Qual a rua mais vegana do Brasil?

Perguntado por: agois . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

no cruzamento da avenida paulista com a rua augusta né.

No território nacional, São Paulo e Rio de Janeiro lideram como as cidades mais vegan-friendly, com 573 alternativas para o público vegano.

9TEL AVIV. Israel tem a maior porcentagem de veganos em todo o mundo, com cerca de 5 a 8 por cento de toda a população sendo vegana. Grande parte desses veganos é habitante da capital do país, Tel Aviv.

Perfil do público vegano
São pessoas que fizeram uma escolha empática e querem acabar com o sofrimento animal. Pensa só: você, hipoteticamente, não comeria carne de cachorro. Em outros países, porém, isso é normal. Temos que lembrar que o ato de comer carne é algo cultural.

Dado Dolabella, Xuxa e mais: veja os famosos que aderiram ao...

  • Fernanda Lima.
  • Isabelle Drummond.
  • Lewis Hamilton.
  • Sonia Abrão. Em junho de 2017, a jornalista e apresentadora adotou novos hábitos alimentares e se tornou vegana. Sonia disse que a mudança alimentar levou meses de adaptação.
  • Xuxa Meneghel.

A entidade estima que, dos 30 milhões de brasileiros vegetarianos, cerca de 7 milhões seriam veganos (3,2% da população), aqueles que não consomem nenhum produto que tenha origem ou que foi testado em animais.

Já para 2023, a expectativa de adeptos para esse estilo alimentar pode ultrapassar os 40 milhões, um aumento de quase 20% da população nacional. No caso dos veganos, estima-se que existam dez milhões de brasileiros aderindo a essa prática.

É impossível hoje em dia ser absolutamente vegano, e a maioria dos veganos sabe disso, pois não vivemos numa bolha que não sabe como os animais são usados e abusados por nós humanos. Além disso, o veganismo não é sobre superioridade ou algo do tipo.

Para que seja considerado vegano, um item precisa não ter relação alguma de sofrimento com os animais, ou seja: não pode usar partes animais e nem realizar testes neles.

Onde os testes são realizados? Diversas empresas realizam testes de cosméticos veganos em pele humana desenvolvida em laboratório — tendo a aparência de círculos de gelatina transparente.

Ele é feito com uma mistura de soja em pó, agentes gelificantes, agentes aglutinantes e aromatizantes naturais. Ao contrário de muitas alternativas, esse produto pode ser usado para preparar quiches, omeletes ou ovos mexidos, para unir outros ingredientes e também para fazer bolos.

O veganismo não é mais uma novidade, e vem tornando-se cada vez mais um estilo de vida para os brasileiros. Atualmente há 240 restaurantes veganos e vegetarianos no país, e, cerca de 30 milhões de pessoas se declaram vegetarianas ou veganas, totalizando 8% da população.

Você é aquela pessoa que sempre gostou da ideia de vegetarianismo, mas nunca colocou em prática por acreditar que o dinheiro é essencial para manter esse tipo de alimentação? Então aqui vai uma boa notícia: para ser vegetariano ou mesmo vegano não é preciso ter uma boa condição financeira.

A alimentação vegana, ou seja, sem nada de origem animal, pode ser sim muito cara, mas também ser extremamente acessível e barata, assim como qualquer forma de se alimentar. Tudo é relativo e depende da forma que nos alimentamos.

Dieta vegetariana
Sem um pedacinho de carne sequer na boca, a humanidade deixaria de ter 7,3 milhões de mortes anuais relacionadas a doenças ligadas à alimentação. Sem contar que as emissões seriam reduzidas em 63%. A economia seria da ordem de até US$ 1,06 trilhão ao ano.