Qual a sacola de supermercado mais sustentável?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 29 de abril de 2023
3.9 / 5 20 votos

Sacola de papel leva menos tempo para se decompor, mas dura menos do que a de plástico reutilizável.

Polietileno de baixa densidade

Normalmente, sacos e sacolas são feitas de Polietileno de baixa densidade – PEBD ou Polietileno de alta densidade – PEAD, enquanto os sacos de lixo são feitos de PEBD, mas ambos são Polietileno, o polímero mais simples, quimicamente falando.

As sacolas reutilizáveis são produzidas a partir de matéria-prima sustentável. Por isso, elas são chamadas também de ecobags — referente a bag (que em inglês é bolsa) e eco (de ecologia). Um material comum na fabricação das ecobags é o algodão.

Normalmente nas sacolas biodegradáveis de PEAD vêm impressas três setas circulares (indicando que o material é reciclável) juntamente do número “2” e abaixo a sigla “PEAD” e o termo “oxibiodegradável”.

Sacolas de papel ou jornal
Os sacos de papel são uma ótima alternativa. O principal motivo é o tempo de degradação na natureza. Enquanto o plástico demora 450 anos, o papel demora de 3 a 6 meses. Também dá pra fazer uma dobradura de jornal super fácil.

O principal argumento é que o uso de sacolas plásticas em supermercados colabora com a poluição ambiental, uma vez que o material pode levar até duzentos anos para se deteriorar e, por isso, se acumula juntamente com o lixo doméstico, criando um problema para gerações.

Carregue sempre uma sacola retornável junto com você; Para compras maiores, escolha usar as caixas de papelão do próprio estabelecimento; Para descarte de lixo reciclável, use apenas um saco grande com todos os lixos juntos (ou se for possível, descarte diretamente em uma caçamba destinada aos recicláveis);

As sacolas de mercado não podem ser feitas de material reciclado, já que entrarão em contato direto com alimentos. Os sacos de lixos também se desintegram mais rapidamente, diminuindo a poluição.

Papel cartão
Se você está procurando como fazer sacola de papel para embalar presentes mais pesados, este é o tipo ideal. O papel cartão é mais duro que a cartolina, porque é encontrado somente em gramaturas de 180 a 240 gramas, mais altas que as dos papéis anteriores.

Plásticos não recicláveis: cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos. Vidros não recicláveis: espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.

Ao contrário das sacolas, os sacos de lixo podem ser feitos de material reciclado, pois não irão guardar alimentos, por exemplo. Possuem resistência e tamanhos adequados para guardar grande quantidade de resíduos e o seu tempo de decomposição é menor que o da sacolinha de supermercado.

Embalagem de papel reciclado
Consideradas as embalagens mais sustentáveis, elas são desenvolvidas principalmente para exercer a função de proteção de utensílios que precisam ser carregados.

A sacola biodegradável é aquela feita com materiais capazes de se decompor sob determinadas condições de luminosidade, temperatura e umidade. Ela pode ser uma alternativa às sacolas plásticas comuns, que levam mais de 400 anos para se degradar na natureza.

Os sacos biodegradáveis são sobretudo fabricados com poliéster biodegradável feito a partir de resinas de amido (do milho, mandioca ou batata), como o ácido poliláctico (PLA). Sacos de plástico biodegradável necessitam de mais plástico por saco do que os normais, porque o material não é tão forte.

A sacola plástica biodegradável é derivada de processos de transformação de Polietileno (PE) e Polipropileno (PP) que encurtam o tempo de degradação dos materiais, conforme vão sendo expostos em condições ideais de descarte, como presença de umidade, contato com o solo e raios solares.

Plástico – E enquanto os sacos plásticos podem levar entre 400 e 1.000 anos para se decompor, entopem as galerias pluviais e interferem gravemente na vida marinha.

Continuar lendo O que é sacola offset?