Qual a santa que teve os olhos arrancados?
Santa Luzia
"Santa Luzia, cujo nome significa luz, é a portadora da luz e a protetora dos olhos", explica Alves. "Segundo uma narrativa edificante do final da Idade Média, o pretendente de Santa Luzia havia ficado fascinado pela beleza e brilho de seus olhos. Então, ela os arrancou e os ofertou a ele.
Qual é a verdadeira história de Santa Luzia?
A biografia da Santa narra que ela nasceu em uma família de origem rica, que a ensinou os valores cristãos. O pai de Luzia, que talvez se chamasse Lúcio, morreu quando ela era muito pequena, assim foi criada pela mãe, Eutíquia, da qual conheceu a verdade do cristianismo e a mensagem de amor de Jesus Cristo.
Quem foi Santa Luzia na Bíblia?
Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz. Conta-se que Luzia, pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua.
Qual foi o motivo da morte de Santa Luzia?
Na versão mais antiga, uma narrativa grega do século 5, ela teria sido martirizada com a decapitação. Já no relato latino, escrito provavelmente entre os séculos 6 e 7, a morte de Luzia é descrita como causada por diversos golpes de espada.
Porque mataram Santa Luzia?
Vítima da perseguição aos cristãos no Império Romano, Luzia foi torturada, teve seus olhos arrancados, sendo, por fim, decapitada. No catolicismo, diz-se que seus olhos foram restituídos milagrosamente. Ela é considerada a padroeira da visão. Santa Luzia é uma das principais santas da categoria dos 'mártires'.
Onde está a cabeça de Santa Luzia?
Foi muito emocionante esta visita a igreja, porém saí de lá com a sensação que o corpo de Santa Luzia deveria voltar para o lugar de onde ela nasceu, em Siracusa na Sicília, onde existe o Santuário a ela dedicado e onde encontra-se a cabeça dentro da estátua da Santa (assim contam a história).
Qual é o milagre de Santa Luzia?
As duas, então, partiram para a cidade da Santa. No dia da festa, 5 de fevereiro de 301, após ler o evangelho, mais precisamente o milagre da mulher que tinha hemorragia há 12 anos e fora curada por Jesus quando tocou em seu manto Luzia, emocionada, propôs a sua mãe tocar no tumulo de Santa Ágata e ela concordou.
Quem furou os olhos de Santa Luzia?
Santa Luzia (ou Lúcia) é uma virgem mártir cristã do séc. III. Por ordem do Imperador Diocleciano, um soldado arrancou-lhe os olhos e entregou-lhos numa bandeja.
Quem é Santa Luzia no espiritismo?
No sincretismo religioso, Santa Luzia é Oxum Opará, qualidade que une o caráter de Oxum e de Iansã, ligando aspectos de uma mulher vaidosa e guerreira. Santa Luzia também é comemorada como padroeira dos municípios de Macajuba, Santa Luz, Santa Luzia e Pau Brasil, no interior da Bahia.
Qual foi o ano que Santa Luzia morreu?
13 de dezembro de 304 d.C.
Onde se encontra a imagem de Santa Luzia?
A imagem de Santa Luzia, confeccionada em madeira, mede 0,65 metros de altura. Está abrigada no interior da Igreja da Irmandade de São Benedito, sito à Rua Conselheiro Sinimbú, em Paranaguá.
O que significa os olhos de Santa Luzia?
A bandeja com os olhos de Santa Luzia representa sua fidelidade a Jesus Cristo. Luzia era uma linda jovem. Por isso, um nobre quis se casar com ela. Acontece que Luzia era cristã e tinha feito um voto de castidade.
O que pedir a Santa Luzia?
Santa Luzia, proteja a minha vista, os meus olhos… Santa Luzia, interceda a Deus para curar os meus olhos e preservá-los de todo mal. Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.
O que pedir para Santa Luzia?
A Oração a Santa Luzia é uma poderosa prece para pedir que Santa Luiza ilumine os caminhos de nossas vidas, para que nunca percamos a fé em Nosso Senhor, Jesus Cristo. Com ela, também clamamos para que a Protetora dos nossos olhos nos mantenha livres de todos os males dos olhos.
Onde viveu Santa Luzia?
Santa Luzia nasceu em Siracusa, na Itália, no fim do século III. Conta-se que pertencia a uma família italiana rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua.