Qual a roupa típica do Pampa?

Perguntado por: nbelchior . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

A bombacha é uma peça de roupa, calças típicas abotoadas no tornozelo, usada pelos gaúchos. O nome foi adotado do termo espanhol "bombacho", que significa "calças largas". Esta é a peça principal da indumentária masculina gaúcha.

Eles usam um poncho e um chapéu de abas chamado “sombrero”. Os gaúchos costumam comer carne grelhada, tomar chá mate e fazer expedições a cavalo chamadas de “passeios gaúchos”.

A origem da indumentária gaúcha data dos primórdios da colonização dos pampas e é resultado da união de influências históricas, sociais e culturais adaptadas à realidade, ocupação e trabalho campeiro.

Os itens da pilcha feminina adulta são: saia e blusa ou bata, saia e casaquinho, vestido, bombachinha e meia e sapatos. – A saia deve ser nos modelos godê ou meio-godê; a barra deve estar na altura do peito do pe. – A blusa ou bata deve ser de mangas longas, três quartos ou até o cotovelo.

Arroz carreteiro, pinhão, paçoca, espeto corrido, churrasco, polenta, cuca – essas não são as únicas comidas típicas do Sul. Você ainda pode experimentar frutos do mar, pirão, doces como a ambrósia (de origem portuguesa) e o sagu de vinho, ou a bebida mais famosa dos gaúchos: o chimarrão!

Parágrafo único - Será considerada "Pilcha Gaúcha" somente aquela que, com autenticidade, reproduza com elegância, a sobriedade da nossa indumentária histórica, conforme os ditames e as diretrizes traçadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Cultura da Região Sul

  • Chimarrão. A festa de Nossa Senhora dos Navegantes, de origem portuguesa, é realizada em Porto Alegre no dia 2 de fevereiro, no rio Guaíba, onde centenas de barcos e milhares de fiéis devotos participam da procissão fluvial. ...
  • Barreado. Santa Catarina. ...
  • Oktoberfest.

Vestimenta ou indumentária
Os gaúchos usam roupas de origem indígena (poncho, lenço colorado, pala, e chiripá), europeia (camisa, chapéu, guaiaca e bota, assim como a indumentária feminina) e túrquica (bombacha), além de outros instrumentos autóctones como o tirador, todas adaptadas ao ambiente pampeano.

Há comunidades kilombolas*, pecuaristas familiares, pescadoras e pescadores artesanais, tem o povo cigano, o povo pomerano, o povo de terreiro, os povos indígenas, benzedeiras e benzedores e o pessoal dos assentamentos.

O que os gaúchos usam no frio? Para se proteger do frio, as vestimentas que são muito utilizadas durante o período de inverno no Rio Grande são os gorros de lã, cachecóis, luvas, sobretudos e casacos pesados. Mas, quando falamos da tradicional moda gaúcha, logo lembramos dos ponchos.

As roupas típicas da região sudeste contam com o traje caipira, presente nas festas de rodeio. Essa roupa tem a calça jeans, a fivela, a bota, o chapéu, a camisa xadrez e o cinto como itens fundamentais. As roupas da região sudeste também são influenciadas pelo clima e pelo aspecto econômico.

A vestimenta típica dos gaúchos é a chamada “pilcha”.

Tabela 1: Norma de vestimenta para o vestido de prenda.
- Blusa ou bata: de mangas longas, três quartos ou até o cotovelo (vedado o uso de “boca de sino” ou “morcego”), decote pequeno, sem expor os ombros e os seios, podendo ter gola ou não. - Bordados e pinturas: se utilizados, devem ser discretos.

Para fazer o chiripá pode-se empregar e usa-se geralmente, um poncho de pala.”

Ser elegante é valorizar o formato do corpo com o tipo de moda que se gosta. Algumas ocasiões pedem um dress code mais formal e outras permitem algo mais casual e relax. Muitas pessoas relacionam a elegância com um determinado estilo, mas este é um erro”.

A cultura gaúcha do Rio Grande do Sul foi fortemente influenciada pelos imigrantes europeus como os espanhóis, portugueses, italianos e alemães na segunda metade do século XIX. Com isso, a região é rica em tradições e elementos únicos na culinária e música, não é à toa que os gaúchos são tão orgulhosos da sua cultura.