Qual a rotação do cardan?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A rotação máxima de entrada no cardan será de 133,97 rpm e o torque a ser transmitido será de 1069 N.m, produzido por um motorredutor.

De forma resumida, o eixo cardan possibilita uma variação maior de ângulo, distribuindo o peso do veículo igualmente, garantindo um deslocamento mais estável, mesmo com uma variação de velocidade e terrenos irregulares.

O eixo cardan é a conexão para transmitir a potência do motor para a transmissão, esta para o diferencial para as rodas . A peça é acoplada ao pinhão ou eixo de entrada do diferencial, que está engrenado com a coroa e este a caixa dos satélites. Esse conjunto transmite o movimento dos semi-eixos e estes para as rodas.

Estalos durante a aceleração ou freadas são muitas vezes sinais do desgaste do eixo cardan e podem ser o presságio de um problema mais sério se ignorados. Esses estalos vêm da folga excessiva entre os rolamentos e juntas do eixo e suas barras intermediárias, dentro das cruzetas ou das juntas homocinéticas.

Outro sinal de que o seu eixo cardan está precisando de uma manutenção é a presença de folgas nesta peça. Muitas vezes essas folgas ocorrem devido ao mal-uso do veículo. Ou então por falta de lubrificação adequada ou ainda por ter sido instalado da forma errada.

90 Mm Altura 122,5 Mm.

Veículos com motor dianteiro e tração traseira, caminhões, 4×4, ônibus e motos utilizam esse tipo de eixo. Uma haste metálica com forquilhas em suas extremidades e uma cruzeta central basicamente compõe o eixo cardã.

Com a falta de um balanceamento correto, o eixo cardan pode apresentar algumas vibrações. Mas esse sinal também pode ser indicativo de desgaste na peça ou falhas na fabricação da peça. Outro problema que pode gerar a vibração é o empenamento do tubo do cardan.

O ângulo obtuso é a abertura maior que 90° e menor que 180°. Já o ângulo raso é a quando a medida tem exatamente 180°.

Como saber se o rolamento do cardan está ruim? Para saber se as cruzetas ou se o rolamento do cardan estão ruins, você deve prestar atenção se há estalos durante as arrancadas e as trocas de marchas. Também é importante observar sinais de vibração na transmissão.

O eixo cardan tem a função de transmitir energia do motor até as rodas, de modo a promover uma condução mais segura e estável. Como vimos, apesar de a peça durar bastante, é preciso observar alguns sinais de desgaste, indicando a possibilidade de reparos, lubrificação, ou até mesmo a troca do eixo.

Fatores extremos, choques, trancos e cargas excessivas podem provocar desgaste e até a quebra de semieixos. Por isso, é preciso ter cuidado para não comprometer componentes da transmissão.

A luva cardan é uma peça produzida para se encaixar na ponteira deslizante para deslizar uma dentro da outra. Dessa maneira, faz com que o cardan sofra variações em seu comprimento sem afetar o movimento do mesmo.

Na prática, o semieixo é uma barra de aço com formato cilíndrico, que tem juntas homocinéticas nas suas extremidades, para permitir a articulação do sistema de direção e suspensão. Então permite o esterçamento das rodas, necessário para os veículos que são de tração dianteira.

Qualquer tipo de tranco ou esforço excessivo frequente, pode quebrar as cruzetas, bem como as flanges, terminais e ponteiras deslizantes.

Cardan completo montado com duas cruzetas 5-273X (27 mm x 92 mm) de engraxar, garfo, tubo, ponteira e luva.

Já a folga radial é o espaço existente que há no processo de acoplar uma determinada peça em um mancal. É importante dizer que entre o mancal do bloco do motor e os colos do virabrequim existem casquilhos (chamados de bronzinas) e, acima deles, o virabrequim.

Originalmente, a folga axial mantém as peças alinhadas e evitam o atrito lateral com os mancais e previne desalinhamento das bielas. O aumento da folga pode ocasionar diversos problemas ao virabrequim, bloco e peças móveis como bronzinas.

Os componentes do eixo cardan devem ser lubrificados com graxas à base de sabão lítio, especificação EP 2, sempre obedecendo os intervalos recomendados pelos fabricantes. O lubrificante deve suportar temperatura de funcionamento adequada, ter viscosidade e consistência específicas.