sua mãe tocar no tumulo de Santa Ágata e ela concordou.

Santa Luzia (ou Lúcia) é uma virgem mártir cristã do séc. III. Por ordem do Imperador Diocleciano, um soldado arrancou-lhe os olhos e entregou-lhos numa bandeja.

No sincretismo religioso, Santa Luzia é Oxum Opará, qualidade que une o caráter de Oxum e de Iansã, ligando aspectos de uma mulher vaidosa e guerreira. Santa Luzia também é comemorada como padroeira dos municípios de Macajuba, Santa Luz, Santa Luzia e Pau Brasil, no interior da Bahia.

13 de dezembro de 304 d.C.

A imagem de Santa Luzia, confeccionada em madeira, mede 0,65 metros de altura. Está abrigada no interior da Igreja da Irmandade de São Benedito, sito à Rua Conselheiro Sinimbú, em Paranaguá.

A bandeja com os olhos de Santa Luzia representa sua fidelidade a Jesus Cristo. Luzia era uma linda jovem. Por isso, um nobre quis se casar com ela. Acontece que Luzia era cristã e tinha feito um voto de castidade.

Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos… Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal. Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.

A Oração a Santa Luzia é uma poderosa prece para pedir que Santa Luiza ilumine os caminhos de nossas vidas, para que nunca percamos a fé em Nosso Senhor, Jesus Cristo. Com ela, também clamamos para que a Protetora dos nossos olhos nos mantenha livres de todos os males dos olhos.

Santa Luzia nasceu em Siracusa, na Itália, no fim do século III. Conta-se que pertencia a uma família italiana rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua.